O que é preciso para ser um contador de sucesso?

O que é preciso para ser um contador de sucesso?

A contabilidade, ao longo do tempo, passou por mudanças significativas em torno do conhecimento necessário para formar um contador de sucesso. Nos primórdios da profissão, o que hoje conhecemos como contador era, anteriormente, chamado de guarda-livros.

A transformação que ocorreu no cenário mundial durante todo esse tempo, no entanto, levou o guarda-livros a se afastar um pouco de procedimentos puramente técnicos e começar a pensar como contador. Esse movimento está mais intenso nos tempos atuais, onde vemos uma demanda no mercado por um profissional mais completo e arrojado para somar ao processo decisório das empresas.

Cenário internacional conectado

Podemos dizer que a contabilidade no Brasil possui dois grandes marcos na sua história. O primeiro, em 1976, com a publicação da lei nº 6.404, a Lei das Sociedades Anônimas, e, atualmente, com a adoção das normas internacionais de contabilidade, conhecidas como IFRS (International Financial Reporting Standards), emitidas pelo IASB (International Accounting Standards Board). Esse novo contexto exige uma carga de estudos a mais por parte do contador, já que a adoção das normas internacionais acontece não apenas pela ótica do CFC (Conselho Federal de Contabilidade), mas também no âmbito do fisco. A Receita Federal, após o RTT (Regime Tributário de Transição), já se firmou perante os conceitos do IFRS, e um contador de sucesso tem o dever de acompanhar esse cenário que está em constante evolução.

Novas exigências fiscais

Falando em fisco, os procedimentos adotados pelos órgãos públicos sofreram constantes atualizações na última década. Com o advento do SPED (Sistema Público de Escrituração Digital), o cruzamento de dados ficou muito mais eficiente. E não terminou ainda, novas declarações estão surgindo, aumentando a carga de exigências fiscais. As estratégias adotadas pelos contadores devem ser revistas e adaptadas ao novo ambiente fiscal. O objetivo principal é evitar que seus clientes caiam em penalidades pesadas por parte dos órgãos fiscalizadores.

Demandas gerenciais

A concorrência acirrada do mercado chamou o contador para participar ativamente da disputa por maiores lucros. Os empresários perceberam a capacidade que esse profissional possui para lidar com gestão financeira e tomar as decisões mais assertivas. O contador de sucesso sai da mesa no seu escritório, onde se dedica exclusivamente a enviar obrigações acessórias ao fisco, para se fazer presente junto ao seu cliente. Ele então fica responsável por aconselhar o seu assessorado na parte gerencial do seu negócio, mensurando custos, formando preços e administrando fluxo de caixa.

Atualização constante para se tornar um contador de sucesso

O ritmo do mercado atual anda cada vez mais rápido. O profissional da contabilidade não pode mais ficar parado no tempo e deve, diariamente, estar conectado às notícias que dizem respeito à sua classe. Nossa legislação é muito volátil e pede uma atenção maior às novidades frequentes que surgem quase todos os dias. Para manter a capacitação, é recomendado ao contador que procure cada vez mais cursos de especialização na sua área, para assim, poder agregar valor ao seu serviço.

Para ser um contador de sucesso, portanto, é preciso diversificar sua atuação. Para tal, apresentar um novo portfólio de serviços e explorar áreas como a contabilidade de custos, análise de balanços e gestão financeira, além de manter-se atualizado com as novidades fiscais, é essencial. Valorize a classe contábil e mostre ao cliente como sua atuação é indispensável ao negócio dele. Apresente-se como um investimento, não como uma despesa.

Gostou desse texto? Que tal assinar nossa newsletter e continuar recebendo mais conteúdos valiosos e saber mais sobre como se tornar um contador de sucesso?

2018-12-28T16:42:59+00:00Por |

Sobre o Autor: