Como a contabilidade ajuda na tomada de decisões na empresa

Como a contabilidade ajuda na tomada de decisões na empresa

O uso de informações contábeis na tomada de decisões de uma empresa nunca foi tão necessário quanto na atualidade. É preciso que os gestores estejam alinhados com as informações geradas pela contabilidade, e é preciso que saibam interpretar dados como lucros, despesas, receitas, como os resultados foram gerados e como isso poderá impactar os negócios. Vamos, então, ver como a contabilidade ajuda na tomada de decisões de uma empresa e como isso poderá beneficiar o seu negócio.

Entendimento do resultado da empresa

A contabilidade pode auxiliar o gestor a entender os resultados da empresa, sejam eles positivos ou negativos. Com a utilização das informações geradas pela contabilidade e o uso da Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), por exemplo, o gestor poderá entender quais foram as receitas, as despesas, os custos e como o resultado foi evidenciado, o que permite que ele tome decisões estratégicas e de impacto nos negócios da empresa.

Planejamento de resultado envolvendo receitas e despesas

Com o uso das informações da DRE, a gestão também poderá se programar para cortar despesas e aumentar receitas, por exemplo. Se for verificado que a conta de telefonia teve um aumento substancial, o gestor poderá investir na troca de plano ou até mesmo de operadora, diminuindo esses valores. Também podem ser tomadas decisões estratégicas, como o corte de um determinado produto ou de um departamento da empresa.

A informação contábil também permite uma programação que irá incrementar os resultados da empresa, aumentando as receitas em épocas de sazonalidade ou proporcionando informações para que sejam feitas promoções ou outras formas de incentivo para aumentar as vendas.

Visualização dos recursos financeiros da empresa

Outra possibilidade que o uso das informações contábeis permite é a utilização de ferramentas gerenciais, como o fluxo de caixa. Com esse instrumento, é possível saber exatamente quais são os recursos financeiros disponíveis para a empresa e como eles foram gerados.

No fluxo de caixa, devem estar dispostas as entradas e as saídas de recursos, o que permite ao gestor compreender os gastos da empresa e como estão ocorrendo as entradas de dinheiro.

Outra possibilidade é a utilização do fluxo de caixa projetado, que irá permitir que sejam fixados valores para gastos que podem ser comparados, de modo que o gestor possa entender como estão sendo consumidos os recursos do negócio.

Possibilidade de crescimento

A contabilidade poderá indicar, através da análise de índices e tendências, se existe a possibilidade de crescimento do negócio. Além disso, indica também como esse crescimento pode acontecer: se com capital próprio, ou seja, se existem sobras que podem ser reaplicadas, ou até mesmo se será necessário buscar capital, seja por empréstimo, financiamento ou outra forma de captação.

Você viu que a tomada de decisões é um processo que deve ter a contabilidade como base, ou seja, as informações geradas pela movimentação do patrimônio de sua empresa. Para que esse processo seja confiável, é preciso utilizar serviços confiáveis e que permitam o entendimento e geração de todas as demonstrações a serem utilizadas para gerar as informações gerenciais.

Que tal conhecer um pouco mais sobre nossas soluções para sua empresa e passar a utilizar a contabilidade na gestão de seus negócios? Não deixe também de deixar um comentário abaixo e participar da discussão!

2018-12-28T16:42:26+00:00Por |

Sobre o Autor: