Por que sua empresa precisa ter uma boa gestão financeira

Por que sua empresa precisa ter uma boa gestão financeira

Uma boa gestão financeira é pautada em conhecimentos da área e ferramentas gerenciais, mas também em algumas práticas relativamente simples e que devem ser utilizadas na rotina de sua empresa. Neste post, você vai entender por que sua empresa precisa ter uma boa gestão financeira e como isso pode beneficiar a sua gestão.

Conheça seus recursos e programe suas finanças

Além de conhecer toda a parte financeira de sua empresa, ou seja, o quanto ela recebe e o quanto ela desembolsa, é preciso começar a controlar esses recursos. Dê preferência ao uso do fluxo de caixa, pois além de melhorar o seu entendimento sobre o que está circulando financeiramente em sua empresa, essa ferramenta permite que tanto despesas, quanto receitas sejam separadas por tipo, o que pode gerar diversas análises.

Outra possibilidade do fluxo de caixa é a projeção. Com o fluxo de caixa projetado é possível entender melhor tendências de desembolsos e recebimentos. As informações do fluxo de caixa também irão permitir saber se existem valores que podem ser investidos ou se há necessidade de requisitar um empréstimo, por exemplo.

Entenda seus custos e estabeleça seu preço de venda

A separação dos custos por tipo também é importante na gestão financeira e, como você viu, pode ser feita dentro do fluxo do caixa. Esse tipo de conhecimento é importante para definir, de maneira correta, o seu preço de venda.

A definição do preço de venda deve ser feita de forma a cobrir todos os custos e despesas fixas e variáveis de sua empresa. Caso isso não seja feito da forma correta, seu negócio corre o sério risco de ter prejuízos.

Evite estoque parado e não perca dinheiro

O conhecimento do seu estoque e de como acontecem as saídas de seus produtos é determinante para uma boa gestão financeira, já que estoque parado é prejuízo na certa, mas, por outro lado, a falta de produtos pode afastar seus clientes.

Faça um mapeamento de seu estoque, quanto tempo as mercadorias demoram a entrar e a sair, qual mercadoria sai mais e qual é aquela que fica mais tempo estocada. Com base nisso, estabeleça algumas promoções tentando combinar produtos ou praticar preços diferenciados.

Defina uma política de pagamentos e recebimentos e tenha um bom capital de giro

A definição de uma política de pagamento e recebimentos é importante para que uma empresa tenha recursos à sua disposição. É muito comum que as empresas fiquem sem recursos ao oferecer um prazo maior para seus clientes do que ela tem com seus fornecedores.

Procure separar suas contas a pagar por data, evitando problemas com juros e multas que podem afetar negativamente seu caixa. No caso dos clientes, é preciso estar atento ao primeiro atraso, estabelecendo, junto ao seu departamento financeiro, uma rotina de cobrança e negociação de título.

Você viu que a gestão financeira de uma empresa requer ações simples, mas que irão ter um grande impacto nas finanças de seu negócio. Assim, você evita problemas de falta de recursos, falta ou excesso de estoque e ainda melhora o seu fluxo de pagamentos e recebimentos. E aí, tem alguma dúvida sobre o assunto? Deixe seu comentário abaixo!

2018-12-28T16:41:47+00:00Por |

Sobre o Autor: