Parceria entre contador e advogado geram benefícios ao empreendedor

Parceria entre contador e advogado geram benefícios ao empreendedor

Empreendedor é o sujeito ativo, arrojado e motivado. Para se tornar um empreendedor de sucesso, é preciso alguns requisitos: determinação, organização e liderança.

E quem são os empreendedores de hoje? A maioria são jovens recém-formados, cheios de ideias e ávidos por terem seu próprio negócio. No atual cenário econômico, esses jovens querem ver e serem vistos. Não se veem como seus pais ou avós, em trabalhos convencionais, carteira assinada e todas as rotinas habituais.

Se voltarmos um pouquinho no tempo, vamos nos lembrar que não havia tanta competitividade e nem tantas ideias inovadoras no mercado de trabalho. A grande maioria dos empresários vinham de empresas familiares, aquelas passadas de pai para filho ao longo das gerações. As estratégias de negócios, pagamentos e contratações eram todas feitas pelo próprio dono da empresa, sempre na base da palavra e da confiança, “no fio do bigode”. Entretanto, com o passar dos anos, foi ficando cada vez mais evidente a necessidade de profissionalização em todos os aspectos de uma empresa.

Atualmente, o Brasil conta com mais de 27 milhões de empreendedores, porém ainda há muitos desafios nesse âmbito, o que eleva a mortalidade das empresas nos primeiros anos de vida. Segundo dados do Sebrae sobre Sobrevivência das Empresas no Brasil, 58,4% das PMEs sobrevivem mais de dois anos no mercado.

Nos dias de hoje, as mudanças são constantes e rápidas. A transformação e adequação ao mercado são essenciais para garantir o lugar da PME. Por isso, empreendedores estão buscando suporte especializado, pois  mesmo com todo planejamento e garra, é preciso se cercar de profissionais com conhecimentos específicos.

Especialistas em contabilidade consultiva e direito têm sido muito requisitados pelas empresas para possam ajudar o empresário a desenvolver uma gestão mais eficiente e assertiva, com notável redução de custos. Essas parcerias estratégicas fazem com que o dono da PME possa se manter focado em seu core business, sem deixar de lado questões vitais para o funcionamento do negócio, como é o caso do correto recolhimento dos impostos e da adequação às leis trabalhistas, por exemplo.  

Dr. Vinicius Mattos Felício, sócio da MGF Advogados Associados, comenta que o trabalho conjunto entre o contador e o advogado ampara o empreendedor que necessita proteger sua empresa e manter-se competitivo no mercado, evitando problemas que podem colocar a própria sobrevivência do negócio em risco.

Conheça agora mais vantagens da parceria entre contador e advogado para o empreendedor da PME:

 

# PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO

Ao iniciar um empreendimento e no início de cada exercício, é preciso definir em qual regime tributário sua empresa vai operar. Cada regime tem suas regras e um planejamento tributário correto permitirá a melhor aplicação de seus recursos, reduzindo os custos e tornando sua empresa mais competitiva, de acordo com as exigências do Fisco.

Sem dúvida, o empreendedor vai precisar de apoio nesta etapa e os profissionais que vão garantir a melhor decisão são o contador e o advogado tributarista. Eles têm o conhecimento e a experiência necessários para identificar o regime menos oneroso para a empresa, encontrando oportunidades para reduzir as cargas tributárias. Assim, desde o começo do negócio, o empreendedor já tem respaldo técnico e a garantia de estar no melhor enquadramento para sua atividade.

 

# FISCALIZAÇÃO DA EMPRESA

Toda empresa está sujeita às fiscalizações da Receita Federal e, como se sabe, o investimento do Fisco em tecnologia é grande, com o agravante de que a Receita não difere erro de fraude. Ou seja, qualquer engano pode colocar o empresário em maus lençóis.

Caso aconteça de ser surpreendido por uma autuação, contador e advogado tributarista se unem para conduzir o processo e esclarecer suas causas. Enquanto o contador se encarrega de identificar a origem do problema e levantar os documentos hábeis, o advogado traça a estratégia de defesa, baseado na jurisprudência do caso e em todo seu conhecimento processual. Assim, o caminho fica mais curto para o empresário e a resolução mais eficiente.

 

# RECUPERAÇÃO DE CRÉDITOS/ REVISÃO FISCAL

A contabilidade consultiva pode analisar as bases de cálculo, alíquotas praticadas e apuração de impostos dos últimos anos e identificar uma oportunidade tributária que “passou batida” pela empresa. Com tantos tributos estaduais, municipais e federais, muitas vezes o empresário se atrapalha. Pode acontecer de pagar uma guia em duplicidade ou ainda recolher impostos a maior, por exemplo.

Ao confirmar uma falha deste tipo, contador e advogado fazem a revisão de cálculos e entram com o pedido de regularização. Assim, é possível reduzir os encargos ou receber os créditos devidos, aliviando o fluxo de caixa e dando suporte para o planejamento financeiro.

 

# PROCESSOS DE GOVERNANÇA

Em processos de compra, venda, fusões e aquisições, por exemplo, o contador faz o levantamento de todas as contingências ocultas das empresas e, em conjunto com o advogado, oferece um parecer favorável ou não à conclusão do negócio.

No desenho do contrato, o contador apoia na preparação das cláusulas que envolvem os dados contábeis da empresa, como EBITDA (Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) e CAPEX (despesas de capital ou investimento em bens de capital) e ainda na reestruturação societária, por exemplo.

De acordo com o Dr. Vinicius Mattos Felício, as profissões são complementares, mesmo tendo enfoques distintos – o que traz um ganho imenso para o dono de uma empresa, ainda mais em um ambiente tão complexo como o do Brasil.

O advogado afirma que esses quatro elementos acima citados são a garantia da sobrevivência, a longevidade e saúde do negócio. Felício é categórico ao afirmar que “uma decisão errada que o empresário tomar pode custar sua empresa, e por isso, o apoio de profissionais qualificados como o contador e o advogado é definitivo para o negócio”.

As vantagens da contabilidade consultiva aliada à advocacia tem se mostrado muito eficiente ao mercado, pois oferece estratégias e soluções sólidas para que a PME ganhe mais competitividade, se diferenciando dos concorrentes e assim, prosperando no mercado.  

Para que seu negócio colha todos esses benefícios, escolha uma empresa focada em contabilidade consultiva, capaz de oferecer essa visão abrangente, oferecendo todos os benefícios citados aqui.

Entre em contato com a NTW Contabilidade e Gestão Empresarial. Desta maneira, sua PME passará longe das estatísticas negativas e fará parte do ranking das empresas mais bem sucedidas. Com essas parcerias o empresário amplia seus conhecimentos, ganha credibilidade, conquista mais clientes e, assim, alcança os resultados.

Para que seu negócio colha todos esses benefícios, escolha uma empresa focada em contabilidade consultiva, capaz de oferecer essa visão abrangente, possibilitando todos os benefícios citados aqui. Desta maneira, sua PME passará longe das estatísticas negativas e fará parte do ranking das empresas mais bem sucedidas. Com essas parcerias o empresário amplia conhecimentos, ganha credibilidade, conquista mais clientes e, assim, alcança os resultados.

Entre em contato com a NTW Contabilidade e Gestão Empresarial e conheça nossa soluções.

 

Coordenado por:

Walter Teixeira – Conselheiro da NTW Franquia Contábil

2018-12-28T16:55:03+00:00Por |

Sobre o Autor: