PME: turbine sua gestão financeira integrando-a com a contabilidade

PME: turbine sua gestão financeira integrando-a com a contabilidade

Contabilidade e gestão financeira não costumam ser a especialidade dos empreendedores. No entanto, sabe-se que ao trabalhar bem com os números a PME tem muito mais chances de sucesso e pode descobrir excelentes oportunidades que podem ampliar o lucro do negócio e o desempenho da operação.

Por esse motivo, o gestor da empresa precisa contar com um especialista que o ajude a se manter atualizado nas questões fiscais/tributárias e que facilite seu caminho na jornada do empreendedorismo. Sem dúvida, esse profissional é o contador.

 

# Tecnologia e integração trazendo resultados

Os melhores escritórios de contabilidade estão fazendo uso intensivo da tecnologia para otimizar processos e ganhar produtividade interna. Isso, logicamente, reflete em mais qualidade no atendimento ao cliente. Ou seja, com a tecnologia realizando os processos operacionais, o cliente do escritório ganha um consultor de negócios altamente qualificado, capaz de projetar cenários, mapear riscos e assim, melhorar seus resultados.

Mas e a sua PME? Está fazendo uso intensivo da tecnologia para obter melhor desempenho operacional, oferecer um melhor atendimento aos seus clientes e alavancar os resultados? Ou você está no time que trabalha com planilhas imensas, nas quais não encontra as informações de forma ágil e ainda precisou aprender a fazer uma tabela dinâmica?

Se esse ainda é um assunto desconfortável, saiba que você não está sozinho. Hoje boa parte das pequenas e médias empresas não têm um sistema para gestão financeira e, quando têm, ele não é integrado com o escritório de contabilidade.

Essa falta de “diálogo” entre as tecnologias gera imprecisão de informações e maior custo de gestão para o empresário, além de ser um trabalho a mais para fazer: separar documentos, contratar serviço de motoboy e enviar os dados para o contador.

Quando os sistemas de contabilidade e gestão financeira são integrados eles geram diversos benefícios para a PME que fica mais produtiva e rentável. De um modo geral, a integração contábil oferece as seguintes vantagens:

1. Agilidade no fechamento mensal

O empresário não precisa mais parar suas atividades primordiais para coletar, organizar e enviar os documentos fiscais ao contador. Com a integração contábil, o sistema de gestão financeira do cliente se conecta com o sistema do escritório de contabilidade garantido informações corretas e disponíveis para o cumprimento das obrigações fiscais dentro do prazo.

 

2. Menos trocas de informações desnecessárias

A tecnologia permite que a interação do empreendedor com a empresa de contabilidade aconteça para tratar de temas estratégicos do negócio. Com todos os documentos disponíveis, o contador pode oferecer um serviço consultivo, analisando os dados da sua empresa e fazendo análise dos balanços e projeções.Dessa forma, o empresário tem ao seu lado um profissional experiente e capacitado para ajudá-lo a tomar as melhores decisões.

 

3. Redução de custos com motoboy

Pode parecer bobagem, mas o empreendedor sabe o quanto gasta com o leva-e-traz de documentos ao longo do mês. Custo que pode ser drasticamente reduzido com a adoção da integração contábil entre PME e escritório de contabilidade. Alguns documentos originais ainda precisam ser enviados esporadicamente, é verdade, mas grande parte da troca de documentos pode ser feita de forma eletrônica, evitando o custo de deslocamento e o tempo de espera pelos papéis.

 

4. Maior precisão na contabilidade

Com as informações bem organizadas no sistema do seu contador, ele tem melhores condições de avaliar seu desempenho financeiro e contábil e agregar valor, ampliando as chances de sucesso do seu negócio. Se o lucro tem tendência de alta e seu negócio está prestes a sair do regime tributário definido anteriormente, o contador pode se antecipar e já tomar as providências necessárias para a alteração, antes que a empresa sofra as penalidades do desenquadramento, por exemplo.

 

# Palavra de especialista

Gabriel Gaspar, fundador e CEO do NIBO, plataforma de gestão financeira para pequenas e médias empresas, acredita que, quando o sistema de gestão financeira se integra com os sistemas contábeis dos escritórios, a PME eleva seu patamar de maturidade e sua competitividade. “Na verdade é um ganha-ganha: de um lado a PME não precisa mais se preocupar em juntar documentos todo mês, o que atrapalha a vida corrida do empreendedor e pode entender sua saúde financeira com clareza. Do outro lado, o contador consegue exercer seu papel de consultor de negócios, otimizando os recursos disponíveis”, defende o empresário.

Gaspar explica ainda que o contador pode (e deve!) apoiar o empresário no uso do sistema de gestão financeira. “A configuração inicial do sistema define se a empresa vai conseguir obter valor dessa tecnologia. É fundamental definir adequadamente as categorias e o plano de contas, por exemplo, para o empresário olhar o relatório e conseguir agir com base nos dados”. De acordo com o executivo, o contador tem o papel de incentivar a adoção da tecnologia para as PMEs e conduzir a integração com o sistema adotado pelo escritório.

Como dito no início deste post, contabilidade e finanças podem não ser a especialidade do gestor da pequena e média empresa, o que torna o caminho da gestão mais árduo. Somam-se a isso, as iniciativas do governo com as obrigações digitais. Até pelas redes sociais a Receita Federal fiscaliza o contribuinte, acredite. Assim, uma PME pode até encerrar suas atividades se não estiver conectada com seu contador e isso só pode ser feito por meio da tecnologia.

Contar com um software que clareie essa área “nebulosa” faz toda a diferença. E integrá-lo ao sistema do contador, como você já pôde perceber, é a cereja do bolo para uma gestão financeira e contábil de baixo risco e com foco em resultados.

A NTW Contabilidade e Gestão Empresarial, em parceria com o NIBO, são especialistas em contabilidade e sistemas de gestão financeira. Por isso, uniram forças para serem os maiores aliados da PME, integrando seus sistemas e participando fortemente do sucesso do negócio.

Encontre a unidade NTW mais próxima da sua empresa e conheça nos serviços de contabilidade consultiva e de gestão financeira para o seu negócio.

 

Coordenado por:

Gabriel Gaspar – CEO do NIBO

Walter Teixeira – Conselheiro da NTW Franquia Contábil

2018-12-28T17:04:11+00:00Por |

Sobre o Autor: