O que um bom serviço de contabilidade pode fazer pelo seu negócio

O que um bom serviço de contabilidade pode fazer pelo seu negócio

Grande parte do sucesso de uma empresa está atrelada à figura do contador. Decisões podem ser tomadas equivocadamente quando não são levados em consideração importantes informações no processo decisório, ocasionando erros e problemas futuros. Um empreendedor que visa ao crescimento da sua empresa precisa ter em mente que é preciso o conhecimento profundo e detalhado sobre a situação econômico-financeira do negócio. Com isso, a contabilidade passa a ser encarada como um importante recurso para atingir os objetivos almejados, e não como uma mera obrigação.

Empresas que aliam seus negócios a uma boa análise contábil passam a ter uma melhor compreensão dos custos e despesas decorrentes das atividades praticadas, bem como da receita obtida do capital investido. Com todas estas informações em mãos, empreendedores podem direcionar melhor suas decisões e seus aportes.

Confira no post a importância em ter um bom serviço de contabilidade ao seu negócio!

Adequação à legislação tributária

A organização das obrigações fiscais é vital para manter a empresa em dia com o fisco e evitar problemas futuros. Quando as empresas não dão atenção aos seus passivos tributários, sejam eles previdenciários, fiscais ou trabalhistas, podem colocar em risco o andamento das operações e até mesmo o fechamento da organização. Hoje, a Receita Federal tem total controle sobre toda e qualquer movimentação dos negócios empresariais, em razão da unificação de dados e do processo de informatização – omitir ou sonegar pode gerar um auto de infração que possui valores elevados em virtude da multa aplicada, complicando ainda mais a situação.

Empresas que acreditam que deixando de priorizar pagamentos de tributos ou protelando dívidas terão qualquer tipo de benefício ou anistia lá na frente, estão cometendo um grande erro. O não cumprimento dos passivos tributários gera uma enorme dor de cabeça para os empresários. E um dos grandes motivos para o fechamento de muitas empresas está no desconhecimento da legislação e na ausência de um planejamento tributário. Uma empresa que realiza um bom planejamento otimiza os processos internos e consegue realizar de forma racional o pagamento dos tributos, evitando que se acumulem com o tempo e virem uma desastrosa bola de neve. Um contador terá conhecimento suficiente para auxiliar a parte jurídica da empresa e amparar o processo de execução fiscal.

Planejamento tributário

Um bom planejamento tributário é decorrente de bons profissionais. Saber se a empresa está enquadrada corretamente em um determinado regime tributário é essencial para estar em dia com o fisco, além de evitar pagamentos desnecessários. Apenas profissionais competentes e com conhecimento suficiente na área tributária poderão verificar qual é o melhor e mais vantajoso regime tributário.

Saber quando investir

Empresas acabam entrando numa verdadeira “bola de neve” quando investem sem um prévio conhecimento das suas finanças. Saber quando e quanto investir está diretamente relacionado à credibilidade do negócio diante do mercado. Ou seja, para que uma empresa consiga um financiamento ou mesmo um investimento num banco, será preciso que informações de ordem financeira e contábil estejam devidamente esclarecidas. Tais informações só poderão ser fornecidas por um bom serviço de contabilidade, que irá elaborar e fornecer demonstrações financeiras sólidas e profissionais, possibilitando que a instituição financeira tenha uma visão clara da empresa e abra o capital requerido para investimento.

Processos de tomada de decisão

Na rotina de muitas empresas o contador é o responsável por realizar lançamentos contábeis, organização e controle de livros fiscais, planejamento financeiro, fluxo de caixa e orçamento, balancetes mensais e demonstrações contábeis e prestação de contas. É através de informações de ordem contábil e financeira que gestores podem tomar importantes decisões e direcionar melhor suas estratégias de crescimento.

É pela visão de um contador que gestores podem ter um entendimento mais facilitado de relatórios tributários e fiscais, a partir dos quais poderão tomar decisões de expansão, promoção ou qualquer outra, tudo com mais confiança. Decisões amparadas em dados confiáveis e elaboradas por profissionais capacitados tornam-se de extrema importância para o crescimento da empresa e para sua credibilidade diante do mercado.

Entre em contato conosco e conheça todos os nossos serviços de contabilidade!

2018-12-28T16:19:37+00:00Por |

Sobre o Autor: