3 dicas para sua empresa crescer nos últimos meses de 2018

3 dicas para sua empresa crescer nos últimos meses de 2018

A previsão para o segundo semestre deste ano é que a economia mundial cresça 3,9%, o que representa uma notável melhoria em relação aos 3,7% de crescimento em 2017 e aos 3,2% de 2016, de acordo com dados do Fundo Monetário Internacional (FMI). Mas quando analisamos os números da realidade brasileira, a previsão não é tão animadora assim. Nossa economia deve crescer 1,8% no segundo semestre deste ano.

Isso significa que você precisa de um parceiro estratégico na tomada de decisão para que a sua empresa volte a crescer nos últimos meses de 2018. Veja 3 dicas para você não perder prazos, dinheiro, e o mais importante nos dias atuais: tempo para aproveitar as melhores oportunidades.

#1 Ser ainda mais cuidadoso com o controle financeiro

Independentemente do cenário é imprescindível ao gestor ter o controle financeiro do seu negócio para quitar todas as despesas e ainda garantir recursos destinados a investimentos. A gestão e o monitoramento do fluxo de caixa são fundamentais para que a empresa tenha sua autonomia financeira dentro de uma base histórica.

Seguindo à risca o plano de contas, com controle de entradas e saídas e contas a pagar e a receber, o gestor aumenta suas chances de manter a saúde financeira da empresa e crescer. Sem surpresas indesejáveis é possível quitar as despesas fixas e também ir além: inovar, oferecer novos serviços, desenvolver outros produtos, aperfeiçoar o atendimento e, enfim, fazer mais do que já vem sendo feito.

#2 Usar a tecnologia a favor da gestão

Já reparou na ampla variedade de processos que a tecnologia nos ajuda a otimizar dentro da empresa? É possível, sim, ter maior eficiência operacional, redução de custos e segurança das informações modernizando alguns processos na sua empresa.

Assim como no seu dia a dia um aplicativo pode ajudar a encontrar um endereço que você não conhece, um bom sistema de gestão financeira pode ser a alternativa que você busca para organizar alguns processos que não estão fluindo, e recolocar a empresa no caminho do crescimento.

E muitas vezes você nem precisa fazer um investimento tão alto para atingir este objetivo. Alguns aplicativos como o Trello, por exemplo, podem ajudar a organizar suas tarefas e processos para que você se dedique ao que mais importa: o crescimento da sua empresa. Outros apps como o VExpenses, Slack, Asana e até a plataforma Workplace do Facebook também têm sido muito usadas pelos empreendedores interessados em otimizar o trabalho de suas equipes.

#3 Investir na contabilidade consultiva

A mesma crise que motiva profissionais a entrarem de cabeça no negócio próprio leva outros a buscarem a contabilidade consultiva, para fortalecer sua gestão e seu posicionamento. Hoje, muitos gestores já dispensam um contador operacional para contratar um profissional especialista e estrategista.

Qual empresário não gostaria que o contador participasse mais do planejamento do negócio fornecendo conselhos estratégicos e atuando efetivamente como consultor do negócio?

A contabilidade consultiva analisa muito mais do que as obrigações fiscais de uma empresa. A partir dessa nova perspectiva, o contador tem condições de apresentar os dados ao gestor, fornecendo indicadores reais do cenário, para embasar suas tomadas de decisão.

O desafio é amadurecer e tornar-se, cada vez mais, um parceiro estratégico do cliente. E nesta busca não há espaço para tomar toda responsabilidade para si. É preciso usar o contador como um parceiro estratégico na busca dos objetivos da sua empresa.

Seguindo estes primeiros passos sua empresa ganha fôlego e força para manter um ritmo constante de crescimento e se destacar, aproveitando o momento de retomada do crescimento nos últimos meses de 2018.

Sobre o Autor:

Avatar

Unidades

NTW Alto Acre

NTW Bauru

NTW Belém Augusto Montenegro

NTW Belém Centro

NTW Belém Doca

NTW Belém Metropolitan Tower

NTW Belo Oriente

NTW BH – Barro Preto

NTW BH – Buritis

NTW BH – Coração Eucarístico

NTW BH – Savassi

NTW Boa Vista

NTW Brasília

NTW Cabo Frio

NTW Campina Grande

NTW Campinas

NTW Campos dos Goytacazes

NTW Canoas

NTW Caratinga

NTW Concórdia

NTW Conselheiro Pena

NTW Curitiba

NTW Dom Cavati

NTW Duque de Caxias

NTW Feira de Santana

NTW Florianópolis

NTW Fortaleza Meireles

NTW Franca

NTW Goiânia

NTW GV Centro

NTW GV Solutions

NTW GV Vila Isa

NTW Ipatinga

NTW Indaiatuba Parque Ecológico

NTW Itaú de Minas Centro

NTW Joaçaba

NTW Joaíma

NTW João Pessoa Cristo Redentor

NTW Juiz de Fora – Centro

NTW Jundiaí

NTW Juruti

NTW Leopoldina

NTW Luís Eduardo Magalhães

NTW Macapá

NTW Magé

NTW Manaus-Centro

NTW Mariana

NTW Marília

NTW Muriaé

NTW Nova Bandeirantes

NTW Nova Iguaçu Centro

NTW Olinda Jardim Atlântico

NTW Oriximiná

NTW Osasco

NTW Passos

NTW Paragominas

NTW Paranatinga

NTW Paulo Afonso

NTW Pirassununga

NTW Ponta Porã

NTW Porto Alegre

NTW Porto Velho

NTW Porto Velho – Embratel

NTW Primavera do Leste

NTW Recife

NTW Ribeirão Preto

NTW Rio Branco

NTW Rio Freguesia

NTW Salvador

NTW Salvador Barra

NTW Salvador Castro Alves

NTW Salvador Itaigara

NTW Salvador Pituba

NTW Salvador Wall Street

NTW Santarém

NTW Santos

NTW São Caetano do Sul – Santa Paula

NTW São Carlos

NTW São Fidélis

NTW São João del Rei

NTW São Jorge

NTW São Luís

NTW São Paulo Lapa

NTW Serra Verde

NTW Setor Bueno – Goiânia

NTW Sorocaba Wanel

NTW Tatuapé

NTW Teixeira de Freitas

NTW Teresópolis

NTW Timóteo

NTW Ubaporanga

NTW Uberaba

NTW Uberlândia Solutions

NTW Vila Velha