4 motivos para contratar um contador para o Imposto de Renda
Anualmente, o imposto de renda deve ser apresentado somente por aquelas pessoas que estão dentro dos critérios estabelecidos pela receita federal.
A data final para a apresentação da declaração de imposto de renda de 2019 é dia 30 de abril e, normalmente, só uma semana antes desta data é que as pessoas de fato começam a se preocupar com sua elaboração.
Vale lembrar também que temos muitas mudanças na nova declaração e este é mais um motivo que pode gerar mais dúvidas nas pessoas que deixarem para a última hora.
Não se trata somente de uma irresponsabilidade por parte dos contribuintes. Geralmente o grande problema por trás dos atrasos está ligado à:
- Dúvidas
- Dificuldade em contratar um especialista de confiança
- Insegurança
- Falta de atenção aos prazos.
Para evitar os contratempos listados acima, o mais indicado é contratar um contador para auxiliar na declaração.
Continue acompanhando e conheça os maiores motivos para contratar um especialista:
Esclarecer dúvidas
O preenchimento da declaração anual sempre gera diversas dúvidas para o contribuinte, os principais exemplos são:
- o que deve ser declarado?
- qual é a forma correta de preenchimento?
Nos casos de alienação ou aquisição de bens durante o ano, resgate de aplicações no mercado financeiro ou em fundos de previdência e movimentações financeiras no exterior as dúvidas tendem a aumentar muito.
Por isso, a experiência de um bom contador será de muito valor já que essas são situações corriqueiras na vida de um empresário.
Evitar a “malha fina”
É natural que várias dúvidas apareçam durante o preenchimento da declaração. Principalmente no caso de declarações que são mais complexas, como as que envolvem:
- diferentes fontes de renda
- muitos dependentes
- aplicações financeiras.
É quase comum, Pessoas Físicas, caírem na malha fina devido a complexidade da declaração de imposto de renda.
Obviamente, não pela intenção de burlar o fisco, mas simplesmente pela falta de conhecimento.
Mais segurança
Qual o modelo de declaração é o melhor para você? Simples ou completo?
Por mais que essas dúvidas pareçam simples, elas podem impactar diretamente no valor que você tem a pagar ou que deve ser restituído pelo fisco.
Outras questões como a declaração dos cônjuges e dependentes, conjunto ou separado, também podem ter o mesmo efeito citado acima.
Prazos e prova judicial
Outro problema frequente é a perda dos prazos, com tantos compromissos no dia a dia, as pessoas raramente conseguem se ater aos prazos estabelecidos pela receita para a declaração do imposto de renda.
A falta de registros contábeis podem fazer muita falta na hora de facilitar questões judiciais como: a extinção de pessoa jurídica e o processo de litígio societário por exemplo.
Conclusão
Por estas e outras razões, é essencial, obter o auxílio de um contador para declarar o Imposto de Renda.
O conhecimento e, principalmente, a experiência que esse profissional possui sobre as particularidades de cada situação aumentará a segurança e ajudará evitar a temida malha fina.
Responsabilidade do contador para o Imposto de Renda
Contratar um contador para elaborar sua declaração do Imposto de Renda, é sempre a melhor opção.
Isso vai garantir a você a possibilidade de recorrer à justiça se necessário, e obviamente traz maior tranquilidade quanto aos riscos de cair na malha fina desde que o envio dos dados seja efetuado da forma correta.
Entre suas obrigações, no caso do imposto de renda, está a orientação a respeito da forma correta de preencher a declaração, mas vale ressaltar que a veracidade dos dados informados é de responsabilidade do contribuinte, e não do contador.
Agora que você entende a importância de contratar um especialista para te auxiliar com as questões acima, entre em contato conosco e tenha mais tranquilidade com a sua declaração!
A NTW tem 30 anos de experiência e está pronta para te ajudar.