3 principais desafios do agronegócio no 2º semestre de 2018

3 principais desafios do agronegócio no 2º semestre de 2018

Quem conhece o dia a dia do agronegócio sabe que existem desafios tão grandes quanto o clima e suas variações, que podem impedir o agricultor de atingir o alto rendimento de uma safra.

Mas todos os 3 desafios podem ser facilmente contornados com o uso inteligente da contabilidade consultiva.

Se você quer saber mais sobre o assunto, esse post foi feito sob medida para você!

Com a contabilidade consultiva você pode evitar a perda de milhões de reais. Tudo isso porque a ajuda de um especialista contábil contribui para:

  •   Facilitar a captação de recursos;
  •   Recuperar impostos;
  •   Diminuir a demurrage.

Muito além de cumprir um papel burocrático, a gestão contábil é o melhor recurso para manter as contas em dia, mesmo diante de intempéries de todos os tipos. O contador cumpre o papel de conselheiro. Isso porque está atento a pesquisas e índices que geram impacto na produtividade do agronegócio.

Esse é o sentido da contabilidade consultiva: atuar de modo estratégico, minimizando riscos.

Resta agora saber quais são os três principais desafios que podem ser contornados e vencidos com a ajuda de um especialista contábil!

São eles:

#1 Captação de recursos

Quando você ouve falar da chuva de recursos no agronegócio, paira sobre o ar um misto de otimismo e dúvidas. Não somente porque dinheiro não cai do céu, mas também porque a liberação de recursos tende a se tornar um grande problema para quem não anda com a contabilidade impecável.

Nem sempre a chuva de recursos cai na horta certa, que é a sua. Mas a contabilidade consultiva tem tudo o que você precisa para atender às solicitações dos maiores e melhores bancos.

Como os valores para fazer o agronegócio girar são muito altos, assim como os riscos de perda das safras, as instituições financeiras ficam receosas ao conceder empréstimos. Por isso, o Governo oferece algumas facilidades que compensam os riscos.

Mas para isso, é preciso andar na linha!

As Certidões Negativas de Débito (CND) e os demonstrativos de entrada e saída de capital são obrigações contábeis que devem estar sempre em dia. Alguns escritórios de contabilidade oferecem aplicativos que tornam fácil a disponibilidade de tais documentos. De modo que, você, diante do gerente, possa consultar documentos e até enviá-los usando apenas o smartphone.

Você já ouviu falar do termo “controladoria”?

Pois essa é uma expressão que mostra exatamente o que uma contabilidade consultiva é capaz de fazer, associando conceitos, orientando melhorias e prevenindo riscos, na busca constante de um ótimo resultado. Isso significa que, como missão no agronegócio, é preciso analisar as demonstrações financeiras mensalmente e acompanhar o orçamento mês a mês.

Tudo isso porque você precisa mostrar ao banco que, ao capitalizar por meio de financiamento, o seu negócio consegue devolver os recursos e ainda lucrar. A única forma de provar isso antes da colheita é mantendo um histórico minucioso das entradas e saídas de capital.

#2 Tributação

O histórico do qual se falou há pouco também pode servir para apurar os tributos da movimentação de capital operada pelo empresariado do agronegócio. É importante saber em qual perfil se enquadra a sua empresa.

O Lucro Real é a escolha da maioria dos empresários do setor e traz vantagens como o regime não cumulativo de PIS (Programa de Integração Social) e Cofins (Contribuição para Financiamento da Seguridade Social). Isso se a sua empresa fornece itens da cesta básica.

Conforme a metodologia do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), a lista de compras básica é composta pelos seguintes produtos:

1.  Carne;

2.  Leite;

3.  Feijão;

4.  Arroz;

5.  Farinha;

6.  Batata;

7.  Legumes (Tomate);

8.  Pão francês;

9.  Café em pó;

10. Frutas (Banana);

11. Açúcar;

12. Banha/Óleo;

13. Manteiga;

Dentre todos os itens, poucas são as exceções que não são produzidas pelo agronegócio. Sobre todos incide alíquota zero de PIS e Cofins. A conta é simples, basta calcular o valor de tais impostos pagos na compra de produtos e serviços – na aquisição de adubo ou na locação de máquinas, por exemplo – e pedir o ressarcimento.

Você já tentou fazer isso na prática?

Sem a contabilidade consultiva e auxílio de advogados, o agronegócio esbarra na burocracia, tornando essa tarefa praticamente impossível. E o dinheiro da apuração não cumulativa que poderia fomentar a produção acaba parado em análises feitas pelo Governo.

A Receita Federal tem prazo de um ano para fazer a análise dos pedidos de ressarcimento e das obrigações acessórias que suportam essa solicitação. O contador fica de olho e avisa advogados sobre esses vencimentos, tornando possível a expedição de um mandado de cumprimento para acelerar o retorno do Governo. Se o seu negócio opera há mais de um ano no regime do lucro real, essa tarefa de restituição deve ser realizada trimestralmente. É imprescindível ter uma contabilidade correta e detalhada.

O agronegócio perde muito se não houver atenção à tributação!

#3 Comércio interior X exterior

Outra questão que faz o agronegócio ver o dinheiro sumir está presente nos modais de escoamento da produção, mais precisamente nos portos brasileiros. Não existe um empresário do agronegócio que desconfie dos benefícios que o Governo concede à exportação.

Produtores que exportam têm vantagens!

Já os que escoam mercadorias pelo território brasileiro contam apenas com a demurrage – que é uma indenização calculada sobre o laytime, ou seja, o tempo que os barcos ficam parados esperando atracar e descarregar.

Quantas vezes um barco com a sua mercadoria ficou parado, esperando navios de exportação serem carregados e mandados ao mar?

Os exportadores sempre terão vantagens. Por isso, a contabilidade consultiva pode ajudar o empresariado do agronegócio a fazer melhores escolhas ao escoar mercadorias em território brasileiro. Mas esse é só um exemplo de como tudo isso acontece.

A demurrage é preocupante pois deve ser paga a cada hora de atraso. De nada adianta ter uma ótima produção se não há um planejamento de como ela deve chegar ao consumidor final. O contador consultor pode ajudar a escolher o melhor período, a melhor forma e o melhor porto para escoamento da produção.

E existe muito mais que a contabilidade possa fazer pelo seu negócio. Você já deve ter visto aqui no Blog da NTW que uma assessoria contábil contribui para a elaboração de índices que ajudam a entender o potencial da sua empresa.

Aproveite as vantagens que a contabilidade consultiva oferece ao agronegócio!

Sobre o Autor:

Avatar

Unidades

NTW Alto Acre

NTW Bauru

NTW Belém Augusto Montenegro

NTW Belém Centro

NTW Belém Doca

NTW Belém Metropolitan Tower

NTW Belo Oriente

NTW BH – Barro Preto

NTW BH – Buritis

NTW BH – Coração Eucarístico

NTW BH – Savassi

NTW Boa Vista

NTW Brasília

NTW Cabo Frio

NTW Campina Grande

NTW Campinas

NTW Campos dos Goytacazes

NTW Canoas

NTW Caratinga

NTW Concórdia

NTW Conselheiro Pena

NTW Curitiba

NTW Dom Cavati

NTW Duque de Caxias

NTW Feira de Santana

NTW Florianópolis

NTW Fortaleza Meireles

NTW Franca

NTW Goiânia

NTW GV Centro

NTW GV Solutions

NTW GV Vila Isa

NTW Ipatinga

NTW Indaiatuba Parque Ecológico

NTW Itaú de Minas Centro

NTW Joaçaba

NTW Joaíma

NTW João Pessoa Cristo Redentor

NTW Juiz de Fora – Centro

NTW Jundiaí

NTW Juruti

NTW Leopoldina

NTW Luís Eduardo Magalhães

NTW Macapá

NTW Magé

NTW Manaus-Centro

NTW Mariana

NTW Marília

NTW Muriaé

NTW Nova Bandeirantes

NTW Nova Iguaçu Centro

NTW Olinda Jardim Atlântico

NTW Oriximiná

NTW Osasco

NTW Passos

NTW Paragominas

NTW Paranatinga

NTW Paulo Afonso

NTW Pirassununga

NTW Ponta Porã

NTW Porto Alegre

NTW Porto Velho

NTW Porto Velho – Embratel

NTW Primavera do Leste

NTW Recife

NTW Ribeirão Preto

NTW Rio Branco

NTW Rio Freguesia

NTW Salvador

NTW Salvador Barra

NTW Salvador Castro Alves

NTW Salvador Itaigara

NTW Salvador Pituba

NTW Salvador Wall Street

NTW Santarém

NTW Santos

NTW São Caetano do Sul – Santa Paula

NTW São Carlos

NTW São Fidélis

NTW São João del Rei

NTW São Jorge

NTW São Luís

NTW São Paulo Lapa

NTW Serra Verde

NTW Setor Bueno – Goiânia

NTW Sorocaba Wanel

NTW Tatuapé

NTW Teixeira de Freitas

NTW Teresópolis

NTW Timóteo

NTW Ubaporanga

NTW Uberaba

NTW Uberlândia Solutions

NTW Vila Velha