4 dicas para quem está iniciando a carreira de contador

4 dicas para quem está iniciando a carreira de contador

A profissão de Ciências Contábeis, apesar de oferecer diversas possibilidades, pode não ser fácil para aqueles que estão iniciando. Assim, se você quer conhecer um pouco mais sobre o mercado de trabalho, possibilidades de atuação e como se destacar, nós listamos 4 dicas para quem está iniciando a carreira de contador. Estas dicas vão lhe dar aquele empurrãozinho para você deslanchar e aparecer no mercado de trabalho.

1. Invista nos estágios e programas de trainee

Se você ainda está na faculdade, invista nos estágios, ou se está terminando ou recentemente terminou, conheça e explore os programas de trainee. Estes tipos de programa podem lhe ajudar a iniciar a sua carreira, a ter contato com empresas e a conhecer melhor suas aptidões, por isso fique de olho nas inscrições e processos seletivos.

Durante o seu estágio ou programa de trainee, procure dar o máximo de si, mostre-se interessado e proativo e procure sempre demonstrar o seu interesse de ficar na empresa, o que é bastante comum neste tipo de relação.

2. Conheça o mercado onde você quer atuar

Se você ainda não estagiou nem participou de processos de trainee, não há problema, mas é preciso pesquisar. É importante que você conheça melhor o mercado em que você quer atuar. Assim, dependendo da cidade em que você mora ou que você quer trabalhar, existem mais opções junto a grandes indústrias, em escritórios de contabilidade ou até mesmo em bancos.

Este conhecimento pode ser necessário também para uma especialização, que irá direcionar sua carreira para um tópico mais específico a ser explorado.

3. Invista em networking

Falando em especialização, essa é uma excelente forma de conhecer pessoas e fazer contatos, ou seja, de desenvolver seu networking e melhorar a sua inserção e imagem no mercado de trabalho.

Dentro do mundo contábil, é muito comum que um profissional indique o outro ou porque já trabalharam juntos ou porque sabe que aquele determinado profissional se destaca em alguma área, então é preciso fazer amizades e manter contatos profissionais.

4. Procure formação adicional e complementar

Se você já investiu em uma especialização, não se esqueça de sempre se manter atualizado, principalmente na área contábil, que está em constante mudança.

Invista em treinamentos, cursos e palestras da área que lhe permitam estar em contato com pessoas e com as últimas técnicas e legislações aplicadas. Procure também conhecer sobre planilhas eletrônicas e até mesmo desenvolvimento de alguns sistemas simplificados, mas que possam fazer a diferença na rotina de sua empresa. Profissionais atualizados e ligados à tecnologia possuem mais chances no mercado.

Neste post, você viu que para se destacar na carreira de contador é necessário pesquisa, conhecimento e uma boa rede de contatos. Não esqueça de que esta carreira exige uma educação continuada e a necessidade de sempre buscar atualização, já que as práticas contábeis têm passado por muitas mudanças. Se você ainda não terminou a faculdade, busque um estágio ou programa de trainee, o que possibilita seu primeiro acesso a uma empresa e, quem sabe, já lhe garante o primeiro emprego efetivo.

Assine a nossa newsletter e saiba mais sobre este e outros assuntos da área de contabilidade que podem fazer a diferença pra você e pra sua carreira.

Sobre o Autor:

Os comentários estão encerrados.