fbpx

6 dicas para sua empresa manter o fluxo de caixa positivo em tempos de crise

6 dicas para sua empresa manter o fluxo de caixa positivo em tempos de crise

Empresas fechando, funcion√°rios sem emprego e empreendedores com d√≠vidas. Esse √© o cen√°rio marcado pela crise pol√≠tica e econ√īmica que v√™m assolando o Brasil nos √ļltimos tempos. As PMEs – pequenas e m√©dias empresas –, est√£o inseridas em um ambiente de incertezas, no qual h√° o desejo de sucesso e a d√ļvida sobre os riscos envolvidos. De acordo com reportagem do Estad√£o, ‚Äúcerca de 1,8 milh√£o empresas fecharam as portas no Pa√≠s durante o ano passado. Marca √© a maior dos √ļltimos cinco anos e reflete o tamanho da recess√£o no Pa√≠s, segundo levantamento da consultoria Neoway. ¬†Esse n√ļmero engloba companhias ¬†de todos os tamanhos e setores da economia, inclusive dados de microempreendedores individuais‚ÄĚ.

Como se n√£o bastasse a crise macroecon√īmica, as pequenas e m√©dias empresas acabam sendo afetadas tamb√©m pelo mau desempenho das grandes empresas, das quais s√£o fornecedoras. Neste cen√°rio as contas √† pagar da PME pesam ainda mais quando as receitas parecem s√≥ diminuir. Resultado: o fluxo de caixa fica comprometido.

Por√©m, mesmo com esse cen√°rio cr√≠tico, existe uma f√≥rmula para manter o caixa positivo e ela n√£o √© m√°gica: gest√£o financeira. Ter esse conjunto de a√ß√Ķes e processos que est√° relacionado com o planejamento, execu√ß√£o, an√°lise e controle das atividades financeiras organizado na sua PME √© fundamental em tempos de crise. A elabora√ß√£o de um bom e atualizado fluxo de caixa, redu√ß√£o de custos e reavalia√ß√£o dos processos administrativos s√£o etapas desse processo que pode auxiliar nesse momento de tantas quest√Ķes. O resultado disso √© a obten√ß√£o de um melhor resultado para o seu neg√≥cio.

Para uma gest√£o financeira eficaz h√° algumas quest√Ķes a serem respondidas: como surgiu a sua dificuldade financeira? Como contorn√°-la e ainda gerar melhores resultados? Como manter o fluxo do seu caixa sempre positivo? O caminho para esse sucesso requer disciplina, persist√™ncia e muita a√ß√£o. Mas, com as a√ß√Ķes certas, tudo √© poss√≠vel. Abaixo, voc√™ encontrar√° seis dicas pr√°ticas de como organizar os processos financeiros de sua empresa. Assim, o seu neg√≥cio poder√° manter-se firme e superar a crise financeira atual.

 

1 ‚Äď Elabore e acompanhe o fluxo de caixa da sua PME

A melhor maneira de voc√™ controlar as finan√ßas da sua empresa √© utilizando um fluxo de caixa, que pode ser facilitado ¬†com a utiliza√ß√£o de um software. Nele devem ser relacionadas entradas, sa√≠das e saldos do seu caixa e contas banc√°rias. √Č importante que ele seja atualizado diariamente para que voc√™ possa analisar eventuais excedentes ou escassez financeira, podendo se preparar e programar melhor para o futuro. Ter controle dessa ferramenta permite um investimento melhor dos seus recursos e lhe mostra eventuais gastos excessivos.

 

2 ‚Äď Reduza as despesas, diminua os custos e melhore o ciclo financeiro

Com o fluxo de caixa atualizado, você poderá acompanhar se suas receitas são maiores do que as despesas. Caso sejam, comece a fazer um controle rigoroso para que não ocorram gastos além do necessário. Evite empréstimos bancários de curto prazo, que podem parecer atrativos, mas carregam altas taxas de juros. Outra opção pode ser a troca do espaço físico onde a empresa está localizada para um lugar menor ou com uma estrutura de recepção, limpeza e segurança já embutidas no aluguel. Pesquise outros fornecedores e negocie: afinal, todos estão em tempos de crise.

Nestes tempos de incerteza, outra dica que pode melhorar o ciclo financeiro da empresa √© negociar com fornecedores solicitando a posterga√ß√£o de pagamento de determinadas faturas; e com clientes oferecendo descontos na antecipa√ß√£o de seus pagamentos. O custo dessas negocia√ß√Ķes sempre √© menor que o de um empr√©stimo de curto prazo. N√£o s√£o solu√ß√Ķes definitivas, mas ajudam a ganhar um f√īlego at√© a implanta√ß√£o de outras medidas.

 

3 ‚Äď Evite gastos excessivos com folhas de pagamento: reavalie a sua equipe

Este n√£o √© um momento f√°cil para sua empresa, muito menos para quem a gerencia. √Äs vezes a vis√£o do seu fluxo de caixa pode ser desanimadora. √Č preciso ter ao seu lado apenas pessoas que estejam realmente engajadas e comprometidas com o sucesso do seu neg√≥cio. Aproveite essa fase cr√≠tica para reavaliar sua equipe, sal√°rios e quantidade de funcion√°rios, principalmente porque voc√™ deve ter uma reserva para pagamentos de f√©rias, 13¬ļ sal√°rio, demiss√Ķes, entre outros. Verifique os relat√≥rios administrativos e o fluxo de caixa periodicamente, pois assim ser√° poss√≠vel identificar as prioridades financeiras e tomar medidas necess√°rias antes que seja tarde demais.

 

4 – Reveja os processos administrativos

Revise os processos produtivos e administrativos da sua PME: otimize a√ß√Ķes para que voc√™ tenha mais tempo para pensar em novos investimentos e solu√ß√Ķes. Voc√™ pode lucrar mais se conseguir entregar um produto ou servi√ßo de qualidade em um tempo menor. Controle seus custos operacionais e defina estrat√©gias de vendas: sua meta m√≠nima deve, ao menos, ser o necess√°rio para a sobreviv√™ncia do seu neg√≥cio.

 

5 ‚Äď Elabore um planejamento estrat√©gico

Planeje sua empresa para um per√≠odo m√≠nimo de um ano, considerando sua necessidade de capital. Fa√ßa uma avalia√ß√£o da continuidade do seu empreendimento a curto e m√©dio prazo, adequando-se √† realidade do mercado. Para isso, √© preciso que haja uma clara defini√ß√£o das miss√Ķes e objetivos estrat√©gicos do seu empreendimento. Com o seu fluxo de caixa sempre atualizado, voc√™ obter√° um panorama mais claro da situa√ß√£o financeira do seu neg√≥cio e saber√° como se organizar melhor. O planejamento deve ser feito periodicamente, refletindo sobre a dire√ß√£o estrat√©gica a ser tomada, planos operacionais, objetivos, responsabilidades e prazos. Elabore tamb√©m um planejamento tribut√°rio, buscando alternativas para redu√ß√£o do percentual de impostos sobre o faturamento. Para isso, fale com o seu contador sobre alternativas para redu√ß√£o dos custos tribut√°rios de direito.

Dica extra: voc√™ pode ter acesso a an√°lises da balan√ßa comercial, valores mensais e acumulados, hist√≥rico de desenvolvimento e importa√ß√£o e exporta√ß√£o por meio do site do Minist√©rio do Desenvolvimento, Ind√ļstria e Com√©rcio Exterior

6 ‚Äď Procure novos mercados e aumente suas vendas

Essa é a hora de reavaliar os produtos ou serviços oferecidos pela sua PME. A relação entre qualidade e preço está dentro do seu planejamento estratégico? Em tempos de crise os clientes são mais criteriosos e pensam diversas vezes antes de comprar. Aproveite esse momento para descobrir novos mercados nos quais seus serviços poderiam se adequar. Esse é um ótimo momento para mudar as perspectivas e lutar por mais um espaço no mercado. Avalie que diferenciais a sua empresa tem a oferecer aos clientes. Sempre é importante verificar as oportunidades para superar a concorrência. E, de maneira alguma delimite o maior percentual de receita da sua empresa a apenas um consumidor. Afinal, a crise pode atingi-lo também e seu objetivo é manter sempre o seu fluxo de caixa positivo.

A fórmula não é mágica, mas sempre há uma solução, uma alternativa de caminho a seguir. Mantendo o seu fluxo de caixa atualizado periodicamente, revendo seus processos administrativos, controlando as despesas e elaborando um bom planejamento estratégico é possível manter seu caixa positivo. Torne esse um momento de novas descobertas, novos desafios e de renovação no ambiente profissional. Mar calmo nunca fez bom marinheiro, então aproveite essa oportunidade e aprenda a velejar como nunca.

Conte com a expertise da rede NTW Contabilidade – com escrit√≥rios em todas as regi√Ķes do pa√≠s -, para ajudar sua PME a manter seu fluxo de caixa em ordem.

 

Coordenado por:

H√©lvia Eleto – Diretora Executiva da Unidade NTW Belo Horizonte ‚Äď Barro Preto

Sobre o Autor:

Avatar

Unidades

NTW Alto Acre

NTW Ananindeua Metrópole

NTW Bauru

NTW Belém Augusto Montenegro

NTW Belém Centro

NTW Belém Doca

NTW Belém Metropolitan Tower

NTW Belo Oriente

NTW BH – Barro Preto

NTW BH – Centro

NTW BH РCoração Eucarístico

NTW Boa Vista

NTW Brasília

NTW Brotas

NTW Caeté

NTW Cabo Frio

NTW Cachoeira Escura

NTW Campina Grande

NTW Campinas

NTW Campo Grande Semin√°rio

NTW Campos dos Goytacazes

NTW Contagem Cidade Industrial

NTW Canoas

NTW Caratinga

NTW Castanhal

NTW Cerro Azul

NTW Concórdia

NTW Conselheiro Pena

NTW Coronel Fabriciano

NTW Coronel Xavier Chaves

NTW Curitiba

NTW Divinópolis

NTW Dom Cavati

NTW Duque de Caxias

NTW Feira de Santana

NTW Florianópolis

NTW Fortaleza Meireles

NTW Franca

NTW Goi√Ęnia

NTW GV Centro

NTW GV Solutions

NTW GV Vila Isa

NTW Ipatinga

NTW Ita√ļ de Minas Centro

NTW Itaperuna

NTW Joaçaba

NTW Joaíma

NTW Jo√£o Pessoa Cristo Redentor

NTW BH – Juazeiro do Norte Tri√Ęngulo Crajubar

NTW Juiz de Fora – Centro

NTW Juiz de Fora Santa Helena

NTW Juruti

NTW Leopoldina

NTW Londrina Gleba Palhano

NTW Luís Eduardo Magalhães

NTW Macap√°

NTW Magé

NTW Manaus-Centro

NTW Maric√° Centro

NTW Mariana

NTW Marília

NTW Mogi das Cruzes – Cezar de Souza

NTW Muriaé

NTW Natal Lagoa Nova

NTW Nova Bandeirantes

NTW Nova Iguaçu Centro

NTW Naque

NTW Olinda Jardim Atl√Ęntico

NTW Oriximin√°

NTW Osasco

NTW Passos

NTW Paragominas

NTW Paranatinga

NTW Paulo Afonso

NTW Pelotas Plex

NTW Petrópolis Cidade Imperial

NTW Pirassununga

NTW Ponta Por√£

NTW Porto Alegre

NTW Porto Alegre Centro

NTW Porto Velho

NTW Porto Velho – Embratel

NTW Primavera do Leste

NTW Recife

NTW Resplendor

NTW Ribeir√£o Preto

NTW Rio Branco

NTW Salvador

NTW Salvador Barra

NTW Salvador Castro Alves

NTW Salvador Itaigara

NTW Salvador Paralela

NTW Salvador Pituba

NTW Santarém

NTW Santos

NTW S√£o Carlos

NTW S√£o Jo√£o del Rei

NTW São José dos Campos РJardim Aquarius

NTW São José dos Campos Satélite

NTW S√£o Jorge

NTW São Luís

NTW S√£o Paulo Butant√£

NTW S√£o Paulo Lapa

NTW Serra Verde

NTW Cerro Azul

NTW Setor Bueno – Goi√Ęnia

NTW Taguatinga Sul

NTW Tatuapé

NTW Teixeira de Freitas

NTW Teresópolis

NTW Timóteo

NTW Ubaporanga

NTW Uberaba

NTW Uberl√Ęndia Solutions

NTW Vila Velha