8 estratégias para aumentar as vendas em supermercados

8 estratégias para aumentar as vendas em supermercados

Aumentar as vendas em supermercados e as receitas são objetivos relacionados, mas diferentes e cada um tem sua própria estratégia. Embora as táticas possam ser diferentes, devem ser complementares.

Como aumentar as vendas em supermercados está relacionado e como equilibrar sua necessidade de comercializar de forma eficiente e otimizar seus lucros? Confira o nosso artigo com ótimas dicas!

Vendas vs. receitas

As palavras “vendas”, “receita” e “renda” têm significados diferentes e tornam-se confusas se utilizadas como sinônimos. Vendas se referem ao número de unidades de seu produto que você vende; receitas, ao montante total de dinheiro que suas vendas gera e renda é o lucro. Mantenha isso em mente ao planejar estratégias, de forma a encontrar o equilíbrio certo para as necessidades do seu negócio.

Aumente o seu marketing

Uma forma óbvia de aumentar as vendas em supermercados é impulsionar o seu marketing. A quantidade não significa necessariamente qualidade, por isso, planejamento é fundamental. Teste, monitore seus resultados e realize uma pesquisa de mercado para saber seu público-alvo.

Reveja suas estratégias de preços

Preste atenção às suas estratégias de preços. Descubra o que a concorrência local está praticando e aumente ou diminua os seus preços com base em seus objetivos.

Reduzindo seus preços, você pode aumentar as receitas para compensar margens mais baixas. Aumentar seus preços pode criar um maior valor percebido nas mentes dos consumidores e aumentar suas margens.

Aumentar seus preços também pode aumentar suas receitas sem aumentar as vendas em supermercados. Tudo depende do seu público-alvo.

Expanda seus canais de distribuição

Alterar onde você vende seu produto pode aumentar as vendas em supermercados, sem a necessidade de qualquer alteração à sua introdução no mercado ou de preços. Você pode criar uma plataforma on-line, mala direta, atacadistas, varejistas e distribuidores para projetar como cada método pode afetar as margens de lucros e os lucros totais. Em alguns casos, novos canais de distribuição requerem suporte de marketing.

Desenvolva relações

Quanto mais pessoas você trouxer para a sua loja, mais aumentará as vendas em supermercados. Olhe para as empresas que não competem com você, mas que têm o mesmo cliente-alvo e desenvolva promoções cruzadas. Se você não tem açougue no seu supermercado, faça uma parceria; se tem uma academia próxima, ofereça cupons de descontos aos alunos para compras de certos produtos naturais.

Altere a disposição dos itens em loja para aumentar as vendas

A cada trimestre, por exemplo, altere a localização de itens populares. Dessa forma, os clientes terão que passar e observar outros produtos, estimulando a compra.

Use também carrinhos maiores. Um carrinho com mais espaço envia uma mensagem subliminar para muitos compradores que não tenham esgotado o seu orçamento e têm mais dinheiro para gastar.

Faça grupo de produtos

Use quiosques para agrupar produtos que criam uma receita ou uma refeição. Por exemplo, coloque morangos e espumante em conjunto para incentivar os clientes a comprar os dois. Coloque espaguete, molho, croutons e queijo parmesão em conjunto para colocar a ideia de uma refeição conveniente nas cabeças dos compradores.

Crie um clube de vantagens

Criar um clube de vantagens aos clientes com benefícios particulares (boletim informativo, cupons, eventos especiais e horário estendido). Essa estratégia aumentará a fidelidade dos compradores e, consequentemente, as vendas em supermercados. Melhore também a gestão do seu estoque, pois dessa forma, você saberá exatamente o que merece entrar em promoção, o que tem mais giro na loja e pode equilibrar suas reposições.

Utiliza outras estratégias para aumentar as vendas no seu supermercado? Deixe-nos conhecer suas sugestões. Utilize o espaço para comentários e participe do nosso blog!

 

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