A data de 8 de março é marcada por celebrações internacionais pelo Dia Internacional da Mulher. E para comemorar a data trouxemos 8 grandes nomes do empreendedorismo feminino brasileiro!

 

Luiza Helena Trajano 

Nascida e criada em Franca (SP), transformou a loja fundada pelos tios em uma das maiores varejistas do país: o Magazine Luiza. Em 2021 foi listada pela revista Time como uma das 100 mulheres mais influentes do mundo.

 

Cleusa Maria

Começou a trabalhar ainda na infância no interior do Paraná. Ela aprendeu os truques da confeitaria quando se mudou para Salto (SP) para trabalhar como empregada, passou a se dedicar ao ofício e abriu sua primeira loja de bolos no bairro onde morava. O negócio cresceu e passou a ser chamado de Sodiê Doces. Hoje, Cleusa Maria está à frente de uma rede de mais de 265 lojas espalhadas em 13 estados brasileiros e conhecida em todo o país.

 

Zica Assis

Insatisfeita com os produtos capilares que encontrava no mercado, Zica passou a investir em cursos de cabeleireiro para desenvolver seus próprios fios e descobrir como ela poderia cuidar deles de forma adequada. O empreendimento cresceu e hoje o Beleza Natural tem lojas abertas no Brasil e nos Estados Unidos. Em 2013, Zica foi considerada pela Forbes uma das 10 mulheres mais poderosas do Brasil.

 

Ana Fontes 

Ana Fontes nasceu em Igreja Nova (AL), quando tinha 4 anos, sua família migrou para Diadema (SP) em busca de oportunidades. Apesar da falta de recursos, os pais fizeram questão de investir na educação dos filhos. Em 2009, surgiu a oportunidade de participar do programa 10.000 Mulheres, uma parceria entre a FGV e o grupo Goldman Sachs. Para compartilhar seu conhecimento e poder ajudar mais mulheres a transformarem suas ideias em negócios viáveis, em 2010 ela criou a Rede Mulher Empreendedora. A plataforma para compartilhar conteúdo e divulgar empresas de mulheres tornou-se a maior rede focada em empreendedorismo feminino no Brasil e já ajudou mais de 270 mil empreendedoras de sucesso.

 

 Maria José de Lima Freitas 

Maria José de Lima Freita, Mazé, perdeu o emprego de faxineira em um banco e, depois de mais de um ano buscando trabalho, resolveu vender doces. Apesar da ideia, o negócio não deslanchou de primeira. Depois de passar quatro anos endividada, a empreendedora colocou as contas em dia e participou do programa de capacitação do Sebrae, o Empretec. Construiu sua primeira fábrica e no ano seguinte a primeira loja: a Mazé Doces virou um ponto turístico de Carmópolis, MG. Hoje, ela produz de três a cinco toneladas de doces por mês, que podem ser encontrados em vários estados da região sudeste do país.

 

Camila Farani

Camila Farani é empreendedora, investidora e educadora, sócia-fundadora da boutique G2 Capital, sócia do Banco Modal e membro do conselho do PicPay e da startup Laura. Bicampeã como a melhor Investidora-Anjo no Startup Awards. Colunista da Forbes, do Estadão e do MIT Tech Review e autora do livro Desistir não é opção: O caminho mais rápido entre a ideia e os resultados se chama execução. É investidora há seis anos do Shark Tank (Canal Sony), o maior reality de empreendedorismo do mundo, e fundadora do Ela Vence, plataforma para o desenvolvimento de lideranças femininas.

 

Adriana Barbosa

Há 20 anos, apostou na ideia da crescente do Black Money, criando a maior feira de cultura negra da América Latina, a Feira Preta. Em 20 anos, o evento percorreu diversas cidades e reuniu mais de 200 mil pessoas, movimentando cerca de R$ 6,5 milhões como resultado da venda de produtos e serviços pelos mais de 1900 expositores que divulgaram os seus produtos.

 

Fernanda Ribeiro

Após uma reviravolta em sua carreira, criou ao lado de Fundou, ao lado de Marcio Valencio e Sérgio All, a AfroBusiness. A organização sem fins lucrativos é focada no desenvolvimento econômico e na circulação de renda para empreendimentos criados por negros. Foi finalista do Prêmio Mulheres em Sampa (2015); venceu os prêmios EmpregueAfro Talentos da Diversidade (2016) e o Citi Jovens Empreendedores (2017); e foi reconhecida pelo governo dos Estados Unidos como mulher negra líder, em 2019.

Esperamos que a história dessas grandes empresárias tenha inspirado você a trilhar uma trajetória de sucesso. A NTW Contabilidade e Gestão Empresarial parabeniza a todas as mulheres neste 8 de março e desejamos um caminho de muita conquista para todas!

Fontes: Iev | Sucão | EQL | Revista Glamour