fbpx

8 perguntas que donos de supermercados deveriam fazer aos contadores

8 perguntas que donos de supermercados deveriam fazer aos contadores

No post Mercados de vizinhança: como manter seu negócio rentável foi visto que uma boa parte dos pequenos varejos de vizinhança ainda é formada por empreendedores de PMEs com administração familiar. E as grandes redes estão de olho neste mercado. Para poder competir, rentabilizar o negócio e ainda ficar em dia com o Fisco, os empreendedores precisam profissionalizar a gestão do seu supermercado ou mercearia.

 

Mas como iniciar esse processo de profissionaliza√ß√£o? Quais as principais d√ļvidas e desafios? A resposta √©: a contabilidade consultiva ou mais precisamente, a contabilidade para supermercados. Conte com o apoio especialista do seu contador, pois ningu√©m melhor do que esse profissional para orient√°-lo em quest√Ķes espec√≠ficas do seu setor. Neste artigo, confira oito perguntas que voc√™, como dono ou gestor de supermercados e mercearias deve fazer ao seu contador.

 

QUEST√ēES TRIBUT√ĀRIAS

1- Como pagar menos imposto? (para compra e para venda)

Empresas enquadradas no Simples Nacional devem ter muita aten√ß√£o aos produtos enquadrados em situa√ß√Ķes de substitui√ß√£o tribut√°ria, al√≠quotas reduzidas, isentas ou com tributa√ß√£o monof√°sica. ¬†√Č o caso de bebidas frias, como cervejas e refrigerantes, em que n√£o incidem PIS e Cofins da tabela do Simples

As receitas originadas na venda destes produtos devem ser segregadas na apuração do Simples Nacional, para que não sejam pagos tributos recolhidos anteriormente ou que não devam ser incluídos na base completa da apuração.

Já para as empresas enquadradas no regime geral, tanto Lucro Presumido ou Lucro Real, o mesmo cuidado citado acima deve ser tomado para a correta apropriação de créditos de ICMS, PIS e COFINS na compra. Neste tipo de apuração, a compra de produtos das empresas do Simples Nacional pode apresentar diferença no custo quando estas mercadorias não dão direito ao crédito.

 

2- √Č poss√≠vel recuperar cr√©ditos passados?

Se o empreendedor de supermercados não observou as regras na época da apuração dos impostos, com a ajuda da contabilidade consultiva é possível fazer uma busca para reaver créditos passados. Isso é feito por meio de uma retificação dos valores declarados, dentro do próprio Simples Nacional, no período de cinco anos para trás.

 

QUEST√ēES FISCAIS/FINANCEIRAS

3- Posso fazer promo√ß√Ķes para valores pagos em dinheiro (diferencia√ß√£o de pre√ßos)?

A partir de 27 de junho de 2017, passou a valer a lei que autoriza a diferenciação de preços para vendas realizadas em dinheiro, cartão de crédito e cartão de débito. A autorização teve origem no Projeto de Lei de Conversão 6/2017, decorrente da Medida Provisória 764/2016 aprovada pelo Senado. A lei autoriza diferenciação de preços mas não obriga que esta prática ocorra. Se o comerciante decidir aplicá-la,  está obrigado a informar, em local visível ao consumidor, os preços oferecidos em função do meio e do prazo de pagamento. Caso não o faça, há incorrência de multas.

De acordo com Fernando Campanaro, da NTW Porto Alegre, ‚Äúse o empres√°rio de supermercado colocar na ponta do l√°pis e considerar as taxas de cart√£o, o desconto em dinheiro ainda √© maior do que o custo da opera√ß√£o de cr√©dito‚ÄĚ. Segundo o especialista da NTW, a possibilidade de desconto em dinheiro s√≥ vale para dar mais uma op√ß√£o e fidelizar o cliente. Mas do ponto de vista financeiro, n√£o √© t√£o vantajoso.

 

4- Quando a antecipação de recebíveis é um bom negócio?

A antecipação de recebíveis é uma operação financeira legítima que pode ajudar a manter as contas do seu supermercado em dia. Pode ser um recurso bem vindo quando sua empresa necessita de capital para não deixar passar a compra de itens com maior saída e nos quais o fornecedor fez um preço maior que a taxa de antecipação, por exemplo.

Por√©m, a antecipa√ß√£o de receb√≠veis somente √© um bom neg√≥cio quando estes valores forem utilizados em opera√ß√Ķes onde o custo de utiliza√ß√£o do recurso for superior √†s taxas cobradas para a opera√ß√£o. Por exemplo, quando os descontos para compra √† vista forem superiores ao custo de antecipa√ß√£o dos receb√≠veis, ou mesmo a quita√ß√£o de d√≠vidas onde os juros forem maiores. Por meio da contabilidade consultiva o empreendedor ter√° o apoio para analisar cada caso e tomar a decis√£o mais acertada.

 

5- Onde posso captar recursos (agentes financeiros)?

Os bancos costumam ofertar linhas de cr√©dito conforme o faturamento de empresas clientes. A correta apura√ß√£o das receitas e resultados da empresa permite √†s institui√ß√Ķes banc√°rias avaliar o limite dos valores que podem ser liberados e a capacidade de pagamento. Isso somente √© poss√≠vel com a atua√ß√£o da contabilidade consultiva na elabora√ß√£o de demonstra√ß√Ķes cont√°beis que forne√ßam seguran√ßa na avalia√ß√£o dos riscos da opera√ß√£o. O que permite tamb√©m a obten√ß√£o de melhores taxas e consequente diminui√ß√£o dos custos deste capital.

 

6- E como estar apto às melhores linhas de crédito?

Com a atua√ß√£o da contabilidade consultiva √© poss√≠vel identificar oportunidades de linhas de cr√©dito, incluindo elabora√ß√£o de projetos t√©cnicos, econ√īmicos e financeiros para capta√ß√£o de recursos dos √≥rg√£os financiadores. A correta elabora√ß√£o de projeto para obten√ß√£o de recursos depende de informa√ß√Ķes fornecidas pela contabilidade. A consist√™ncia destas informa√ß√Ķes √© fruto do trabalho da contabilidade para supermercados, com base nos dados que a empresa fornece. Quanto mais organizada for a rela√ß√£o de envio/recebimento destas informa√ß√Ķes, maior a capacidade de o projeto representar de forma cristalina a aplica√ß√£o dos recursos e condi√ß√Ķes de pagamento.

 

QUEST√ēES TRABALHISTAS

7- Qual a melhor forma de gerenciar a folha de pagamento? (terceirização da folha)

Cabe tamb√©m √† contabilidade para supermercados, elaborar de forma correta a folha de pagamentos e isto somente ser√° poss√≠vel com a obten√ß√£o de todos os dados de horas extras, faltas, comiss√Ķes e tudo o que possa integrar a remunera√ß√£o do trabalhador. Muitos esfor√ßos para a mobiliza√ß√£o de uma equipe podem ser perdidos por conta de erros nos valores na folha de pagamento.

 

8- Como a contabilidade pode auxiliar na gest√£o de pessoal?

O trabalho da contabilidade para supermercados deve ter ¬†in√≠cio desde a contrata√ß√£o do funcion√°rio. Orientando o empreendedor na realiza√ß√£o de um processo de admiss√£o completo, antes do in√≠cio das atividades do contratado. Com isso, al√©m de evitar a necessidade de sa√≠das para obten√ß√£o de documentos e realiza√ß√£o de exames, previne multas e san√ß√Ķes das autoridades.

√Č preciso ainda refor√ßar que o e-Social¬†j√° est√° em vigor. Os valores da multas ser√£o altos para quem n√£o estiver de acordo com a nova legisla√ß√£o. O que for√ßa a organiza√ß√£o dos processos para o cumprimento das novas exig√™ncias. E tanto o e-Social quanto a nova legisla√ß√£o trabalhista podem impactar na gest√£o de pessoal. Para estar em dia com as novas regras, os empregadores de supermercados e mercearias podem contar tamb√©m com a contabilidade consultiva.

 

Meça qual o nível da organização contábil do seu supermercado ou mercearia acessando o quiz que a NTW preparou para você.

 

Conclus√£o

O apoio especializado da contabilidade para supermercados tem o objetivo de agregar valor ao negócio e eliminar riscos. Com tantas mudanças e novas exigências na legislação, fica quase impossível para o empreendedor de supermercados e mercearias fazer a correta gestão do seu negócio sem a atuação de uma contabilidade consultiva. Conte com a orientação correta e precisa e a padronização de procedimentos que só a NTW Contabilidade e Gestão Empresarial pode proporcionar.

Encontre a unidade NTW mais próxima e confira os diferenciais da maior e melhor franquia de contabilidade do país.

 


Artigo coordenado por:

Fernando Campanaro e Paulo Pereira – NTW Porto Alegre

Sobre o Autor:

Avatar

Unidades

NTW Alto Acre

NTW Ananindeua Metrópole

NTW Bauru

NTW Belém Augusto Montenegro

NTW Belém Centro

NTW Belém Doca

NTW Belém Metropolitan Tower

NTW Belo Oriente

NTW BH – Barro Preto

NTW BH РCoração Eucarístico

NTW BH – Savassi

NTW Boa Vista

NTW Brasília

NTW Brotas

NTW Caeté

NTW Cabo Frio

NTW Cachoeira Escura

NTW Campina Grande

NTW Campinas

NTW Campo Grande Semin√°rio

NTW Campos dos Goytacazes

NTW Canoas

NTW Caratinga

NTW Castanhal

NTW Cerro Azul

NTW Concórdia

NTW Conselheiro Pena

NTW Coronel Fabriciano

NTW Coronel Xavier Chaves

NTW Curitiba

NTW Divinópolis

NTW Dom Cavati

NTW Duque de Caxias

NTW Feira de Santana

NTW Florianópolis

NTW Fortaleza Meireles

NTW Franca

NTW Goi√Ęnia

NTW GV Centro

NTW GV Solutions

NTW GV Vila Isa

NTW Ipatinga

NTW Ita√ļ de Minas Centro

NTW Joaçaba

NTW Joaíma

NTW Jo√£o Pessoa Cristo Redentor

NTW Juiz de Fora – Centro

NTW Juiz de Fora Santa Helena

NTW Jundiaí

NTW Juruti

NTW Leopoldina

NTW Londrina Gleba Palhano

NTW Luís Eduardo Magalhães

NTW Macap√°

NTW Magé

NTW Manaus-Centro

NTW Mariana

NTW Marília

NTW Mogi das Cruzes – Cezar de Souza

NTW Muriaé

NTW Natal Lagoa Nova

NTW Nova Bandeirantes

NTW Nova Iguaçu Centro

NTW Naque

NTW Olinda Jardim Atl√Ęntico

NTW Oriximin√°

NTW Osasco

NTW Passos

NTW Paragominas

NTW Paranatinga

NTW Paulo Afonso

NTW Pelotas Plex

NTW Petrópolis Cidade Imperial

NTW Pirassununga

NTW Ponta Por√£

NTW Porto Alegre

NTW Porto Alegre Centro

NTW Porto Velho

NTW Porto Velho – Embratel

NTW Primavera do Leste

NTW Recife

NTW Ribeir√£o Preto

NTW Rio Branco

NTW Salvador

NTW Salvador Barra

NTW Salvador Castro Alves

NTW Salvador Itaigara

NTW Salvador Paralela

NTW Salvador Pituba

NTW Santarém

NTW Santos

NTW S√£o Carlos

NTW São Fidélis

NTW S√£o Jo√£o del Rei

NTW São José dos Campos РJardim Aquarius

NTW São José dos Campos Satélite

NTW S√£o Jorge

NTW São Luís

NTW S√£o Paulo Butant√£

NTW S√£o Paulo Lapa

NTW Serra Verde

NTW Cerro Azul

NTW Setor Bueno – Goi√Ęnia

NTW Taguatinga Sul

NTW Tatuapé

NTW Teixeira de Freitas

NTW Teresópolis

NTW Timóteo

NTW Ubaporanga

NTW Uberaba

NTW Uberl√Ęndia Solutions

NTW Vila Velha