Além da contabilidade e gestão financeira para startups: OKRs!

Além da contabilidade e gestão financeira para startups: OKRs!

É comum os empreendedores de startups passarem muito tempo ocupados cuidando de tanta coisa dentro da empresa, que muitas vezes não sobra tempo o suficiente para ser destinado à cuidar da administração do negócio. A metodologia de OKRs – Objectives and Key Results ou em protuguês, Objetivos e Resultados-chave, ajuda a estabelecer prioridades e otimizar o tempo desses empreendedores. As OKRs fornecem um conjunto de objetivos que vão levar a empresa a conquistar seus objetivos, até mesmo os que não costumam ser tão íntimos dos empreendedores como a contabilidade e gestão financeira para startups.

Confira nesse post o que são as OKRs, quais são os benefícios de utilizá-las no seu negócio e como elas são uma ferramenta importante para manter o foco na gestão da sua empresa!

# O que são OKRs e quais as principais vantagens de utilizá-las em sua startup

As OKRs são um conjunto de metas (sejam individuais, de equipe ou da empresa) que juntas, têm como finalidade alcançar um objetivo macro do negócio e foram criadas inicialmente pela empresa Intel. Elas ficaram famosas porque o Google passou a adotá-las no ano de 1999, quando a empresa tinha menos de um ano de operação e contava com apenas cerca de quarenta funcionários.

Essa metodologia foi capaz de suportar todo o crescimento do Google, passando de apenas 40 funcionários para mais de 60 mil atualmente e isso provou, que as OKRs podem ser utilizadas tanto por empresas pequenas quanto por empresas gigantes. Atualmente diversas empresas do Vale do Silício já utilizam essa metodologia como por exemplo Twitter, Linkedin, Spotify, GoPro e Dropbox. No Brasil também é utilizada por empresas famosas como Nubank, VivaReal, Locaweb e Moip.

# Como escolher corretamente as OKRs para a sua startup

As OKRs têm ajudado empresas de todos os portes a alcançarem resultados. Definir os objetivos de sua startup é o primeiro passo para alcançá-los e gerar resultado, mas esse processo de definir metas e objetivos (principalmente de longo prazo) dentro da sua empresa pode ser algo bastante desafiador e confuso.

As OKRs podem ser definidas para diversas áreas dentro do seu negócio, podem ser OKRs de equipe, OKRs de crescimento, OKRs de negócio, entre outras. O principal objetivo delas é definir como sua empresa irá atingir os objetivos, por meio de ações concretas e mensuráveis. Ao definir as OKRs basicamente deve ser pensado em duas coisas: O que eu vou fazer? E como eu vou medir?

Funciona mais ou menos assim, para definir o Objetivo a pergunta a se fazer deve ser: aonde eu quero chegar? Esse é o momento em que o empreendedor pensa naquilo que ele busca alcançar com suas estratégias de marketing, vendas, gestão de pessoas, entre outros.

Já para definir o Resultado-chave a pergunta a se fazer deve ser: como eu vou saber se estou chegando (ou já cheguei) onde queria? Nesse momento o empreendedor deve definir quais são os resultados que ele deseja obter (como um aumento dos leads, aumento das vendas ou mais funcionários) e como ele vai mensurar isso (normalmente nessa hora são definidos indicadores especialmente para cada objetivo a fim de mensurar cada resultado obtido).

Procure definir as OKRs em reuniões específicas para isso, de preferência envolvendo colaboradores de diferentes áreas e também os empreendedores do negócio. É aconselhável que se organize times e que eles definam e apresentem as OKRs para os demais a fim de ouvir feedbacks e estruturá-las da melhor maneira possível.


# A importância de controlar e acompanhar os resultados

É muito importante que as metas não sejam definidas e depois abandonadas. Não “jogue suas metas na gaveta”. Ao adotar as OKRs na sua startup é crucial que você acompanhe os resultados, pois isso está na essência dessa metodologia e é uma ação necessária para que ela funcione e você desfrute de todas as vantagens geradas, como:

    • Processos simplificados: os processos se tornam mais simples e de fácil entendimento.
    • Maior envolvimento da equipe: a equipe fica envolvida entendendo por exemplo a importância, por exemplo, do monitoramento financeiro, do controle de custos e da guardar e organizar documentos fiscais.
    • Foco nos objetivos: toda a equipe entende claramente quais são os objetivos e o que é necessário fazer para alcançá-los.
    • Maior produtividade: uma equipe focada é uma equipe mais produtiva.
    • Mensuração dos resultados: essa metodologia destaca a importância de mensurar e acompanhar resultados.

É apenas acompanhando os resultados de perto, que você como empreendedor será capaz de identificar os procedimentos que dão ou não resultados positivos, onde você precisa realizar ajustes, entre outros.

Monitorando os resultados e implementando as ações necessárias, sua empresa será capaz de viver por muito mais tempo, conquistar crescimento e proporcionar uma experiência muito melhor para seus clientes e colaboradores. Sem contar os ganhos financeiros que isso gera para o seu negócio. Mas para mensurar esses resultados e para que as OKRs funcionem na sua empresa, é necessário conhecer bem os números da sua empresa e nessa hora, um contador é um excelente aliado para cuidar da contabilidade e gestão financeira para startups.

Cuidar desses dois pontos dentro da sua startup é crucial para garantir a sobrevivência do seu negócio. Segundo uma pesquisa realizada pelo Sebrae com duas mil empresas brasileiras, 25% das empresas entrevistadas afirmaram que problemas na gestão (administrativos e contábeis) estavam entre os principais motivos de falência.

Uma boa gestão é sem dúvidas um fator determinante para a longevidade e o sucesso de sua startup, já que 13% das empresas entrevistadas pelo Sebrae, afirmaram que se tivessem adotado uma gestão financeira mais eficaz isso teria evitado essas empresas de encerrarem suas atividades.

Como você pôde observar lendo até aqui, com a aplicação das OKRs sua empresa pode dar um grande salto de produtividade e alavancar os resultados! Lembrando que elas são eficientes tanto para pequenas como para grandes empresas, independente de quanto tempo essa empresa já exista no mercado. Focar na contabilidade e gestão financeira para startups irá garantir benefícios para o seu negócio e adotar OKRs faz com que você consiga manter o foco na gestão sem prejudicar suas outras responsabilidades.

Caso você sinta que precisa de ajuda nos processos gerenciais da sua empresa, além das OKRs adote estratégias de contar com o serviço de empresas parceiras que te ajudarão nessa jornada. Se cercar de profissionais capacitados e que assim como você, entendam a importância de uma boa gestão e cuidados com a contabilidade do seu negócio, causa um impacto muito positivo na sua startup. Se precisar, conte com o apoio de contadores especializados nessa caminhada.

Para facilitar seu caminho, é importante contar com parceiros experientes, como os contadores, que ajudam muito e oferecem serviços consultivos para que você empreendedor, entenda melhor os números que a empresa gera e desta forma, possa aplicar e acompanhar as OKRs com eficiência.

A NTW é sua parceira nessa jornada! Entre em contato para saber como os contadores especializados podem apoiar o desenvolvimento sustentável da sua startup!

Coordenado por:

Walter Teixeira – Conselheiro da NTW Franquia Contábil

Sobre o Autor: