A plataforma de relacionamento do Governo Federal com o cidadão, o gov.br, recebeu atualizações neste mês, dentre elas destaca-se a possibilidade do cidadão poder assinar documentos do poder público via celular.

Segundo o blog da plataforma, qualquer documento que envolva interações com o poder público federal, poderão ser assinados pelo aplicativo e terão validade legal, amparada pela Lei 14.063 (de 23/09/2020) e pelo Decreto 10.543 (de 13/11/2020).

Mas atenção, para realizar a assinatura digital é necessário possuir um cadastro ativo e a conta ser Prata ou Ouro. Quem acessar o aplicativo gov.br e realizar biometria facial já cumpre esse requisito, assim como quem opta realizar o login pela identificação por seu banco ou por intermédio de certificado digital ICP-Brasil.

Além da novidade citada acima, o aplicativo gov.br passa a contar com barra de busca de 4,9 mil serviços do Governo Federal, sendo 74% deles totalmente digitais e podendo ser realizados de qualquer lugar.

A expectativa é que com essa melhoria haja uma transformação na vida do cidadão, em especial de contadores e empresários no contato com as juntas comerciais.

A plataforma gov.br pode ser acessada pelo aplicativo de mesmo nome, baixado gratuitamente em Android e IOS e por meio do site acesso.gov.br.