Benefícios e incentivos fiscais para a área de Livre Comércio em Brasiléia e Epitaciolândia

Benefícios e incentivos fiscais para a área de Livre Comércio em Brasiléia e Epitaciolândia

Muito se tem falado sobre a Zona Franca de Manaus, uma área de livre comércio de importação e de exportação de incentivos fiscais especiais, cuja finalidade sempre foi a de criação e ampliação de um centro industrial, comercial e agropecuário no interior da Amazônia, de acordo com os termos do Decreto-Lei nº 288/1967.

 

Regime Fiscal Especial em Brasiléia e Epitaciolândia

 

Brasiléia e Epitaciolândia, cidades da região do Alto Acre, localizadas a 245 km da capital do estado do Acre – Rio Branco, possuem uma privilegiada localização geográfica próxima a dois países (Bolívia e Peru), com quem ambas mantém atividade econômica, e encontram-se distante apenas 750 km do Porto Fluvial de Porto Velho/RO, corredor de exportação para Europa e Costa Leste dos Estados Unidos.

 

Se tratando de cidades fronteiriças, Brasiléia possui um Regime Fiscal Especial de Área Especial, conforme previsto no Regulamento Aduaneiro – Decreto 6759/2009, onde em 08 de março de 1994, através da Lei nº. 8.857, foi criada a Área de Livre Comércio de Brasiléia, extensão a Epitaciolândia, que concede o direito a incentivos fiscais especiais na compra, cuja finalidade é a de criação e ampliação de um centro industrial, comercial e agropecuário no interior da Amazônia.

 

Os incentivos concedidos, baseado no regime aduaneiro aplicável em áreas especiais e a isenção de Impostos de Importação; ICMS da Origem, PIS e COFINS e Imposto sobre produtos industrializados para todas as mercadorias estrangeiras nacionalizadas e nacionais que ingressarem na Zona Franca/Área de Livre Comércio e, que sejam para o consumo interno, industrialização, beneficiamento, agropecuária, pesca, instalação e operação de indústrias e serviços, bem como aquelas estocadas para reexportação. Nestas, não estão incluídas, armas e munições, fumo, bebidas alcoólicas, automóveis de passageiros e produtos de perfumaria ou de toucador, e preparados e preparações domésticas.

 

Zona Franca Verde

 

Essas características permitem que empresas Industriais e Comerciais possam se instalar e gozar dos diretos que ali se encontra. Recentemente, entrou em vigor a Lei que criou a Zona Franca Verde, nome dado ao regime fiscal direcionado a indústrias, onde estas podem vender seus produtos para qualquer parte do país sem o acréscimo do IPI nas suas saídas. Lembrando que estas podem, ainda, adquirir os insumos para fabricação com os incentivos de compra da Área de Livre Comércio.

 

A denominação Zona Franca Verde diz respeito à isenção do Imposto sobre produtos industrializados, concedido pelo Governo Federal, para os produtos industrializados nas Áreas de Livre Comércio com preponderância de matéria-prima de origem regional.

 

Sendo assim, Brasiléia e Epitaciolândia reúnem todas as características, tanto geográfica, quanto tributária, para instalação de indústrias que podem gerar emprego e renda para a população da região, que por sua vez, poderá melhorar todos os indicadores socioeconômicos, gerando uma nova era de grandeza a ambos os municípios.

 

A NTW Alto Acre conta com uma equipe de especialistas preparados para abrir a sua empresa em Brasiléia e região. Ficou com alguma dúvida? Converse com os nossos especialistas pelo chat online.

 

Até o próximo post!

Sobre o Autor:

Avatar

Unidades

NTW Alto Acre

NTW Bauru

NTW Belém Augusto Montenegro

NTW Belém Centro

NTW Belém Doca

NTW Belém Metropolitan Tower

NTW Belo Oriente

NTW BH – Barro Preto

NTW BH – Buritis

NTW BH – Coração Eucarístico

NTW BH – Savassi

NTW Boa Vista

NTW Brasília

NTW Cabo Frio

NTW Campina Grande

NTW Campinas

NTW Campos dos Goytacazes

NTW Canoas

NTW Caratinga

NTW Concórdia

NTW Conselheiro Pena

NTW Curitiba

NTW Dom Cavati

NTW Duque de Caxias

NTW Feira de Santana

NTW Florianópolis

NTW Fortaleza Meireles

NTW Franca

NTW Goiânia

NTW GV Centro

NTW GV Solutions

NTW GV Vila Isa

NTW Ipatinga

NTW Joaçaba

NTW Joaíma

NTW João Pessoa Cristo Redentor

NTW Juiz de Fora – Centro

NTW Jundiaí

NTW Juruti

NTW Leopoldina

NTW Luís Eduardo Magalhães

NTW Macapá

NTW Magé

NTW Manaus-Centro

NTW Mariana

NTW Marília

NTW Muriaé

NTW Nova Bandeirantes

NTW Nova Iguaçu Centro

NTW Olinda Jardim Atlântico

NTW Oriximiná

NTW Osasco

NTW Paragominas

NTW Paranatinga

NTW Paulo Afonso

NTW Pirassununga

NTW Ponta Porã

NTW Porto Alegre

NTW Porto Velho

NTW Porto Velho – Embratel

NTW Primavera do Leste

NTW Recife

NTW Ribeirão Preto

NTW Rio Branco

NTW Rio Freguesia

NTW Salvador

NTW Salvador Barra

NTW Salvador Castro Alves

NTW Salvador Itaigara

NTW Salvador Pituba

NTW Salvador Wall Street

NTW Santarém

NTW Santos

NTW São Caetano do Sul – Santa Paula

NTW São Carlos

NTW São Fidélis

NTW São João del Rei

NTW São Jorge

NTW São Luís

NTW Serra Verde

NTW Setor Bueno – Goiânia

NTW SP Lapa

NTW Tatuapé

NTW Teixeira de Freitas

NTW Teresópolis

NTW Timóteo

NTW Uberaba

NTW Uberlândia Solutions

NTW Vila Velha