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Principal motivo da alta se deve à incentivo fiscal implementado no ano de 2021 

O setor de bares e restaurantes desempenha um papel significativo na economia do estado do Rio de Janeiro. A presença de uma cena gastronômica diversificada e vibrante contribui para a atratividade do estado como destino turístico, aumentando assim o número de visitantes e gerando receitas significativas. 

O turismo é uma das principais atividades econômicas da região, e a oferta de uma variedade de bares e restaurantes é essencial para atender às demandas dos turistas e também dos residentes locais. Dados do Sindicato de Bares e Restaurantes (SindRio) mostram que o faturamento deste segmento no estado cresceu 14,4% em 2022 na comparação com o ano anterior,  passando de R$ 10,8 bilhões para R$ 12,3 bilhões.

Uma das hipóteses que justificam o aumento deste faturamento é a criação de um incentivo fiscal ao setor, em 2021, que estabelecia a alíquota de ICMS de 3% no fornecimento ou na saída de refeições, e de 4% para as demais operações. “Pessoalmente vejo que em 2022 com a pandemia sob controle as pessoas voltaram a consumir na rua em bares e restaurantes principalmente o fluminense que gosta de confraternizar com os amigos na sexta ou em datas comemorativas e eventos, como jogos de futebol, e em 2020 e 21 esse tipo de evento chegou a ser proibido,” afirma Robson Freitas, contador e Diretor-Executivo da NTW Magé. 

Além de ser um excelente combustível para o turismo e lazer do estado, o setor de bares e restaurantes também torna-se um importante responsável pela criação de empregos diretos e indiretos, oferecendo oportunidades de trabalho para uma ampla gama de profissionais, desde chefs de cozinha e garçons até fornecedores e equipe de limpeza. “O setor de bares e restaurantes é fundamental para a economia do estado do Rio de Janeiro, impulsionando o turismo, gerando empregos, estimulando a agricultura local e promovendo o crescimento de outras indústrias relacionadas,” complementa Robson.

Para que os resultados deste segmento possam continuar aumentando gradativamente, é muito importante dar uma atenção especial à gestão financeira e contábil dos empreendimentos. “Cada negócio é único, portanto, é importante adaptar essas estratégias de acordo com as necessidades e características específicas do seu bar ou restaurante. É recomendável buscar orientação de um contador ou consultor financeiro para ajudar na implementação dessas práticas e no cumprimento das obrigações contábeis, financeiras e tributárias,” finaliza o contador. 

Dados da PNAD Contínua divulgada pelo IBGE colocam setor com a maior variação positiva entre todas as atividades

O setor de alojamento e alimentação registrou crescimento no número de pessoas ocupadas (empregos formais e informais) no primeiro trimestre deste ano (jan/fev/mar), segundo dados divulgados pelo IBGE nesta sexta-feira (28). Os bares e restaurantes (que representam cerca de 85% do segmento alojamento e alimentação, segundo dados da Receita Federal) foi responsável pela criação de quase 50 mil novas vagas de emprego, sendo o setor com maior crescimento, de 1% em relação ao trimestre anterior – e um dos únicos três segmentos estudados que tiveram variação positiva, junto com transporte (0,6%) e informação, comunicação e atividades financeiras (0,7%).

Em relação ao mesmo trimestre de 2022, o aumento foi de 1,8% no setor. Na média do país, houve recuo na taxa de pessoas ocupadas na economia, com -1,06% em relação ao trimestre out/nov/dez de 2022.

Apesar das dificuldades enfrentadas em função de fatores como endividamento e inflação, o setor de bares e restaurantes continua empregando e contribuindo para a economia do país. Paulo Solmucci, presidente da Abrasel, destacou a importância do setor para a retomada econômica. “O setor de bares e restaurantes é um dos mais importantes, sendo responsável por cerca de 6 milhões de empregos diretos. Mesmo diante das dificuldades enfrentadas durante e depois da pandemia, continua contratando e contribuindo. No entanto, não recebe a atenção devida. Temos ainda 30% de estabelecimentos trabalhando com prejuízo, um número muito alto. É preciso atenção com quem está pagando hoje uma conta injusta e desproporcional dos tempos de restrições e fechamentos “, afirmou Solmucci.

Ainda assim,o número expressivo de oportunidades de trabalho representa um cenário extremamente positivo para o setor, que se recupera bem dos desafios enfrentados durante e após a pandemia. “Essa tendência é um reflexo da retomada gradual das atividades econômicas, da flexibilização das restrições e do aumento da confiança dos consumidores em frequentar estabelecimentos de alimentação fora do lar. E as oportunidades de emprego são essenciais para a recuperação econômica e o desenvolvimento social, para fornecer  meios de subsistência para muitos trabalhadores e impulsionar ainda mais  a economia local,” afirma Adriana Ramos, contadora e Diretora-Executiva da NTW Contabilidade Unidade Campo Grande – Seminário

A média salarial do setor de alojamento e alimentação também teve uma alta expressiva em relação ao último trimestre de 2022. O salário médio passou de R$ 1.854 para R$ 1.948, um aumento de 5,1%. Em relação ao mesmo trimestre do ano anterior, o crescimento foi de 9,1%, acima do índice geral de inflação, de 4,65% no período. No entanto, a média salarial no setor ainda está entre as mais baixas, acima somente da agricultura e dos serviços domésticos.

É importante que o setor continue a se adaptar, inovar e buscar a sustentabilidade para enfrentar os desafios futuros e proporcionar um ambiente seguro e agradável para os consumidores. “Todo esse panorama apenas confirma a  importância do setor de bares e restaurantes na economia, uma vez que esses estabelecimentos desempenham um papel fundamental na criação de empregos, na geração de receita e também no estímulo ao turismo, ao lazer, entretenimento e ao desenvolvimento local,” finaliza Adriana.

No Brasil, a gestão de dados trabalhistas sempre foi um desafio para as empresas. Invariavelmente, o grande volume de informações e obrigações fiscais tornava o processo burocrático e suscetível a erros. No entanto, com o objetivo de simplificar e unificar esse processo, o governo implementou o eSocial, uma plataforma digital que busca revolucionar a forma como as empresas lidam com esses tipos de obrigações.

O eSocial — alcunha simplificada para Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas –, começou a ser implementado em meados de 2018. A iniciativa é fruto de uma ação conjunta da Receita Federal do Brasil, do Ministério do Trabalho, do Instituto Nacional do Seguro Social e da Caixa Econômica Federal para aperfeiçoar o envio de informações trabalhistas, previdenciárias e fiscais pelos contratantes.

Antes da implementação do eSocial, as empresas tinham que lidar com diversas obrigações e declarações. E cada uma delas exigia o preenchimento de formulários específicos e envio para diferentes órgãos do governo. Com o novo sistema, todas essas tarefas foram integradas em uma única plataforma, reduzindo em muito a burocracia. Além disso, a tecnologia adotada também é mais segura em relação às possibilidades de erros e fraudes. São diversos os itens cobertos pela plataforma:

  •         CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – regime CLT)
  •         CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho)
  •         CD (Comunicação de Dispensa)
  •         CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social)
  •         DCTF (Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais)
  •         DIRF (Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte)
  •         Folha de pagamento
  •         GFIP (Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social)
  •         GPS (Guia da Previdência Social)
  •         GRF (Guia de Recolhimento do FGTS)
  •         LRE (Livro de Registro de Empregados)
  •         MANAD (Manual Normativo de Arquivos Digitais)
  •         PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional)
  •         PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário)
  •         PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais)
  •         QHT (Quadro de Horário de Trabalho)
  •         RAIS (Relação Anual de Informações Sociais)

Redução de erros e inconsistências

 Além de centralizar as obrigatoriedades na gestão de dados trabalhistas, o eSocial contribui para a redução de erros nas informações enviadas pelas empresas. Antes, quando os dados eram emitidos por meio de diferentes declarações, era comum ocorrerem inconsistências entre as informações prestadas, o que poderia gerar multas e penalidades para as empresas.

Com o eSocial, os dados são validados automaticamente pelo sistema, reduzindo a chance de erros e facilitando a identificação de equívocos.

Melhoria na fiscalização e combate à sonegação

O eSocial permite um maior controle e fiscalização por parte dos órgãos governamentais. Com todas as informações trabalhistas centralizadas em uma única base de dados, o governo tem acesso a informações mais precisas e atualizadas sobre os trabalhadores e suas relações com as empresas. Isso facilita a identificação de irregularidades, combate à sonegação de impostos e contribui para a redução da informalidade.

Benefícios para os trabalhadores

Além de simplificar a gestão para as empresas, o eSocial também traz benefícios para os trabalhadores. Com a integração das informações, é possível agilizar o acesso a benefícios previdenciários, como o seguro-desemprego e o auxílio-doença. Além disso, o eSocial contribui para garantir o cumprimento dos direitos trabalhistas, uma vez que o sistema permite a verificação do status das obrigações por parte das empresas.

Obrigatoriedade do eSocial

É importante frisar que a adesão ao eSocial é obrigatória. Então, não apenas o acesso a benefícios para empregadores e empregados deve ser um fator motivador para se aderir ao sistema. Afinal, trata-se da adequação a uma lei.

E, desde 2018, todas as empresas do Brasil devem enviar os dados relacionados aos seus colaboradores por meio do sistema, sob pena de receberem multas e outras sanções.

Conclusão

O eSocial é uma ferramenta fundamental para as empresas brasileiras, pois simplifica e aperfeiçoa a gestão de dados trabalhistas. Ao unificar as obrigações fiscais e previdenciárias em um único sistema, o eSocial reduz a burocracia e diminui erros e inconsistências, além de facilitar a fiscalização por parte do governo.

Essa plataforma traz benefícios tanto para as empresas, que ganham eficiência na gestão de seus colaboradores, quanto para os trabalhadores, que têm seus direitos assegurados e acesso mais ágil a benefícios previdenciários.

Parceria estratégica para empreendedores

Não apenas para se atualizar sobre o eSocial e sobre as novidades na gestão de dados trabalhistas, mas para manter o controle sobre todas as suas obrigações financeiras e administrativas, é fundamental poder contar com um parceiro estratégico. Com mais de três décadas de atuação e centenas de unidades em todo o território brasileiro, a NTW é a maior e mais premiada rede de escritórios contábeis da América Latina. Por meio de contabilidade consultiva e gestão empresarial de alta performance, a NTW tem as soluções que empreendedores dos mais diversos segmentos precisam para otimizar lucros e reduzir tributações. Quer saber como essa parceria pode fazer a diferença para o seu negócio? Então CLIQUE AQUI e fale agora mesmo com um consultor.

 

O empreendedorismo é um segmento extremamente forte no Brasil. Seja para driblar adversidades econômicas ou para essencialmente transformar sonhos em realidade, este é um caminho cada vez mais adotado por profissionais de diversas áreas. No entanto, abrir o seu próprio negócio requer conhecimento, estratégia e muita determinação. Afinal, como identificar oportunidades, avaliar a concorrência, agregar valor à marca e fazer com que um produto ou serviço chegue até o público-alvo? É por essas (e muitas outras) que o marketing exerce um papel fundamental durante toda a jornada de empreendedorismo.

Para que você entenda o quão intrinsecamente o marketing está associado ao empreendedorismo, basta dizer que um produto ou serviço não pode ser vendido se não houver alguém que o queira comprar – aí está a necessidade de um elo de ligação. E, levando em conta os estágios iniciais de um negócio, essa relação fica ainda mais explícita. Não por acaso, o marketing é uma das principais ferramentas para que um novo empreendimento possa se destacar em meio a uma concorrência acirrada, repleta de empresas já consolidadas e sem interesse algum em reduzir sua margem de lucro.

Começando do começo: o que exatamente é marketing

Diante das demandas de um mercado consumidor, o marketing desenvolve análises, explora estratégias e gera valor na entrega de produtos e serviços – sempre de modo a satisfazer os anseios dos clientes e gerar lucro e fortalecimento de marca para as empresas. Tudo a ver com os objetivos e as necessidades do empreendedorismo, não é mesmo?

Obviamente, marketing não é apenas sobre vender, mas sobre como se posicionar, atrair clientes e se destacar diante mercados exigentes e uma concorrência cada vez mais competitiva. E tudo isso envolve conceitos e metodologias em constante mutação. Afinal, se a sociedade evolui e os hábitos de consumo se alteram, as estratégias de marketing também o fazem. Para resumir tudo isso, vamos ficar com a definição daquele que talvez seja a maior referência do segmento:

“Marketing é o processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo que necessitam e que desejam com a criação, a oferta e a livre negociação de produtos e serviços de valor com outros” – Philip Kotler

 

Os diferentes tipos de marketing

Você já sabe qual é o conceito básico de marketing e que ele está intensamente associado ao empreendedorismo. Agora, vamos nos debruçar sobre algumas de suas divisões, para que você entenda que ele está presente em simplesmente todas as etapas que envolvem a criação e a manutenção de um negócio.

Endomarketing: é uma estratégia de marketing institucional voltada para ações internas na empresa. É também chamado de Marketing Interno e visa melhorar imagem da empresa entre os seus colaboradores, culminando em uma equipe motivada e na redução do turnover.

Marketing digital: de forma resumida, é a atuação nos meios on-line. Pode ser estratégia de impulsionamento em sites de busca, posts patrocinados e e-mail marketing, além de ações em sites, blogs e apps, por exemplo.

Inbound: este é o marketing de atração. O objetivo aqui é chamar a atenção do público com conteúdo relevante e não explicitamente vendedor, de forma a transformar visitantes em leads, leads em consumidores e consumidores em advogados da marca.    

Outbound: trata-se de uma abordagem mais ativa na prospecção. Neste cenário, é fundamental definir um público-alvo e impactá-lo com mensagens personalizadas por meio de diferentes canais (anúncios de TV, outdoors, banners em sites etc.).

Marketing social: geralmente, envolve sustentabilidade e causas sociais e ambientais. E isso é cada vez mais importante, pois, hoje em dia, a informação é disseminada com muita rapidez. Então, não dá mais para ficar apenas no discurso — é necessário assumir compromissos.

A definição de empreendedorismo

Você, que está lendo este artigo e já possui uma empresa ou planeja abrir o seu próprio negócio, muito provavelmente já está familiarizado com o conceito de empreendedorismo (afinal, você vive isso!). Não é mesmo?  

Mas, para uma melhor contextualização e organização das ideias, vamos citar aqui a definição do Sebrae: “empreendedorismo é a capacidade de identificar problemas e oportunidades, criar soluções inovadoras e implementá-las de forma eficiente para obter resultados positivos”.

Em outras palavras, o empreendedorismo é a arte de criar um negócio do zero ou o intuito de transformar algo que ainda está no campo das ideias em um empreendimento real, lucrativo e bem-sucedido. Por isso, trata-se de algo movido pela paixão, pela criatividade e pelo desejo de fazer a diferença na vida das pessoas.

Concluindo…

De forma sucinta: o marketing e o empreendedorismo são duas áreas que se complementam perfeitamente. Sem uma estratégia eficaz, o empreendedor não conseguirá identificar as necessidades dos seus clientes, assim como não conseguirá criar um produto ou serviço que atenda a essas necessidades e promovê-lo de maneira efetiva. O empreendedorismo, portanto, precisa do marketing para entender o mercado em que atua e para obter êxito em sua proposta.

Parceria estratégica para empreendedores

Além do empreendedor ter conhecimento sobre a importância do marketing e sobre como isso afeta os seus negócios, é fundamental poder contar com um parceiro estratégico durante esta jornada. Com mais de três décadas de atuação e centenas de unidades em todo o território brasileiro, a NTW é a maior e mais premiada rede de escritórios contábeis da América Latina. Por meio de contabilidade consultiva e gestão empresarial de alta performance, a NTW tem as soluções que empresários dos mais diversos segmentos precisam para otimizar lucros e reduzir tributações. Quer saber como essa parceria pode fazer a diferença para o seu empreendimento? Então CLIQUE AQUI

O agronegócio é um setor que movimenta grande parte da economia brasileira, sendo responsável por uma parcela significativa do Produto Interno Bruto (PIB). 

O Brasil é um dos maiores produtores e exportadores de commodities agrícolas do mundo, como: soja, milho, café, açúcar, algodão, carnes, entre outros. Além disso, o país possui uma grande diversidade de culturas, desde as mais  tradicionais até as mais exóticas, o que gera uma oferta variada de produtos agropecuários.

O setor do agronegócio tem um papel importante na balança comercial do país, sendo responsável por uma parcela significativa das exportações brasileiras. Além disso, o setor vem se destacando pela adoção de tecnologias avançadas, inovação e pela contribuição para a melhoria da produtividade e da qualidade dos produtos.

Porém, um dos grandes desafios enfrentados pelos produtores rurais é a precificação dos produtos. A definição do preço de venda é uma etapa crucial para garantir a lucratividade e a competitividade no mercado. 

Por isso, o Diretor-Executivo da NTW João Pessoa Cristo Redentor, Alexandre Ribeiro, contador que atende clientes neste ramo, trouxe 5 dicas muito úteis que vão te ajudar nesta possível objeção! Confira abaixo:

1 – Gastos fixos e variáveis

Como os nomes sugerem, os gastos podem variar ou não com o volume das vendas, portanto, preço e volume de vendas são importantes para se chegar ao lucro. Por isso, devemos classificar e controlar de forma rígida os gastos (custos e despesas).

 2 – Tributação

Atingindo 33% do PIB, os tributos são decisivos para a formação dos preços dos produtos, devido à alta carga tributária incidente e a sua complexidade. Com o planejamento tributário é possível minimizar esses gastos e tornar o produto mais competitivo.  No agronegócio, os incentivos fiscais, isenções e reduções tributárias são decisivos para se ter lucros consistentes.

 3 – Custo Financeiro

O custo financeiro embutido na operação, muitas vezes é relegado a segundo plano. Pesquisar melhores taxas e ajustar o fluxo financeiro irá otimizar os recursos disponíveis e reduzir os gastos com juros e outras despesas financeiras.

 4 – Definir markup

Uma vez equilibrados os itens anteriores, estimados os custos das compras e definida a margem de lucratividade almejada, estaremos aptos a fazer o cálculo do markup, o qual é uma porcentagem da relação entre os preços de venda e de custo dos produtos.

 5 – Preço de mercado

Definido o markup, teremos o preço de venda almejado e então podemos voltar a atenção para os preços praticados no mercado, decidindo com segurança as melhores estratégias de vendas. 

Definir os preços dos produtos é sim um  desafio. Com essas 5 dicas, o processo de precificação torna-se mais simples 😊. 

A NTW Contabilidade e Gestão Empresarial possui as melhores soluções e ferramentas para melhor atender os clientes deste setor, proporcionando maior tranquilidade e segurança para os empresários e produtores rurais. 

Números da inflação de março mostram que estabelecimentos resistem a aumentar o cardápio, mesmo em um momento de dificuldade para operar

Além da demanda reduzida, em função desses fatores, também houve uma diminuição da oferta, porque muitos não estavam financeiramente confortáveis para enfrentar uma situação de pandemia. Quem conseguiu enfrentar viu concorrentes fechando ao seu redor, e mesmo com a redução da demanda conseguiram atender um bom fluxo de pessoas. 

A inflação nos bares e restaurantes foi de 0,60% no mês, contra 0,71% do índice geral no país, segundo dados do IPCA divulgados nesta terça-feira (11) pelo IBGE. No ano, o aumento na alimentação fora do lar acumula alta de 1,67%, também abaixo do índice geral, que foi de 2,09% no primeiro trimestre de 2023. Os números corroboram pesquisa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) feita em março, apontando que 60% dos bares e restaurantes não têm conseguido aumentar os preços para acompanhar o índice geral (32% fizeram reajustes apenas para acompanhar a inflação e 8% disseram ter conseguido aumentar acima do índice geral).

“Ao longo destes três primeiros meses do ano tivemos uma piora sensível na situação das empresas. Hoje há quase um terço do setor trabalhando com prejuízo, e a inflação é uma das causas principais, porque os estabelecimentos não conseguem repassar o aumento dos custos de um modo geral. Os alimentos e bebidas tiveram um arrefecimento nos primeiros meses de 2023, mas insumos importantes como gás encanado, energia elétrica e taxa de água estão acima do índice do nosso setor no ano”, afirma o presidente-executivo da Abrasel, Paulo Solmucci.

Na comparação dos últimos 12 meses, a inflação foi de 7,99%, acima da inflação geral (de 4,65%) e quase em linha com o aumento dos alimentos e bebidas (7,29%). O aumento ainda reflete uma recuperação na segunda metade de 2022, após o período de restrições em função da pandemia que ainda afetou o começo do ano passado. O subitem que mais teve aumento foi o lanche (12,34%), enquanto a refeição subiu abaixo da média, com 5,97%. Neste ano, a tendência se acentua, com o lanche subindo 2,72%, contra 1,17% no preço da refeição no primeiro trimestre.

“Além da demanda ter reduzido, em função desses fatores, também houve uma redução da oferta, porque muitos não estavam financeiramente confortáveis para enfrentar uma situação de pandemia,” afirma o contador e Diretor-Executivo da NTW Porto Alegre, Fernando Campanaro. No fim das contas, quem conseguiu enfrentar, viu concorrentes fechando ao seu redor, e mesmo com a redução da demanda conseguiram atender um bom fluxo de pessoas.

“No ano passado houve alguma recuperação nos preços no segundo semestre e o fim do ano foi bom em termos de faturamento. Mas não o suficiente para que boa parte dos estabelecimentos resolvesse os problemas com dívidas acumuladas e pagamentos em atraso. Claro que a inflação desacelerando é uma boa notícia, mas o fato de não estarmos conseguindo repassá-la neste começo de ano pode indicar uma baixa na demanda no geral, o que aprofundaria ainda mais os problemas. O fato de lanche ter subido quase o dobro do custo da refeição também é um indicativo que o consumidor, com o bolso mais curto, está migrando de refeições completas e mais caras para os lanches, aumentando sua demanda e permitindo preços melhores para este tipo de alimentação”, completa Solmucci.

Alguns estabelecimentos sofreram mais e tiveram dificuldades,  outros acabaram encontrando oportunidades. A localização e tipo de serviço ofertado são alguns dos principais aspectos que impactaram e muito no setor de bares e restaurantes. De acordo com Campanaro, um fator que faz com que os estabelecimentos criem uma vantagem perante emergências e adversidades financeiras impostas pelo mercado é a presença de um contador para auxiliá-los com suas demandas fiscais, financeiras e de gestão. 

“Quem já vinha sendo atendido por uma contabilidade, já estava ciente de  suas despesas, seus custos, conseguiu se programar melhor e enfrentar melhor a pandemia. Além disso, nós da NTW Contabilidade conseguimos passar para nossos clientes  exatamente como aproveitar todos os benefícios que o governo disponibilizou, como: a parte de suspensão a redução de jornadas, entre outros.”

Por isso, ter a ajuda de um contador especializado no segmento de bares e restaurantes é importante para garantir que as finanças do negócio estejam em dia e em conformidade com as leis e normas fiscais, além de ter tranquilidade e estar fora de riscos em situações adversas e inesperadas. 

NTW ALFREDO CHAVES 

NTW ANANINDEUA – CIDADE NOVA

NTW ARACAJU COROA DO MEIO

NTW ARAGUAÍNA CENTRO

NTW ARAGUAÍNA SOLUTIONS

NTW ARAÚJOS

NTW BALSA NOVA CENTRO

NTW BAMBUÍ

NTW BARRA DE SÃO FRANCISCO

NTW BARUERI ALPHAVILLE

NTW BAURU

NTW NAZARÉ

NTW BELÉM BOSQUE

NTW BELÉM PAQUE OFFICE

NTW BELEM DOCA

NTW BELÉM METROPOLITAN TOWER

NTW BELÉM TENONÉ

NTW BELO HORIZONTE – BARRO PRETO

NTW BELO HORIZONTE – BELVEDERE

NTW BELO HORIZONTE – CORAÇÃO EUCARÍSTICO

NTW BELO HORIZONTE CASTELO

NTW BELO ORIENTE

NTW BENEVIDES

NTW BETIM LARANJEIRAS

NTW BH PLANALTO

NTW BOA VISTA

NTW BRAGANÇA PAULISTA

NTW BRASÍLIA

NTW BROTAS

NTW CABO FRIO

NTW CAETÉ

NTW CAMBUCI 

NTW CAMPINA GRANDE

NTW CAMPINAS

NTW CAMPINORTE

NTW CAMPO FORMOSO

NTW CAMPO GRANDE – SEMINÁRIO

NTW CAMPO LIMPO PAULISTA

NTW CAMPOS DOS GOYTACAZES

NTW CAMPO VERDE

NTW CANANEIA

NTW CAPIVARI

NTW CAPOEIRAS

NTW CARATINGA

NTW CARAZINHO

NTW CASTANHAL CENTRO

NTW CERRO AZUL

NTW CHAPECÓ LÍDER

NTW CONCÓRDIA

NTW CONSELHEIRO PENA

NTW COPACABANA

NTW CORINTO

NTW CORONEL FABRICIANO

NTW CORONEL XAVIER CHAVES

NTW CRUZ DAS ALMAS

NTW CURITIBA BATEL

NTW DIVINÓPOLIS

NTW DOM CAVATI

NTW DUQUE DE CAXIAS

NTW ENTRE RIOS

NTW ERVALIA VALE DO SOL

NTW EUGENÓPOLIS

NTW FEIRA DE SANTANA

NTW FORTALEZA CENTRAL

NTW FORTALEZA MEIRELES

NTW FORTALEZA PICI

NTW FRANCA

NTW GOIÂNIA

NTW GOIÂNIA – JARDIM AMÉRICA

NTW GOIÂNIA ORIENTAL

NTW GRAMADO CENTRO

NTW GUARANTA DO NORTE

NTW GUIA LOPES DA LAGUNA

NTW GV – CENTRO

NTW GV SOLUTIONS

NTW GV VILA ISA

NTW IPATINGA

NTW IPATINGA VERTICAL SAÚDE

NTW ITAPERUNA

NTW ITAÚ DE MINAS – CENTRO

NTW JABOATAO DOS GUARARAPES CANDEIAS

NTW JABOATÃO DOS GUARARAPES CURADO

NTW JACAREÍ

NTW JATEÍ CENTRO

NTW JEQUIÉ

NTW JEQUITINHONHA

NTW JEREMOABO

NTW JOAÇABA

NTW JOAÍMA

NTW JUAZEIRO DO NORTE TRIÂNGULO CRAJUBAR

NTW JUIZ DE FORA – CENTRO

NTW JUIZ DE FORA – SANTA HELENA

NTW JUIZ DE FORA ALTO DOS PASSOS

NTW JUNDIAÍ SOLUTIONS

NTW JURUTI

NTW LAGOA DA PRATA

NTW LEOPOLDINA

NTW LUÍS EDUARDO MAGALHÃES

NTW LUZIANIA SETOR LESTE

NTW MACAPÁ

NTW MACEIÓ MCZ – JATIÚCA

NTW MACEIÓ GRACILIANO RAMOS

NTW MAGÉ

NTW MANAUS CENTRO

NTW MANAUS CENTRO SUL

NTW MANAUS JBL

NTW MARIANA

NTW MARICA CENTRO

NTW MARINGÁ – CIDADE CANÇÃO

NTW MARITUBA DECOUVILLE

NTW MATIAS BARBOSA

NTW MOSSORÓ ABOLIÇÃO

NTW MURIAÉ

NTW NANUQUE CENTRO

NTW NATAL CAPIM MACIO

NTW NATAL ZONA SUL

NTW NITERÓI ITAIPU

NTW NITERÓI SANTA ROSA

NTW NOVA BANDEIRANTES

NTW NOVA IGUAÇU CENTRO

NTW NOVA LIMA – VILA DA SERRA

NTW NOVO DIAMANTINO

NTW OCAUÇU

NTW OLÍMPIA

NTW OLINDA JARDIM ATLÂNTICO

NTW OSASCO

NTW PALMAS TEOTÔNIO

NTW PARAGOMINAS

NTW PARAGUAÇU BAGUARI

NTW PASSOS

NTW PAULO AFONSO

NTW PAULO RAMOS

NTW PENALVA CENTRO

NTW PERDÕES PARQUE DAS AVES

NTW PETRÓPOLIS CIDADE IMPERIAL

NTW PIRACICABA JARDIM ELITE

NTW PIRASSUNUNGA

NTW PIUMHI

NTW POÇOS DE CALDAS CENTRO

NTW PONTA PORÃ

NTW PORTO ALEGRE

NTW PORTO VELHO

NTW PUTINGA

NTW PRIMAVERA DO LESTE

NTW RECIFE

NTW RECIFE BOA VIAGEM

NTW RESENDE SÃO CAETANO

NTW RESPLENDOR

NTW RIBEIRÃO PRETO

NTW RIBEIRÃO PRETO – JARDIM SÃO LUÍS

NTW RIO BRANCO

NTW RIO BRANCO SOLUTIONS 

NTW RIO CLARO SOLUTIONS

NTW RIO DAS OSTRAS SOLUTION

NTW RIO DE JANEIRO BARRA

NTW MANGARATIBA

NTW RIO DE JANEIRO RECREIO DOS BANDEIRANTES

NTW SABARÁ CENTRO

NTW SALESÓPOLIS

NTW SALVADOR – BARRA

NTW SALVADOR CASTRO ALVES

NTW SALVADOR PARALELA

NTW SALVADOR PITUBA

NTW SANTA LUZIA

NTW SANTARÉM

NTW SANTO ANDRÉ PREMIUM

NTW SANTO ANTÔNIO DE JESUS SOLUTIONS

NTW SÃO CARLOS

NTW SÃO GONÇALO – BOA VISTA

NTW SÃO JOÃO DE MERITI EXCELLENCE

NTW SÃO JOÃO DEL REI

NTW SÃO JOSÉ DOS CAMPOS JARDIM AQUARIUS

NTW SÃO LUÍS

NTW SÃO LUÍS COHAFUMA

NTW SAO MIGUEL DO GUAMA

NTW SÃO PAULO – PARQUE MANDAQUI

NTW SÃO PAULO – VILA LEOPOLDINA

NTW SÃO PAULO ATLÂNTICA

NTW SÃO PAULO BUTANTÃ

NTW SÃO PAULO JARDIM ARPOADOR

NTW SÃO PAULO LAPA

NTW SÃO PAULO PATRIARCA

NTW SÃO PAULO SANTANA

NTW SÃO PAULO SÃO JORGE

NTW SÃO ROQUE DE MINAS

NTW SAO SEBASTIAO DO PASSE SÃO ROQUE

NTW SERRA VERDE

NTW SERTÃOZINHO SOLUTIONS

NTW SETE LAGOAS SOLUTIONS

NTW SIMÕES CENTRO

NTW SINOP

NTW SORRISO

NTW SUMARÉ VILLA FLORA

NTW TATUAPÉ

NTW TEIXEIRA DE FREITAS

NTW TERESINA EXPRESSA

NTW TERESINA SOLUTIONS

NTW TERESÓPOLIS

NTW TELEMACO BORBA CENTRO

NTW TIMÓTEO

NTW TUCURUÍ CENTRO

NTW TUNAS DO PARANÁ

NTW UBAPORANGA

NTW UBERABA

NTW UBERLANDIA – SANTA MONICA

NTW VALPARAISO DE GOIAS

NTW VARGINHA RIO VERDE

NTW VIÇOSA CENTRO

NTW VILA VELHA

NTW VITÓRIA CENTRO

NTW VITÓRIA DA CONQUISTA IBIRAPUERA