Cada um tem o que merece – Por Frederico Aziz

Cada um tem o que merece – Por Frederico Aziz

“Meu contador é ruim!” Guardadas as devidas variações de tamanho e passionalidade, essa é a frase jargão de nove entre dez empresários brasileiros, já que a contabilidade, via de regra, não atende às expectativas de sua clientela.

Em outras palavras, os serviços prestados pelas empresas contábeis estão aquém daquilo que as suas contratantes julgariam ideal. A falta de informação, a pouca proximidade, o trabalho meramente escritural são os campeões dentre as causas de tanta insatisfação.

De fato, não podemos ignorar a culpa desses fornecedores, que muitas vezes trabalham mais para o fisco do que propriamente o cliente. Na intenção de evitarem multas – muitas vezes absorvidas pelo profissional contábil – ficam mais atentos ao calendário fiscal, em detrimento dos objetivos e anseios empresariais.

Contam-se nos dedos, por exemplo, quantos escritórios possuem registro da data de aniversário dos seus clientes. Bobagem? Pode até ser, mas tal qual um amigo que espera sua lembrança no aniversário, o empresário gostaria, sim, de ao menos ver um balãozinho na tela do computador nessa data.

Enfim, muitas são as reclamações nessa área, e a grande maioria tem fundamento, sem dúvida.

Agora, um convite à reflexão: sua empresa estaria mesmo preparada a ter uma contabilidade de ponta? Será que a estrutura gerencial do seu negócio produz informações que realmente tornariam viáveis análises mais profundas?

Bem, já prestamos consultoria a algumas empresas contábeis e identificamos o seguinte: nem sempre elas são as principais culpadas. Muitos clientes simplesmente despejam sua desorganização na estrutura contábil e facilmente a culpam pela falta de informações.

Por sua vez, esses escritórios, já complexados pela culpa recorrente, assumem o papel passivo de controladoras do erro, limitando-se a absorver passivamente toda e qualquer reclamação.

É tempo de mudar tal cenário, sem dúvida. E um bom começo certamente passa pelo melhor conhecimento do próprio negócio, antes mesmo de qualquer questionamento à assessoria contábil que o atende. Que tal dar o pontapé inicial informando ao contador os controles que você possui e perguntá-lo se eles teriam algum proveito?

Sugiro a você, empresário, que experimente uma nova modalidade de consultoria: dê à sua contabilidade informações mais precisas e deixe que ela lhe entregue sugestões de melhoria, ao invés de apenas guias a serem recolhidas. Permita a ela opinar sobre a sua operação e lhe forneça alternativas ao fluxo de caixa

Atualmente temos bons escritórios voltados a este tipo de assistência, um trabalho que suplanta em muito a técnica pura e simples. Frequentemente, ao se elaborarem relatórios, vêm à tona processos errados que ninguém sonhava existir.

Confronte seu contador de forma a direcioná-lo para este tipo de atividade. Se ele não atender tal demanda, procure outro que possa contribuir de forma mais dinâmica e fornecer mais e melhores informações.

Ou não! Permaneça numa gestão medíocre, feita no caderno de pauta. Siga a mentalidade do “se não sonegar não sobrevivo”. A ignorância pode até ser confortável em certos momentos, mas se não conhecemos a fundo o nosso próprio negócio, jamais avaliaremos seu real potencial de crescimento. Neste caso, o mau contador continuará atendendo sem qualidade e você achando que os honorários estão superavaliados, independentemente de quão baixos sejam. E acredite, eles sempre sairão muito caro, de fato.

img frederico

(*) Frederico Aziz é contador, advogado tributarista e diretor executivo da NTW Pampulha.

Sobre o Autor:

Avatar

Unidades

NTW Alto Acre

NTW Bauru

NTW Belém Augusto Montenegro

NTW Belém Centro

NTW Belém Doca

NTW Belém Metropolitan Tower

NTW Belo Oriente

NTW BH – Barro Preto

NTW BH – Buritis

NTW BH – Coração Eucarístico

NTW BH – Savassi

NTW Boa Vista

NTW Brasília

NTW Cabo Frio

NTW Campina Grande

NTW Campinas

NTW Campos dos Goytacazes

NTW Canoas

NTW Caratinga

NTW Concórdia

NTW Conselheiro Pena

NTW Curitiba

NTW Dom Cavati

NTW Duque de Caxias

NTW Feira de Santana

NTW Florianópolis

NTW Fortaleza Meireles

NTW Franca

NTW Goiânia

NTW GV Centro

NTW GV Solutions

NTW GV Vila Isa

NTW Ipatinga

NTW Indaiatuba Parque Ecológico

NTW Itaú de Minas Centro

NTW Joaçaba

NTW Joaíma

NTW João Pessoa Cristo Redentor

NTW Juiz de Fora – Centro

NTW Jundiaí

NTW Juruti

NTW Leopoldina

NTW Luís Eduardo Magalhães

NTW Macapá

NTW Magé

NTW Manaus-Centro

NTW Mariana

NTW Marília

NTW Muriaé

NTW Nova Bandeirantes

NTW Nova Iguaçu Centro

NTW Olinda Jardim Atlântico

NTW Oriximiná

NTW Osasco

NTW Passos

NTW Paragominas

NTW Paranatinga

NTW Paulo Afonso

NTW Pirassununga

NTW Ponta Porã

NTW Porto Alegre

NTW Porto Velho

NTW Porto Velho – Embratel

NTW Primavera do Leste

NTW Recife

NTW Ribeirão Preto

NTW Rio Branco

NTW Rio Freguesia

NTW Salvador

NTW Salvador Barra

NTW Salvador Castro Alves

NTW Salvador Itaigara

NTW Salvador Pituba

NTW Salvador Wall Street

NTW Santarém

NTW Santos

NTW São Caetano do Sul – Santa Paula

NTW São Carlos

NTW São Fidélis

NTW São João del Rei

NTW São Jorge

NTW São Luís

NTW São Paulo Lapa

NTW Serra Verde

NTW Setor Bueno – Goiânia

NTW Sorocaba Wanel

NTW Tatuapé

NTW Teixeira de Freitas

NTW Teresópolis

NTW Timóteo

NTW Ubaporanga

NTW Uberaba

NTW Uberlândia Solutions

NTW Vila Velha