Por Alexandre Pacheco, Diretor Executivo da NTW Nova Iguaçu

 

Abrir uma clínica médica e empreender no segmento é uma realização para os profissionais da área da saúde, não é mesmo? E ter uma clínica médica significa ter um relacionamento mais próximo com seus pacientes e poder dar a atenção que eles precisam em cada atendimento.

Além disso, ter um estabelecimento próprio também proporciona uma série de benefícios. Por exemplo, a possibilidade de remuneração maior, mais liberdade para organizar a própria agenda e mais autonomia sobre gestão e decisões estratégicas.

Ao planejar abrir uma clínica médica, no entanto, é preciso estar atento a todos os documentos necessários. Da mesma forma, é necessário estar familiarizado com os procedimentos que devem ser realizados para que o seu empreendimento inicie as atividades em plena regularidade.

E para te ajudar nessa questão, preparamos este artigo especialmente sobre esse assunto e disponibilizamos um checklist com os documentos para abrir sua clínica médica.

 

Quais os documentos iniciais, necessários para se abrir uma clínica médica?

Para legalizar a sua clínica médica, é necessário que o empreendedor neste segmento contrate um escritório especializado. Assim, a empresa passa a ter registros em órgãos específicos antes de iniciar as atividades.

Sendo assim, é necessário que você tenha em mãos antecipadamente alguns documentos, como:

  • Cópia de RG e CPF;
  • Folha espelho do IRPF;
  • IPTU do imóvel;
  • Cópia do contrato de locação ou de compra e venda;
  • Entre outros documentos que podem variar de acordo com a sua localização.

Para que qualquer empresa possa dar início às atividades, é preciso estar em conformidade com todo o processo de abertura e legalização.

Esse processo é composto pelos documentos e inscrições que devem ser realizados para que o negócio esteja em conformidade com todos os trâmites legais de abertura de empresa.

É importante levar em consideração que cada cidade ou estado pode exigir documentos ou procedimentos específicos para o funcionamento de uma clínica médica.

Todos esses documentos são fundamentais para que o escritório que vai abrir sua empresa comece a providenciar a abertura o quanto antes e de forma adequada.

Enquanto o profissional agiliza a abertura da sua clínica, não se esqueça de fazer os planejamentos necessários para o êxito do seu empreendimento, como:

  • Plano de Negócio;
  • Planejamento Operacional;
  • Planejamento Estratégico;
  • Planejamento Financeiro;
  • Planejamento Tributário.

Ou seja, são muitos aspectos para iniciar as atividades da forma correta. Por isso mesmo, o segredo para não ter problemas é contar com o suporte de especialistas.

Quando você tem aliados com quem contar, realizar todo o processo necessário para abertura e legalização se torna muito mais simples, rápido e preciso.

Afinal, você tem profissionais para te auxiliar com todas as questões contábeis e de gestão? Você certamente precisará de um escritório especialista no seu segmento para abrir sua clínica médica com segurança.

Na NTW Nova Iguaçu, você encontra:

  • BPO Financeiro para sua clínica começar com organização financeira;
  • Aplicativo onde você terá todos os documentos da sua empresa;
  • Atendimentos por WhatsApp e e-mail com agilidade;
  • Planejamento tributário com foco na redução de tributos.

 

E aí, quer saber mais sobre como a NTW Contabilidade e Gestão Empresarial, a maior rede contábil da América Latina, pode te ajudar? Então FALE AGORA MESMO COM UM DE NOSSOS CONSULTORES!