Como contratar o candidato ideal para seu escritório contábil

Como contratar o candidato ideal para seu escritório contábil

Um escritório de contabilidade gerencia assuntos que são críticos para a sobrevivência e o sucesso de uma empresa. Portanto, contar com um time bem qualificado e com baixa rotatividade é fundamental para garantir resultados ainda mais aprimorados.

Pensando nisso, resolvemos desenvolver o post de hoje, para oferecer dicas de como contratar o candidato ideal para seu escritório de contabilidade. Continue a leitura e saiba mais agora mesmo!

Defina a vaga

Ainda que você saiba qual vaga será preenchida, é preciso definir as características e as particularidades que esse trabalho irá requerer. Essa lista é bem mais específica e auxilia bastante na hora de montar o perfil do candidato que irá preenchê-la.

Por exemplo, é necessário levantar quais competências essa vaga irá demandar, qual é a rotina de trabalho, as descrições das funções e atividades e qual será o salário e pacote de benefícios oferecidos para o funcionário – visto que cargos e funções diferentes requerem qualificações diversificadas e também oferecem salários variados.

Crie um perfil de candidato

Assim que as atribuições da vaga forem bem definidas, é hora de definir qual é o tipo de candidato mais adequado para ocupar a função. Isso inclui: o nível de escolaridade, tempo de experiência, cursos complementares, histórico profissional e até mesmo características pessoais – como resiliência, disponibilidade de horário, capacidade para trabalhar sob pressão, por exemplo.

Faça uma análise prévia de currículos

Alguns cuidados devem ser tomados na hora de analisar os currículos que são enviados para as vagas. Por exemplo, se você deseja criar uma equipe bem estruturada, reter talentos e possuir baixa rotatividade, talvez um candidato que possui pouco tempo de permanência entre os empregos pode não ser a melhor opção.

Outro ponto que deve-se analisar é a qualificação do candidato para o cargo. É muito comum lidar com currículos que demonstrem que o profissional possui mais qualificações do que o necessário, ou então que elas estejam bem aquém do que é requerido. Em ambos os casos, esses candidatos também podem não ser a melhor opção.

Conheça melhor os candidatos na entrevista

Por fim, na hora de entrevistar os candidatos que passaram na triagem, procure compreender mais sobre o aspecto comportamental e as características do profissional. Procure saber o que houve no período de folga entre um emprego e outro, por que ele saiu e/ou deseja sair do emprego atual, quais são suas ambições e seus valores.

Isso ajuda a conhecer melhor o candidato em questão e, principalmente, avaliar se suas qualidades e valores estão de acordo com a política e os valores de seu escritório, criando uma identificação e buscando garantir que aquele funcionário não irá sair depois de algum tempo por questões de “adaptação com o trabalho e a empresa”. Leia também: Tempos de crise: como garantir a sobrevivência da empresa.

Como podemos ver, o processo de contratar o candidato ideal para seu escritório de contabilidade começa antes mesmo de realizar o anúncio da vaga e iniciar o processo de seleção. É uma questão que envolve planejamento e uma definição clara de quais funções precisam ser realizadas e qual é o perfil mais adequado para o trabalho. Somente assim é possível chegar o mais próximo possível do que seria o candidato mais qualificado para o trabalho e que mais se identifica com os ideais de sua empresa.

Agora, leitor, que você já sabe como contratar o candidato ideal, aproveite os comentários e nos conte: como é feito o processo de seleção em seu escritório? Você tem ou já teve alguma dificuldade em encontrar candidatos qualificados ou em reter seus talentos? Compartilhe suas experiências conosco e entre para a conversa!

 

Sobre o Autor: