Como evitar erros no envio do eSocial

Como evitar erros no envio do eSocial

O eSocial está passando por diversas mudanças e começamos a ter indícios da simplificação divulgada pelo Governo. É importante ressaltar que os envios devem continuar sendo feitos normalmente, inclusive a folha de pagamento para as empresas enquadradas nos grupos 1 e 2.

Um dos pontos mais impactantes que poderá causar diferença na folha de pagamento é a correta classificação das incidências das rubricas. É com base nessas incidências que o eSocial vai apurar informações importantes, como dedução de salário-família e salário-maternidade, base de cálculo para contribuição previdenciária, entre outros. Portanto, antes de iniciar o envio das remunerações das suas empresas é imprescindível fazer uma conferência dos códigos de incidências que foram informados no evento S-1010 Tabela de Rubricas.

Envio dos Eventos

Ao realizar o envio dos eventos de remuneração (S-1200), o eSocial retorna o valor da contribuição previdenciária calculada em cada segurado com base nas incidências informadas. Caso o evento seja aceito pelo eSocial e apresente divergências na apuração, nosso sistema possui uma ferramenta onde você pode localizar qual a rubrica que causou a divergência, facilitando a tomada de decisão quanto ao ajuste que precisa ser feito.

Após a correção, será necessário excluir a remuneração e enviar novamente para apuração das contribuições previdenciárias com base nos parâmetros ajustados.

Depois de corrigir as remunerações, deverá ser enviado os demais eventos periódicos que existirem para a empresa declarante. Um dos eventos que faz parte dos eventos periódicos é o evento de pagamento (S-1210), que depende diretamente do envio da remuneração, ou seja, ele não pode ser enviado antes da remuneração que originou o pagamento. Por isso, fique atento na ordem de envio dos eventos periódicos.

Conferência do Envio dos Eventos

Com todos os eventos periódicos encaminhados, o fechamento do período já está pronto para ser enviado,   mas antes é válido fazer uma conferência para certificar que todas as contribuições previdenciárias foram apuradas corretamente. O sistema de Departamento Pessoal Alterdata possui essa ferramenta de análise, com o pré fechamento você poderá conferir com o resumo geral da sua folha de pagamento se os valores de FPAS, RAT, Terceiros, entre outros, estão corretos. Estando os valores corretos, basta enviar o evento de fechamento dos eventos periódicos para os valores do eSocial serem enviados para a DCTFWeb.

Essas novas rotinas de envio de folha de pagamento podem onerar o trabalho de um profissional de departamento pessoal, porém a tendência é que essas novas operações se tornem cada vez mais corriqueiras e, com o tempo, serão administradas com mais tranquilidade. Ainda estamos enfrentando mudanças no que diz respeito ao envio de remunerações para o Governo, portanto, fique atento a essas alterações e esteja preparado para se adaptar às mudanças.

Sobre o Autor:

Pós Graduado em Marketing digital com especialização em marketing de performance.