Você sabe como funciona uma franquia contábil?

Você sabe como funciona uma franquia contábil?

É cada vez mais comum dentro da economia brasileira a abertura das franquias. Elas são tipos de negócios comerciais que envolvem a distribuição de produtos ou serviços com algumas condições estabelecidas em contrato, que deverá ser firmado entre franqueado e franqueador. 

A maioria dos modelos envolve a transferência de marca, tecnologia, assim como consultoria operacional e, é claro, o produto ou serviço. 

Neste post, veremos como funciona uma franquia contábil, quais suas características e o que você deverá saber caso queira abrir uma.

O que é uma franquia contábil?

Uma franquia contábil é um tipo de negócio ligado à prestação de serviços. Neste tipo de empreendimento, o franqueador é o detentor da marca. 

Normalmente, ele possui um grande e conhecido escritório de contabilidade ou até mesmo de auditoria e/ou consultoria.

Ele será o responsável por idealizar, formatar e vender o modelo para aqueles que desejam ser franqueados, ou seja, para quem tem a intenção de investir dinheiro e abrir um negócio. A empresa será operada pelo franqueado, mas o franqueador é quem irá definir os padrões, as formas de ação e condução dos negócios.

Quais são as vantagens de abrir uma franquia contábil?

Além daquelas vantagens já citadas e conhecidas, como a marca e o reconhecimento no mercado, a abertura de uma franquia de contabilidade contará com o apoio na operacionalização das atividades do negócio.

Muitos contadores querem abrir o seu próprio escritório, mas não têm a verdadeira noção de como deverão ser executados os serviços contábeis, de como devem ser cobrados os honorários e até mesmo de como buscar novos clientes no mercado. Desta forma, o modelo de franquia se mostra como resposta e auxílio para estas questões. Além disso, apresenta formas pré-definidas de atuação, que norteiam os atos e a forma de agir para que seu negócio seja um sucesso.

Se você já possui um escritório, mas vem enfrentando dificuldades em relação a processos e a constantes mudanças, principalmente em relação ao crescente número de obrigações tributárias e acessórias, o modelo de franquia também poderá ser uma excelente opção. Isso porque as empresas franqueadoras costumam ter um excelente conhecimento nesta área e poderão lhe auxiliar com a experiência adquirida, além de contatos com companhias de software e consultoria na área de processamento de dados, o que pode ser uma vantagem adicional.

Quais os riscos de abrir uma franquia contábil?

Uma franquia contábil, assim como qualquer franquia ou negócio, apresenta riscos envolvidos com a operação e com a própria economia do país, por isso é necessário pensar e pesquisar.

Entretanto, ao adquirir uma franquia contábil de uma marca conhecida, estes riscos podem ser mitigados e seu negócio possui grandes chances de perdurar.

Por esse motivo é muito importante pesquisar e conhecer sobre a empresa franqueadora e seu modelo de negócio. Não só sobre sua marca, mas também como ocorre a cobrança dos royalties e de outros valores que estão envolvidos neste tipo de empreendimento.

Já está pronto para ter sua própria franquia contábil? Conheça o nosso modelo de negócios. Entre em contato conosco para que nossa equipe especializada possa lhe apresentar melhor as vantagens de se tornar um franqueado e se destacar no mercado.

Sobre o Autor:

Pós Graduado em Marketing digital com especialização em marketing de performance.