Contabilidade consultiva: 5 motivos para a PME contratar este serviço

Contabilidade consultiva: 5 motivos para a PME contratar este serviço

As PMEs (Pequenas e Médias Empresas) precisam conviver com a burocracia do sistema tributário brasileiro, considerado um dos mais complexos e onerosos do mundo. Sem falar no elevado nível de competitividade e a instabilidade econômica que traz insegurança, diminui investimentos e consumo e aumenta o nível de endividamento e inadimplência. Ou seja, um campo minado para as PMEs. Neste cenário, as micro e pequenas empresas ainda apresentam alta taxa de mortalidade antes mesmo de completar os cinco primeiros anos de vida. As que continuam no mercado são verdadeiras sobreviventes. A contabilidade consultiva pode ser a maior aliada do pequeno empreendedor em gestão tributária e financeira, cooperando de forma decisiva para o sucesso sustentável da sua PME.

Ao mesmo tempo em que a crise é uma ameaça, ela move os empresários a buscarem novas oportunidades, incluindo aí contar com parceiros que realmente agreguem valor ao negócio. Confira os principais motivos que vão fazer você considerar a contratação de uma contabilidade consultiva:

1- Expertise a serviço do pequeno empreendedor

Via de regra o empreendedor não é um expert em tributação. Por isso, é importante contar com o serviço de contabilidade consultiva para organizar a casa e buscar as melhores decisões ao seu favor, de acordo com a legislação. “Nós, contadores, somos conhecedores dos números dos negócios dos nossos clientes e acompanhamos a vida financeira deles, por meio de análise detalhada de relatórios e com uma abordagem consultiva. Por isso, podemos melhorar a gestão de custos nas empresas e sugerir redução de despesas operacionais, adequando resultados ao ponto de equilíbrio dos negócios”, relatou o diretor-executivo da NTW Uberaba, Marcelo Paiva, em reportagem do Mensário do Contabilista.

2- Economia de tempo e dinheiro

Para o pequeno empreendedor a máxima de que “tempo é dinheiro” é ainda mais verdadeira. Sem um parceiro de contabilidade consultiva, o empreendedor terá que se ver às voltas com as questões tributárias no seu dia a dia ao invés de se dedicar ao que realmente interessa: o bom andamento dos negócios e as estratégias de consolidação e crescimento da sua empresa. Por meio da contabilidade consultiva é possível, por exemplo, rever constantemente o enquadramento no qual a empresa está inserida e se atentar à mudanças capazes de trazer redução do valores de impostos.

3- Gestão e controle

Uma empresa sem processos de gestão e controle está fadada ao fracasso. A facilidade com os números, o entendimento da legislação tributária e fiscal e a experiência administrativa faz do contador um parceiro valioso que ajuda o empreendedor a encontrar oportunidades de economia e a implantar boas práticas na gestão fiscal e financeira. Por meio da contabilidade consultiva é possível gerar indicadores de desempenho e controles que indiquem como anda a saúde financeira da empresa. Ele pode ainda atuar na adequação de custos e despesas fixas, no ciclo financeiro e na gestão de estoques.

4- Identificando e avaliando oportunidades

Dizem que é na crise que surgem as oportunidades de crescimento e de inovação. Mas como não deixar passar estas oportunidades se o pequeno empresário está sempre às voltas com as obrigações que consomem todo o seu tempo? O contador está apto a auxiliar o pequeno empreendedor no fechamento de um novo negócio ou até mesmo na identificação das necessidades de um nicho de mercado ainda não atendido pela empresa. Outra área de atuação da contabilidade consultiva é identificar oportunidades de linhas de crédito, incluindo elaboração de projetos técnicos, econômicos e financeiros para captação de recursos dos órgãos financiadores.

5- Planejando o futuro

A perpetuação e o desenvolvimento do negócio requerem planejamento e visão de futuro. E a contabilidade consultiva pode (e deve!) integrar os planos de crescimento do cliente, pois fatores como mudanças de atuação em diferentes segmentos, exportação, aumento do porte da empresa, devem ser levados em consideração. Isso inclui projeção de investimentos e de receitas, mudanças nos enquadramentos de legislação e de patamar tributário e fiscal, custos dos impostos e da estrutura da empresa, entre outras questões.
Considere a contabilidade consultiva uma parceria estratégica na busca pela eficiência e pelo crescimento da sua empresa. Contar com um serviço de contabilidade consultiva apoiada por uma solução integrada de NFe, contábil e financeira da NTW, vai diminuir os riscos e trazer grandes resultados para os empreendedores. Encontre a unidade NTW mais próxima da sua empresa.

 Coordenado por:

Marcelo Paiva – Diretor Executivo da Unidade NTW Uberaba

Antônio Fraga – Diretor Executivo da Unidade NTW Belo Horizonte – Barro Preto

Sobre o Autor:

Avatar

Unidades

NTW Alto Acre

NTW Bauru

NTW Belém Augusto Montenegro

NTW Belém Centro

NTW Belém Doca

NTW Belém Metropolitan Tower

NTW Belo Oriente

NTW BH – Barro Preto

NTW BH – Buritis

NTW BH – Coração Eucarístico

NTW BH – Savassi

NTW Boa Vista

NTW Brasília

NTW Cabo Frio

NTW Campina Grande

NTW Campinas

NTW Campos dos Goytacazes

NTW Canoas

NTW Caratinga

NTW Castanhal

NTW Concórdia

NTW Conselheiro Pena

NTW Curitiba

NTW Dom Cavati

NTW Duque de Caxias

NTW Feira de Santana

NTW Florianópolis

NTW Fortaleza Meireles

NTW Franca

NTW Goiânia

NTW GV Centro

NTW GV Solutions

NTW GV Vila Isa

NTW Ipatinga

NTW Indaiatuba Parque Ecológico

NTW Itaú de Minas Centro

NTW Joaçaba

NTW Joaíma

NTW João Pessoa Cristo Redentor

NTW Juiz de Fora – Centro

NTW Jundiaí

NTW Juruti

NTW Leopoldina

NTW Luís Eduardo Magalhães

NTW Macapá

NTW Magé

NTW Manaus-Centro

NTW Mariana

NTW Marília

NTW Muriaé

NTW Nova Bandeirantes

NTW Nova Iguaçu Centro

NTW Olinda Jardim Atlântico

NTW Oriximiná

NTW Osasco

NTW Passos

NTW Paragominas

NTW Paranatinga

NTW Paulo Afonso

NTW Pirassununga

NTW Ponta Porã

NTW Porto Alegre

NTW Porto Velho

NTW Porto Velho – Embratel

NTW Primavera do Leste

NTW Recife

NTW Ribeirão Preto

NTW Rio Branco

NTW Rio Freguesia

NTW Salvador

NTW Salvador Barra

NTW Salvador Castro Alves

NTW Salvador Itaigara

NTW Salvador Pituba

NTW Salvador Wall Street

NTW Santarém

NTW Santos

NTW São Caetano do Sul – Santa Paula

NTW São Carlos

NTW São Fidélis

NTW São João del Rei

NTW São Jorge

NTW São Luís

NTW São Paulo Butantã

NTW São Paulo Lapa

NTW Serra Verde

NTW Setor Bueno – Goiânia

NTW Sorocaba Wanel

NTW Tatuapé

NTW Teixeira de Freitas

NTW Teresópolis

NTW Timóteo

NTW Ubaporanga

NTW Uberaba

NTW Uberlândia Solutions

NTW Vila Velha