Contabilidade para o setor de saúde: maior controle e redução da tributação

Contabilidade para o setor de saúde: maior controle e redução da tributação

Cada vez mais, o setor de saúde busca por uma contabilidade especializada para a sua atividade, pois é assim que conseguem uma melhor redução dos seus custos tributários e gestão do empreendimento.

 

Todos nós sabemos que a carga tributária no Brasil é elevada e recai sobre as pessoas físicas e jurídicas. A boa notícia é que através de um planejamento tributário é possível reduzir a carga tributária sem que isso implique em sonegação, ou seja, é possível pagar menos impostos dentro da legalidade!

 

E como isso é possível? 

 

Com uma análise de cada setor e verificando a legislação relacionada, é possível a redução dos custos tributários, e na área médica isso não é diferente.

 

Médicos que trabalham como profissionais liberais têm uma carga tributária maior em relação aos médicos que optam por trabalharem como Pessoas Jurídicas.  E ainda como Pessoa Jurídica, há outras formas de tributação que podem impactar significativamente no valor final a pagar com impostos, pois para Pessoas Jurídicas, existem os sistemas de tributação pelo Simples Nacional e Lucro Presumido, sendo esses dois os principais sistemas utilizados em função do faturamento anual dessas atividades.

 

Considerar essa questão da tributação é de grande importância na vida das empresas e, não poderia ser diferente para profissionais da área de saúde, pois o resultado final e economia com impostos tem grande impacto, uma vez que proporciona mais dinheiro disponível no caixa na atividade.

 

Apenas como exemplificação, para tornar mais claro a questão, vejamos o seguinte caso de um profissional da área de saúde que exerça sua atividade como profissional liberal, pessoa física, cujo ganho mensal é em torno de R$ 15.000,00 com atendimento a seus pacientes,  que possui um dependente e tem despesas de manutenção do consultório de R$ 1000,00.

 

O cálculo com base no carnê-leão:

 

 

Com base no Simples Nacional e Lucro Presumido com os mesmos parâmetros acima:

 

 

Essa variação entre as três formas apresentadas, ocorre em função das diversas peculiaridades que envolvem os sistemas de tributação no Brasil, situação em que a análise da atividade em conjunto com a aplicação da legislação tributária pode gerar uma grande economia no caixa dessas atividades, em especial quando a sua atuação passa a ser na forma de Pessoa Jurídica.

 

Evite conflitos com o Fisco 

 

Ainda sobre a questão tributária, há também a possibilidade de redução ou, até mesmo a não incidência do IRRF (Imposto de Renda Retido na Fonte) sobre a retirada mensal de Pró-Labore, podendo a retirada mensal ser complementada com a antecipação de lucros, desde que atendidos as regras tributárias que tratam sobre esse tema. 

 

Assim, é de grande importância que esses profissionais possam avaliar o quanto estão pagando atualmente em suas atividades como profissionais liberais, bem como os recém formados, que irão ingressar no mercado, avaliem com o seu Contador o regime que trará a menor tributação.

 

A contabilidade para médicos, dentistas, fisioterapeutas e outros profissionais da saúde pode ajudar não só na questão tributária, reduzindo os seus custos, como também pode contribuir para evitar problemas com o Fisco (Receita Federal), tendo em vista as obrigações acessórias impostas para esse setor. 

 

Outra questão importante, é que a contabilidade especializada também contribui para uma melhor gestão de consultórios e clínicas médicas, permitindo que o profissional possa ter mais tempo de dedicação na sua atividade.

 

A NTW Unidade Rio Freguesia possui contadores com expertise no setor de saúde e pode contribuir de forma significativa com médicos, dentistas, fisioterapeutas e demais profissionais que desejam empreender no segmento da saúde.

 

 

Sobre o Autor:

Avatar

Unidades

NTW Alto Acre

NTW Bauru

NTW Belém Augusto Montenegro

NTW Belém Centro

NTW Belém Doca

NTW Belém Metropolitan Tower

NTW Belo Oriente

NTW BH – Barro Preto

NTW BH – Buritis

NTW BH – Coração Eucarístico

NTW BH – Savassi

NTW Boa Vista

NTW Brasília

NTW Cabo Frio

NTW Campina Grande

NTW Campinas

NTW Campos dos Goytacazes

NTW Canoas

NTW Caratinga

NTW Concórdia

NTW Conselheiro Pena

NTW Curitiba

NTW Dom Cavati

NTW Duque de Caxias

NTW Feira de Santana

NTW Florianópolis

NTW Fortaleza Meireles

NTW Franca

NTW Goiânia

NTW GV Centro

NTW GV Solutions

NTW GV Vila Isa

NTW Ipatinga

NTW Joaçaba

NTW Joaíma

NTW João Pessoa

NTW João Pessoa Cristo Redentor

NTW Juiz de Fora – Centro

NTW Jundiaí

NTW Juruti

NTW Leopoldina

NTW Luís Eduardo Magalhães

NTW Macapá

NTW Magé

NTW Manaus-Centro

NTW Mariana

NTW Marília

NTW Muriaé

NTW Nova Iguaçu Centro

NTW Olinda Jardim Atlântico

NTW Oriximiná

NTW Osasco

NTW Paragominas

NTW Paranatinga

NTW Paulo Afonso

NTW Pirassununga

NTW Ponta Porã

NTW Porto Alegre

NTW Porto Velho

NTW Porto Velho – Embratel

NTW Primavera do Leste

NTW Recife

NTW Ribeirão Preto

NTW Rio Branco

NTW Rio Freguesia

NTW Salvador

NTW Salvador Barra

NTW Salvador Cajazeiras

NTW Salvador Itaigara

NTW Salvador Pituba

NTW Salvador Wall Street

NTW Santarém

NTW Santos

NTW São Caetano

NTW São Caetano do Sul – Santa Paula

NTW São Carlos

NTW São João del Rei

NTW São Jorge

NTW São Luís

NTW Serra Verde

NTW Setor Bueno – Goiânia

NTW SP Lapa

NTW Tatuapé

NTW Teixeira de Freitas

NTW Teresópolis

NTW Timóteo

NTW Uberaba

NTW Uberlândia Solutions

NTW Vila Velha