Antes de tudo é preciso entender que o Registro Contábil é todo arquivo e, seu devido armazenamento, de todos os documentos e ocorrências de uma empresa. É em posse dos registros que serão verificados quais foram os resultados, benefícios, direitos e obrigações; sobretudo receita, despesas e se a empresa está gerando lucro ou tendo prejuízo com sua atividade.

 

Por meio da ITG – Interpretação Técnica Geral 2000 – aprovada pela Resolução nº 1.330/2011 do Conselho Federal de Contabilidade, o registro contábil tornou-se obrigatório e deverá ser aplicado em qualquer tipo de empresa, independentemente de seu formato jurídico e porte financeiro.

 

Vale ressaltar a importância de um contador para realizar esse trabalho, pois é o profissional capacitado para fazer todos os procedimentos de maneira correta. Lembrando que o empresário poderá participar durante a elaboração do registro contábil.

 

O empresário, por sua vez, tem total responsabilidade em apresentar de maneira correta todas as informações referentes à sua empresa. E ao final de cada exercício, emitir uma carta de responsabilidade administrativa declarando ter fornecido todos os dados relacionados a sua atividade empresarial.

 

Perceba que esse trabalho deverá ser feito em total harmonia para que tudo seja bem esclarecido. A legislação federal também prevê a escrituração contábil como obrigatória,

conforme a seguir: Lei 10.406/2002 (Novo Código Civil, art. 1.179).

 

Lei nº 10.406/2002 – Novo Código Civil Da Escrituração Art. 1.179 – O empresário e a sociedade empresária são obrigados a seguir um sistema de contabilidade, mecanizado ou não, com base na escrituração uniforme de seus livros, em correspondência com a documentação respectiva, e a levantar anualmente o balanço patrimonial e o de resultado econômico.

 

Importância do Registro Contábil

 

Para que a empresa não corra o risco e tenha uma crise de fluxo de caixa, gaste dinheiro ou perca uma boa oportunidade de expansão, proteger e tratar os registros contábeis adequadamente é extremamente importante para o seu crescimento.

 

Desenvolver e aprimorar as atividades contábeis da sua empresa trará inúmeros ganhos, pois ajudará a administrar melhor o negócio e permitirá que o fisco avalie em sua atividade empresarial.

 

É por meio dos registros contábeis que se pode verificar a situação financeira da empresa, o total acumulado de bens, o patrimônio líquido, e claro, como já foi dito acima, se obteve lucro. É também, através dessas informações que é possível verificar os dividendos disponíveis para retirada.

 

Desse modo, fica claro que o trabalho da contabilidade, como suporte para o bom funcionamento de uma empresa é muito importante e deve ser considerado um investimento.

 

Ter uma escrituração contábil correta é considerado o principal instrumento de auxílio, controle e gestão de patrimônio.

 

A NTW Contabilidade e Gestão Empresarial sugere que o empresário deva ter um profissional de confiança para esclarecer todas as dúvidas e buscar informações e entender sobre a importância do registro contábil para sua empresa. Assim, evitará complicações no futuro.

 

Gostou desse post? Compartilhe com seus amigos interessados.

 

Quer mais informações? Entre em contato com a NTW Contabilidade e Gestão Empresarial – Unidade Belém Augusto Montenegro.