De contador à dono: como montar o planejamento de vendas?

De contador à dono: como montar o planejamento de vendas?

Abrir o próprio escritório de contabilidade é o sonho de muitos recém-formados ou mesmo daqueles que já possuem uma boa experiência de mercado. A decisão de ter a própria carteira de clientes e ser dono do próprio negócio vem sendo cada vez mais comum.

Porém, manter-se competitivo diante de uma concorrência acirrada está além de prestar um bom serviço, é focar esforços no trabalho de vendas. Conquistar e manter clientes não é uma tarefa fácil e a cada dia o perfil de profissionais que atuam na prestação de serviços contábeis deve se moldar conforme as novas necessidades do mercado. Também de acordo com o que os consumidores esperam atingir.

Quais as ações que você precisa realizar para fazer um bom planejamento de vendas antes de se lançar no mercado? Acompanhe as nossas dicas!

Planeje suas ações

Antes de se lançar no mercado atuante, monte um bom plano de vendas. É por meio dele que os objetivos serão estabelecidos e a execução acompanhada dentro de um prazo estabelecido.

Via de regra, todo plano de vendas precisa de um objetivo e é aí que reside a importância deste instrumento. Um bom plano de vendas deve contar tanto com estratégias globais — como a construção de uma carteira de potenciais clientes e como mantê-los; como as táticas — que são as ações que você terá que definir para chegar onde deseja.

No processo de planejamento das ações do plano de vendas, atente-se ao estabelecimento de, pelo menos, duas estratégias globais e várias táticas, o que oferece opções caso uma delas não dê certo. É preciso que o empreendedor estabeleça um calendário de datas para o cumprimento de cada objetivo elencado dentro do plano de vendas, o que varia de negócio para negócio.

Estar aberto a mudanças

Alguns optam em estabelecer um plano de vendas de um ano, outros trimestralmente, mas qualquer que seja o cronograma estipulado, o empreendedor deve estar aberto a mudanças, uma vez que os objetivos podem ser alterados conforme as circunstâncias. Tenha em mente que quanto mais específico o plano de vendas for elaborado, mais facilmente ele será cumprido e mais fácil será de cumprir os prazos e chegar no objetivo proposto.

Conheça o mercado

Estabelecer planos e estratégias para alcançar a tão sonhada longevidade profissional é o que todo recém empreendedor deseja, afinal de contas, ninguém trabalha sem desejar ser remunerado por aquilo que faz. Via de regra, investir num bom planejamento de vendas pode ser um diferencial atrativo frente a concorrência.

Pense que assim como qualquer outro investimento que você faria, um plano de vendas deve gerar retorno (caso contrário, por que fazer este tipo de investimento?). Enquanto alguns investimentos refletem diretamente no fluxo de caixa, capital de giro e lucratividade da empresa. No caso de um planejamento de vendas, ele pode alavancar os resultados em um maior engajamento de clientes e, assim, num maior faturamento.

Por isso, conheça o mercado e a concorrência. Quem são seus clientes? Quem é seu público-alvo? Todos os tipos de empresas serão atendidos no seus escritório? Quais os pontos fracos dos concorrentes? Que serviços deixam a desejar? Como se sobressair oferecendo um serviço melhor e de qualidade?

Defina suas metas

Sem metas, você não saberá o que precisa realizar. Esta é a ação de todo bom empreendedor, seja ele um iniciante ou um profissional experiente com longos anos de mercado.

As metas de resultado precisam ser esboçadas para o curto e longo prazo. Via de regra, estabeleça metas o mais próximo possível da sua realidade.

Leve em consideração o mercado, a situação atual da economia e as mudanças de perfil de cliente (como a alteração do regime tributário), uma vez que podem reduzir as receitas ou surgir novas oportunidades para o futuro. O planejamento de vendas deve mostrar a rota que seu negócio percorrerá e todos os custos associados, de forma que o empreendimento não tenha surpresas no decorrer do que foi estabelecido.

Quer manter os clientes que já possui em sua base e ampliá-la com estratégias para a captação de novos consumidores e sua fidelização? Assine nossa newsletter e receba todas as nossas novidades!

Sobre o Autor: