De contador à dono do escritório: como liderar uma equipe?

De contador à dono do escritório: como liderar uma equipe?

É preciso uma grande liderança para construir grandes equipes. Os líderes não têm medo de tomar decisões difíceis e nem de estabelecer altos padrões de desempenho — e melhorá-los constantemente.

A construção de um time exige uma profunda compreensão das pessoas, seus pontos fortes e sua capacidade para trabalhar como um time. A formação de uma equipe requer a gestão de egos e suas demandas constantes por atenção e reconhecimento. Liderar um time é uma arte, uma ciência e o líder que constrói consistentemente equipes de alta performance vale o seu peso em ouro.

Quer saber mais de como liderar uma equipe? Acompanhe no post de hoje!

Tendo ciência de como trabalha

Como líder de uma equipe, você deve ser extremamente consciente do seu estilo e das suas técnicas de liderança. Elas são eficazes?

Quão bem elas são aceitas pelo seu time? Seja o responsável pelo curso correto da sua equipe e modifique a sua abordagem, se necessário, para garantir que está levando o seu time a uma posição de força e respeitabilidade.

Conhecendo o resto da equipe

Você deve conhecer sua equipe e incentivar a camaradagem. É importante cuidar, compreender as necessidades de seu time e abraçar todas as diferenças.

Neste caso, isso significa aprender o que define os pontos fortes e capacidades de sua equipe — os ativos reais que cada membro traz para a empresa, aqueles que devem ser deixados para trás e os que precisam ser desenvolvidos. Todos os grandes líderes devem ser especialistas em ativar o talento que os rodeia.

Eles são igualmente eficazes em combinar áreas exclusivas de especialização e competências para resolver problemas e buscar novas soluções. Pense na sua equipe como peças de um quebra-cabeças que podem ser colocadas juntas em uma variedade de maneiras.

Definindo papéis e responsabilidades

Quando você completar com sucesso a etapa dois, pode então, de forma eficaz, definir claramente os papéis e responsabilidades dos membros da sua equipe. Cada uma das tarefas de seus funcionários devem estar interligadas.

É por isso que você deve ter um olho afiado para o talento e avaliar as pessoas. Não só sobre a sua capacidade de desempenharem um papel particular, mas se elas se encaixam na cultura local de trabalho (o sistema). A equipe deve operar como um mosaico, cujos pontos fortes e diferenças precisam se converter em uma força poderosa.

Sendo proativo com feedbacks

Feedback é a chave para assegurar que a sua equipe melhore a cada dia. O feedback deve ser pró-ativo e constante.

Muitos líderes são propensos a esperarem até que um problema ocorra antes de dar um feedback para o time. O feedback faz parte da arte da comunicação e deve ser um diálogo natural.

Na verdade, se ele se tornar demasiado estruturado e rígido, torna-se difícil de ser autêntico e impactante. Lembre-se que cada equipe é diferente, com suas próprias nuances e dinâmicas únicas. Um feedback pró-ativo precisa servir como um facilitador de seu time para a melhoria contínua.

Tem alguma dúvida sobre como liderar uma equipe? Assine a nossa newsletter e não deixe de acompanhar o nosso blog!

Sobre o Autor: