No marketing digital, tendências surgem a todo momento e, a cada ano, algo diferente parece ficar em voga. Mas após um 2020 tão atípico e imprevisível, algumas dessas tendências tendem a se consolidar para o ano seguinte. Afinal, uma pandemia e crises em escala global forçaram pessoas a mudar hábitos e todos os segmentos de mercado a repensar estratégias, incluindo a contabilidade.

Com o distanciamento social, recursos não necessariamente novos passaram a ser usados com muito mais frequência. Ou seja, as plataformas de videoconferência e os recursos para produção de conteúdo digital já eram acessíveis, mas se tornaram essenciais neste momento. Se as ações presenciais de prospecção e retenção de clientes caíram vertiginosamente, isso não quer dizer que o contato entre ambas as partes deva diminuir.

Nos encontramos, portanto, em um cenário aparentemente ambíguo, em que o investimento em automação e inteligência artificial se faz tão necessário quanto a adoção de estratégias com abordagem mais humanizada. No segmento contábil, onde a confiabilidade e a transparência são os alicerces das relações, essa humanização se torna ainda mais importante. E o marketing digital está aqui para ajudar. Então, vamos entender melhor duas das principais tendências para 2021 que podem ser aplicadas à contabilidade:

 Experiências ao vivo

Como um reflexo direto do isolamento, as transmissões e eventos em tempo real surgiram como uma alternativa à falta de interações sociais. Da mesma forma, como uma maneira das marcas se manterem presentes no dia a dia de seus públicos. E isso engloba desde artistas até empresas dos mais diversos segmentos. Afinal, quem é que não acompanhou pelo menos algumas das cada vez mais comuns “lives” de seus ídolos da música? Muitos desses eventos, chegaram a angariar patrocínios milionários e gerar muita visualização.

Na rede NTW, essa é uma realidade, tanto na tratativa com os franqueados quanto com clientes, leads e o público em geral. Para se ter uma ideia, os treinamentos de novos Diretores Executivos passaram a ser mensais, por EAD; foram promovidas oficinas sobre temas como Marketing e Vendas; além de diversas videoconferências, “lives” e até mesmo um animado “happy hour” mensal, com música ao vivo. Tudo isso, por meio de plataformas como Zoom, YouTube, Facebook e Instagram.

 Chatbots e inteligência artificial

O atendimento de um lead por um robô não precisa mais ser daquela forma estereotipada e fria. Afinal de contas, a tecnologia de hoje permite o armazenamento de dados que levam esses sistemas a se aprimorarem na medida em que a interação com o usuário avança. Dessa forma, há uma personalização maior. Isso, obviamente, não substitui o atendimento feito por um ser humano, mas torna o recurso bem mais eficaz na tratativa com clientes e para a obtenção de leads qualificados.

Com a inteligência artificial, essas personalizações evoluem bastante e passam a desempenhar um papel cada vez mais ativo na vida das pessoas. Não por acaso, a Siri, da Apple, e a Alexa, da Amazon, já são bem conhecidas e estão presentes nas rotinas de muitas famílias. Na contabilidade, um exemplo eficaz de atendimento por meio de chatbot é o Ian (inserir hyperlink), da NTW Digital.  

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