O caminho do empreendedorismo segue como uma das principais opções para profissionais de diversos segmentos no Brasil. Foram abertas um total de 2.729.290 empresas apenas nos dois primeiros quadrimestres de 2022. Dados revelados por boletins do Mapa de Empresas, mostram que, embora tenha ocorrido uma leve queda em relação aos mesmos períodos de 2021, o saldo continua bastante positivo, com um número total de 20.144.767 empresas ativas. E isso se deve, em grande parte, ao protagonismo de empreendedores que buscam se formalizar por meio das modalidades de Microempreendedor Individual (MEI) e Microempresa (ME).

Para você ter uma ideia do panorama geral, foram abertas 1.350.127 empresas no primeiro quadrimestre de 2022, representando uma diminuição de 3,2%, se comparado ao mesmo período de 2021. Em tendência semelhante, foram fechadas 541.884 empresas, representando um aumento de 23% em relação ao mesmo período do ano anterior. Já no segundo quadrimestre de 2022, foram abertas 1.379.163 empresas, em queda de 3,1% quando comparado com o segundo quadrimestre de 2021. No mesmo período, foram fechadas 603.444 empresas, aumentando 23,9% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Vale ressaltar que, até a finalização deste artigo, ainda não haviam sido divulgados boletins oficiais com os dados do último quadrimestre de 2022. Entretanto, é possível tecer algumas especulações acerca da leve diminuição na abertura e o aumento no fechamento de empresas constatados nas comparações entre os anos de 2022 e 2021. Nesse balaio, entram desde as consequências da pandemia de Coronavírus até as alterações nas normas trabalhistas e o atual cenário social e econômico. De qualquer forma, os números são favoráveis e o empreendedorismo continua fomentando a economia do país.

A força do MEI e mais agilidade na abertura de empresas

De acordo com a Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia, o total de Microempreendedores Individuais, em junho de 2022, representava nada menos do que 70% de todas as empresas em atividade no Brasil. Na ocasião, eram 13.489.017 MEIs no país, de um total de 19.373.257 empresas ativas. Embora esses números tenham sofrido algumas variações nos meses seguintes, eles revelam uma tendência sólida para o segmento. E muito disso se deve às políticas de desburocratização e aumento na agilidade nos processos de abertura de empresa — no último mês de agosto, o tempo médio bateu o recorde de 23h, marcando uma redução de 1 dia e 17 horas em relação ao mesmo período de 2021.   

 Saiba se você também pode ser MEI

Como vimos, a modalidade MEI é uma das mais comuns no Brasil. Afinal, é por meio de seu enquadramento que uma vasta gama de profissionais autônomos e pequenos empresários pode se formalizar e avançar rumo à profissionalização. No entanto, existem algumas condições e pré-requisitos a serem seguidos. Confira, a seguir, algumas das principais características desse modelo tributário tão popular:

Faturamento anual não pode ultrapassar R$ 81 mil

Formalização deve ser feita por meio de cadastro online no Portal do Empreendedor 

✅As atividades permitidas são limitadas  (confira a lista)         

✅Permite a contratação de apenas 1 funcionário

Não permite abertura de filiais

✅O(a) profissional não pode ter o nome vinculado a outras empresas

 

Vantagens de ser um cliente MEI da NTW Contabilidade

A categoria MEI é um dos principais fomentadores econômicos e de inclusão social no país. Afinal, como profissional autônomo, o cidadão tem a possibilidade de crescer profissionalmente e prosperar.

E a NTW Contabilidade e Gestão Empresarial também está aqui para ajudar você, micro empreendedor em todas as etapas de seu negócio.

Temos mais de 200 unidades espalhadas por todo o território nacional, oferecendo soluções contábeis, financeiras e de gestão, focadas nas exigências do seu setor. Temos contadores preparados e qualificados para serem parceiros na tomada de decisões estratégicas que levam ao aumento da sua lucratividade.

Clique aqui para acessar nosso site e abrir seu MEI.