Empreendedorismo e inovação em tempos de transformação

Empreendedorismo e inovação em tempos de transformação

O empreendedorismo tem a sua base alicerçada no conhecimento, na tecnologia e na inovação. Na inovação existe a busca por algo novo e disruptivo. E numa sociedade sustentável a sua base é firmada no desenvolvimento econômico, social e ambiental, para que garanta uma reprodução dos ganhos nas outras esferas.

 

Inovação e sociedade 

 

Quando juntamos o empreendedorismo, a inovação e a sociedade, percebemos que nos últimos 20 anos passamos por inúmeras transformações – na economia, na política, nos hábitos e nos costumes. Evoluímos muito, mas ainda temos um longo caminho pela frente na construção de uma sociedade mais justa e sustentável. E as empresas têm um papel fundamental nesse processo, ao transformar suas práticas e modelos de negócios, participar e colaborar com a melhoria das políticas públicas de suas cidades.

 

Na era do Empreendedorismo Digital e da Nova Economia 2.0, não há mais espaço para métodos obsoletos e estáticos. Ideias disruptivas vêm ganhando espaço, quebrando paradigmas e nos fazendo repensar totalmente numa nova forma de fazer negócios. Inovar deixou de ser uma prática simplesmente interessante, se tornou obrigatória. Uma gestão da inovação, por exemplo, permite sistematizar o desenvolvimento e a aplicação de novas ideias para otimizar processos, identificar oportunidades e tirar proveito delas.

 

Tecnologia como aliada ao empreendedor 

 

Tudo está em transformação, inclusive as profissões. Um estudo da McKinsey, por exemplo, estima que cerca de 375 milhões de profissionais (cerca de 14% da força de trabalho mundial) passem por mudanças nas suas ocupações até 2030.

 

O fato, é que as mudanças também trazem enormes oportunidades. Para Klaus Schwab (2016), autor do livro A Quarta Revolução Industrial, estamos sendo impulsionados pelas tecnologias implantáveis, vestíveis, computação ubíqua, supercomputadores de bolso, IoT (internet das coisas), casas conectadas, cidades inteligentes, carros autônomos, IA (Inteligência Artificial), Big Data, Machine Learning, robótica, blockchain, impressoras 3D, etc. 

 

Essas tecnologias transformaram completamente o mercado ao investirem em insights inovadores. Mas, infelizmente vemos cidades que estão muito aquém dessas inovações, como por exemplo Cabo Frio/RJ que, sequer ficou entre as 100 cidades mais inteligentes do país, segundo Ranking Connected Smart Cities 2019, estudo desenvolvido pela Urban Systems numa plataforma que tem por missão encontrar o DNA de inovação e melhorias para cidades mais inteligentes e conectadas do Brasil.

 

As novas tecnologias afetarão totalmente os negócios, com isso os profissionais, as empresas e instituições serão obrigadas a utilizá-las para que se tornem mais eficientes, produtivas e lucrativas.

 

Diante desses avanços tecnológicos e depois de 25 anos como fundador e diretor executivo da SM Contabilidade e Consultoria, resolvemos inovar e passamos a fazer parte da maior rede de empresas contábeis da América Latina, a NTW Contabilidade e Gestão Empresarial.

 

A NTW Contabilidade oferece segurança e tecnologia para cuidar da gestão empresarial da sua empresa, converse agora mesmo com nossos especialistas!

Sobre o Autor:

Diretor Executivo da NTW Cabo Frio/RJ