Conhecer a diferença entre o faturamento e o lucro é essencial para evitar problemas e possíveis riscos na gestão do seu negócio. Afinal de contas, para estar à frente da gestão de uma empresa, é importante estar por dentro do significado de termos que são considerados fundamentais na área. Certo, empreendedor?

O que é o faturamento?

O faturamento ou receita bruta é a soma de todos os valores arrecadados por uma empresa por meio da realização de sua atividade comercial. Ou seja, todo o dinheiro que entra na sua empresa pela venda dos seus produtos ou serviços. O faturamento pode ser dividido em bruto e líquido.

Para calcular o faturamento bruto é preciso multiplicar o preço de venda do seu produto pelo total de produtos vendidos em determinado período.

Já o faturamento líquido é igual ao faturamento bruto, menos as deduções das vendas e impostos incidentes sobre elas.

O que é o lucro?

Para você descobrir quanto a sua empresa realmente está lucrando, é preciso saber quanto ela está faturando. A primeira coisa a se fazer para calcular o lucro do seu negócio é estabelecer um período do qual já seja conhecido o faturamento, e deduzir todas as despesas que a empresa teve nesse tempo.

O lucro é o valor referente ao faturamento, menos as despesas e custos do negócio e pode ser dividido em normal e econômico.

No primeiro caso, é a quantidade que um negócio precisa para se manter vivo. Já o lucro econômico, é o resultado da diferença entre a receita total que entra na empresa e todos os seus custos.

Por que você precisa saber a diferença entre lucro e faturamento?

O maior segredo para o sucesso de um negócio é fazer um bom planejamento e estabelecer objetivos de curto, médio e longo prazos. Desta forma, você não será pego de surpresa com nenhum imprevisto e ainda consegue estabelecer metas de investimento e crescimento, sabendo exatamente o que esperar financeiramente da sua empresa.

Por isso, para fazer um planejamento realmente eficaz, é preciso conhecer a fundo o funcionamento do seu negócio, sendo necessário entender a diferença entre faturamento e lucro, além de conhecer cada um destes valores nos períodos estabelecidos.

Ao descobrir o faturamento e o lucro da sua empresa no passado, você pode utilizar esses dados históricos para saber o que esperar de um determinado período, e assim prever quando será possível realizar investimentos, contratar novos funcionários ou programar uma expansão dos negócios, por exemplo.

É sempre muito importante estar a par dessas formalidades para não colocar em risco a saúde financeira da sua empresa. 

Por isso, para que as coisas fiquem menos complicadas para o seu lado, opte por ter ao seu lado uma contabilidade que oferece soluções dinâmicas para o seu negócio! Clique aqui e saiba tudo sobre as soluções e ferramentas que a NTW Contabilidade pode te oferecer.

 

Leia também:

Performance de equipe: por que um tim engajado traz mais resultados?