Pensando em como o mercado de restaurantes, bares e afins sofreu grande transformação durante os últimos anos, o empreendedor deste setor, deve atentar-se às novas possibilidades de manter seu negócio atrativo para os clientes.
Com a chegada de serviços de delivery e toda sua praticidade, os consumidores tendem a procurar, não somente, refeições, mas também experiências ao optar por consumir em um restaurante. É preciso despertar o interesse do cliente em fazer uma visita ao seu empreendimento e a equipe de colaboradores é parte essencial para fazer com que a experiência seja melhor aproveitada, gerando indicações orgânicas para o seu estabelecimento e, consequentemente, aumentando seu lucro e cartela de clientes.
Seguindo essa linha, separamos algumas sugestões para aumentar o engajamento da sua equipe e satisfação dos clientes no seu restaurante:
Como engajar seus clientes com o seu restaurante
Higiene
Pode parecer uma indicação óbvia, mas a higiene em locais onde são servidas refeições é um aspecto de extrema importância.
Oriente sua equipe a manter uniformes devidamente limpos, principalmente a equipe de colaboradores que trabalha diretamente com o preparo e manuseio dos alimentos, além da equipe de atendimento que são quem seus clientes, provavelmente, terão mais contato durante a visita.
O ideal é que os colaboradores estejam cientes das normas da Agência Nacional de Segurança Sanitária, a Anvisa.
Como neste tipo de estabelecimento a visita de fiscais costuma ser intensa, é bom que toda a equipe do restaurante siga as normas, portanto, o gestor deve deixar claro, seja através de reuniões, quadros de avisos e etc, a importância de manter a casa em ordem.
Treinamentos
Invista na capacitação da sua equipe com palestras, cursos e workshops, focando em direcionamento para a área de vendas e atendimento, mesmo para aqueles que não trabalham de forma direta com seu freguês.
Uma equipe bem treinada e em sintonia é visível aos olhos do seu cliente, afinal, o fator humano é um dos que mais contam para a experiência do cliente ser incrível no seu restaurante!
Vale investir, também, em treinamentos com a equipe sobre a história da empresa, como surgiu, o porquê do nome e demais informações relevantes que possam ocasionar questionamentos por parte dos clientes curiosos, ainda mais se o seu estabelecimento for temático ou fortemente caracterizado.
Além disso, também é válido o incentivo à cursos de idiomas, já que o seu estabelecimento, além de ser referência local, pode ser uma ótima indicação para turistas internacionais que desejam conhecer a cultura culinária da região.
Uma equipe preparada para atender este público específico faz toda a diferença na hora do atendimento.
Cultura organizacional
Na visão da sua equipe, o que difere ser um colaborador do seu estabelecimento do que de qualquer outro?
Mantenha sua “Visão, Missão e Valores” em evidência, não apenas em quadros pela empresa, mas também na prática do cotidiano.
Valorize e mostre como sua equipe é fundamental para o bom funcionamento e prosperidade do negócio. Organize premiações, metas e concursos que fortaleçam e a incentivam.
Lembre-se que um colaborador satisfeito gera indicações que podem vir de sua própria rede de relacionamentos, além do resultado perceptível pelo seu cliente de que aquela pessoa é feliz onde trabalha, o que é uma característica importante para muitos fregueses.
Assistência ao novo colaborador
O recém-chegado à sua equipe deve se sentir acolhido, o ideal é que seja designado um veterano que fique à disposição do aprendiz.
Novos colaboradores que não estão, totalmente, adaptados à rotina devem ser muito bem treinados.
Deixe o funcionário explorar e praticar as atividades referentes à área de atuação, em seguida, dê o retorno sobre aquilo que precisa ser aprimorado, ou mesmo, faça elogios referente às tarefas que foram bem desempenhadas, este tipo de comportamento ajuda bastante a motivar os novatos!
Resolução de problemas
Quando trabalhamos diretamente com o público, é normal que surjam atritos em determinados momentos.
Geralmente, a pessoa da equipe designada à resolver tais ocorridos, é quem ocupa o cargo de gerência, porém o ideal é que toda a equipe do seu restaurante esteja instruída para resolver os problemas provenientes de clientes não-satisfeitos em qualquer tipo de situação.
Principalmente na ausência da gerência, é de extrema importância que a sua equipe esteja segura e capacitada para resolução das adversidades costumeiras da rotina de um restaurante, afinal, quando o assunto é comida, o consumidor contemporâneo, tende à ser exigente com suas escolhas.
Depois destas recomendações incríveis, mostre que o seu empreendimento está apto a receber e agradar todo tipo de público, através do atendimento eficaz de sua equipe.
Agora é hora de colocar a mão na massa e aplicá-las na rotina de trabalho da sua empresa. Engajar os colaboradores, definir metas e alcançar resultados que visam o sucesso do empreendimento e, consequentemente, um melhor faturamento.
Até a próxima!