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Como treinar a equipe do seu restaurante para aumentar os resultados 

Como treinar a equipe do seu restaurante para aumentar os resultados 

Pensando em como o mercado de restaurantes, bares e afins sofreu grande transformação durante os últimos anos, o empreendedor deste setor, deve atentar-se às novas possibilidades de manter seu negócio atrativo para os clientes.

Com a chegada de serviços de delivery e toda sua praticidade, os consumidores tendem a procurar, não somente,  refeições, mas também experiências ao optar por consumir em um restaurante. É preciso despertar o interesse do cliente em fazer uma visita ao seu empreendimento e a equipe de colaboradores é parte essencial para fazer com que a experiência seja melhor aproveitada, gerando indicações orgânicas para o seu estabelecimento e, consequentemente, aumentando seu lucro e cartela de clientes.

Seguindo essa linha, separamos algumas sugestões para aumentar o engajamento da sua equipe e satisfação dos clientes no seu restaurante:

Como engajar seus clientes com o seu restaurante

Higiene

Pode parecer uma indicação óbvia, mas a higiene em locais onde são servidas refeições é um aspecto de extrema importância.

Oriente sua equipe a manter uniformes devidamente limpos, principalmente a equipe de colaboradores que trabalha diretamente com o preparo e manuseio dos alimentos, além da equipe de atendimento que são quem seus clientes, provavelmente, terão mais contato durante a visita.

O ideal é que os colaboradores estejam cientes das normas da Agência Nacional de Segurança Sanitária, a Anvisa.

Como neste tipo de estabelecimento a visita de fiscais costuma ser intensa, é bom que toda a equipe do restaurante siga as normas, portanto, o gestor deve deixar claro, seja através de reuniões, quadros de avisos e etc, a importância de manter a casa em ordem.

Treinamentos

Invista na capacitação da sua equipe com palestras, cursos e workshops, focando em direcionamento para a área de vendas e atendimento, mesmo para aqueles que não trabalham de forma direta com seu freguês.

Uma equipe bem treinada e em sintonia é visível aos olhos do seu cliente, afinal, o fator humano é um dos que mais contam para a experiência do cliente ser incrível no seu restaurante!

Vale investir, também, em treinamentos com a equipe sobre a história da empresa, como surgiu, o porquê do nome e demais informações relevantes que possam ocasionar questionamentos por parte dos clientes curiosos, ainda mais se o seu estabelecimento for temático ou fortemente caracterizado.

Além disso, também é válido o incentivo à cursos de idiomas, já que o seu estabelecimento, além de ser referência local, pode ser uma ótima indicação para turistas internacionais que desejam conhecer a cultura culinária da região.

Uma equipe preparada para atender este público específico faz toda a diferença na hora do atendimento.

Cultura organizacional

Na visão da sua equipe, o que difere ser um colaborador do seu estabelecimento do que de qualquer outro?

Mantenha sua “Visão, Missão e Valores” em evidência, não apenas em quadros pela empresa, mas também na prática do cotidiano.

Valorize e mostre como sua equipe é fundamental para o bom funcionamento e prosperidade do negócio. Organize premiações, metas e concursos que fortaleçam e a  incentivam. 

Lembre-se que um colaborador satisfeito gera indicações que podem vir de sua própria rede de relacionamentos, além do resultado perceptível pelo seu cliente de que aquela pessoa é feliz onde trabalha, o que é uma característica importante para muitos fregueses.

Assistência ao novo colaborador

O recém-chegado à sua equipe deve se sentir acolhido, o ideal é que seja designado um veterano que fique à disposição do aprendiz.

Novos colaboradores que não estão, totalmente, adaptados à rotina devem ser muito bem treinados.

Deixe o funcionário explorar e praticar as atividades referentes à área de atuação, em seguida, dê o retorno sobre aquilo que precisa ser aprimorado, ou mesmo, faça elogios referente às tarefas que foram bem desempenhadas, este tipo de comportamento ajuda bastante a motivar os novatos!

Resolução de problemas

Quando trabalhamos diretamente com o público, é normal que surjam atritos em determinados momentos.

Geralmente, a pessoa da equipe designada à resolver tais ocorridos, é quem ocupa o cargo de gerência, porém o ideal é que toda a equipe do seu restaurante esteja instruída para resolver os problemas provenientes de clientes não-satisfeitos em qualquer tipo de situação. 

Principalmente na ausência da gerência, é de extrema importância que a sua equipe esteja segura e capacitada para resolução das adversidades costumeiras da rotina de um restaurante, afinal, quando o assunto é comida, o consumidor contemporâneo, tende à ser exigente com suas escolhas.

Depois destas recomendações incríveis, mostre que o seu empreendimento está apto a receber e agradar todo tipo de público, através do atendimento eficaz de sua equipe.

Agora é hora de colocar a mão na massa e aplicá-las na rotina de trabalho da sua empresa. Engajar os colaboradores, definir metas e alcançar resultados que visam o sucesso do empreendimento e, consequentemente, um melhor faturamento.

Até a próxima!

 

Sobre o Autor:

Pós Graduado em Marketing digital com especialização em marketing de performance.

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