Fluxo de caixa: entenda sua importância e como ele deve ser feito

Fluxo de caixa: entenda sua importância e como ele deve ser feito

O fluxo de caixa é uma ferramenta de gestão, que pode ser adaptada e utilizada, independentemente do tipo e do tamanho de sua empresa. Neste post, você irá conhecer mais sobre esta ferramenta, qual a sua importância para a gestão financeira dos recursos do seu negócio e a melhor forma de elaborá-la para que ela possa fornecer o máximo de informações para o seu processo decisório. Então vamos lá!

O que é o fluxo de caixa

Apesar do nome, o fluxo de caixa é uma demonstração que deverá apresentar o fluxo de todos os recursos financeiros disponíveis para uma empresa, ou seja, além do caixa propriamente dito, recursos disponíveis em contas correntes também deverão ser relacionados e utilizados para mostrar a quantidade de dinheiro que uma empresa tem. Mas como isto deve ser feito?

Como elaborar um fluxo de caixa

A elaboração de um fluxo de caixa começa com a separação dos saldos iniciais dos recursos de uma empresa. Assim, devem ser separados os recursos efetivamente em dinheiro e os valores em contas correntes. Estes valores serão os saldos iniciais do fluxo de caixa.

Em uma planilha ou software de gestão, estes valores deverão ser inseridos e, após isso, a movimentação, incluindo todas as entradas, que são representadas por recebimentos de clientes ou outros valores recebidos pela empresa, além das saídas, que podem ser contas pagas, valores referentes a salários de funcionários entre outros.

Após confrontar o valor dos saldos iniciais, com as entradas e saídas de recursos, será obtido o fluxo de caixa disponível.

Erros a serem evitados

O fluxo de caixa deverá ser feito diariamente para que possa refletir a situação real e em tempo real da empresa, mostrando quanto ela realmente tem.

Além disso, deve-se procurar relacionar todos os documentos referentes a entradas e saídas, mesmo que representem, de forma individual, pequenos valores, como é o caso de lanches e refeições, por exemplo, mas que no final de um período referem-se a um valor considerável de despesas.

Deve-se tomar cuidado também com a inserção de valores no caixa e que ainda não foram efetivamente recebidos, como é o caso de clientes ou até mesmo de cheques pré-datados que só podem ser considerados como recursos quando efetivamente forem depositados e compensados.

O mesmo vale para o pagamento de fornecedores. Quando for feito o parcelamento de uma dívida, por exemplo, somente devem ser consideradas as parcelas que já foram pagas e não o valor todo referente àquele determinado fornecedor, o que pode comprometer a análise.

Utilização do fluxo de caixa na gestão de sua empresa

O fluxo de caixa, apesar da simplicidade na elaboração, deve ser utilizado como uma ferramenta de gestão. Em primeiro lugar, demonstra as disponibilidades imediatas, assim é possível saber se a empresa tem recursos ou não; em um segundo momento, possibilita saber se existem recursos que podem ser aplicados ou se haverá falta deles, necessitando de um empréstimo ou busca de capital, e além disso, pode ser usado, de forma projetada e comparativa para entender o fluxo de despesas e receitas e, com isso, incentivar vendas ou cortar alguns gastos.

Você viu que o fluxo de caixa é uma ferramenta muito importante, de fácil elaboração e que deve fazer parte do dia a dia da sua empresa. Quer ler mais posts como esse e entender como as informações contábeis e financeiras poderão auxiliar a sua empresa? Assine nossa newsletter e fique por dentro deste e de outros assuntos!

Sobre o Autor:

Avatar

Unidades

NTW Alto Acre

NTW Bauru

NTW Belém Augusto Montenegro

NTW Belém Centro

NTW Belém Doca

NTW Belém Metropolitan Tower

NTW Belo Oriente

NTW BH – Barro Preto

NTW BH – Buritis

NTW BH – Coração Eucarístico

NTW BH – Savassi

NTW Boa Vista

NTW Brasília

NTW Cabo Frio

NTW Campina Grande

NTW Campinas

NTW Campos dos Goytacazes

NTW Canoas

NTW Caratinga

NTW Concórdia

NTW Conselheiro Pena

NTW Curitiba

NTW Dom Cavati

NTW Duque de Caxias

NTW Feira de Santana

NTW Florianópolis

NTW Fortaleza Meireles

NTW Franca

NTW Goiânia

NTW GV Centro

NTW GV Solutions

NTW GV Vila Isa

NTW Ipatinga

NTW Joaçaba

NTW Joaíma

NTW João Pessoa

NTW João Pessoa Cristo Redentor

NTW Juiz de Fora – Centro

NTW Jundiaí

NTW Juruti

NTW Leopoldina

NTW Luís Eduardo Magalhães

NTW Macapá

NTW Magé

NTW Manaus-Centro

NTW Mariana

NTW Marília

NTW Muriaé

NTW Nova Iguaçu Centro

NTW Olinda Jardim Atlântico

NTW Oriximiná

NTW Osasco

NTW Paragominas

NTW Paranatinga

NTW Paulo Afonso

NTW Pirassununga

NTW Ponta Porã

NTW Porto Alegre

NTW Porto Velho

NTW Porto Velho – Embratel

NTW Primavera do Leste

NTW Recife

NTW Ribeirão Preto

NTW Rio Branco

NTW Rio Freguesia

NTW Salvador

NTW Salvador Barra

NTW Salvador Cajazeiras

NTW Salvador Itaigara

NTW Salvador Pituba

NTW Salvador Wall Street

NTW Santarém

NTW Santos

NTW São Caetano

NTW São Caetano do Sul – Santa Paula

NTW São Carlos

NTW São João del Rei

NTW São Jorge

NTW São Luís

NTW Serra Verde

NTW Setor Bueno – Goiânia

NTW SP Lapa

NTW Tatuapé

NTW Teixeira de Freitas

NTW Teresópolis

NTW Timóteo

NTW Uberaba

NTW Uberlândia Solutions

NTW Vila Velha