Gestão de pessoas para o crescimento da empresa

Gestão de pessoas para o crescimento da empresa

Os erros no processo de gestão de pessoas podem sair caro para a empresa. Ao longo de 20 anos de carreira, desde o meu primeiro emprego, sempre busquei cargos de liderança nas empresas. Assim como qualquer gestor, também cometi erros na minha liderança, mas sempre procurei analisar e tentar melhorar.

 

Pude confirmar várias estatísticas nas empresas. Como por exemplo, que a equipe é o espelho da liderança, espelho dos gestores, sejam eles donos, diretores ou gerentes.

 

Então, se as coisas não vão bem é você, gestor, o único responsável, pois não tomou as decisões corretas nos momentos corretos.

 

Mas sempre é possível começar de novo e melhorar!

 

Trouxe algumas dicas de como fazer uma melhor gestão de equipes e com isso aumentar a sua lucratividade e a eficiência na sua empresa. Vamos lá?!

 

1. Contrate bem 

 

Encontre novas pessoas para a empresa, incluindo o recrutamento e seleção de profissionais. Encontre profissionais qualificados, que atendam às necessidades da organização e ajude-os a se tornar cada vez mais bem sucedidos em seu setor de atuação. Avalie principalmente o perfil, pois tem que ter brilho nos olhos, alegria e vontade de aprender e inovar.

 

2. Oriente e acompanhe

 

Oriente e acompanhe o seu desempenho, pois você é responsável pelo desenho, análise e descrição de cargos, além de orientação das pessoas e avaliação de sua performance, mesmo que junto aos seus gerentes. Integre o novo profissional, a fim de que ele se familiarize com a equipe que vai trabalhar e com a forma como a organização atua de maneira geral. Acompanhe e controle as atividades dos profissionais, verificando sempre seus resultados individuais e em equipe.

 

3. Recompense e parabenize a sua equipe 

 

Aqui estão inclusos recompensas, remuneração, benefícios, bônus e serviços sociais, que não tenham a ver apenas com retribuições financeiras, com o objetivo de diminuir, consideravelmente a taxa de rotatividade. O reconhecimento pelo bom desempenho precisa ser um hábito na empresa.

 

4. Desenvolver pessoas

 

Capacitar e desenvolver o grupo de colaboradores, por meio de treinamentos, cursos, palestras e programas que os ajudem a crescer em suas carreiras. Com este processo, a Gestão de Pessoas acaba por capacitar e aperfeiçoar as ações do indivíduo, não só no âmbito profissional, mas também no pessoal.

 

5. Substitua na hora exata

 

Para os profissionais que não atendem ao perfil desejado para o cargo ou que não se relacionam bem na equipe, é necessário decidir logo pela substituição, pois após tentativas de ajudar aquele profissional, mesmo assim não se enquadrou no perfil. Inclusive, é uma ajuda que você pode estar proporcionando para aquele profissional que muitas vezes não quer pedir demissão, mas ele mesmo não está feliz. Já vi muitos profissionais que foram demitidos e hoje estão muito melhor do que estavam naquele cargo que ocupavam, pois saíram da zona de conforto.

 

Eu poderia passar horas escrevendo sobre como fazer uma melhor gestão de pessoas, e eu gostaria de deixar aqui três dicas de livros: 

 

  • Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas (Dale Carnegie);

  • O Monge e o Executivo (James Hunter);

  • O Gerente Minuto (Ken Blanchard e Spencer Johnson).

 

Quer mais dicas de livros para ajudá-lo em sua caminhada empreendedora? Clique e confira nosso post sobre os 11 melhores livros de empreendedorismo.

 

Seja um líder do seu time, lidere pelo exemplo, seja humilde pois você não é o dono da verdade, saiba ouvi-los. Seja ético e motive as pessoas a melhorar sempre.

 

Portanto, quanto melhor líder você for, melhor o desempenho da sua empresa, aumentando assim a lucratividade dos negócios, devido à baixa rotatividade, ao aumento do seu número de clientes com alta performance e no encantamento de clientes.

 

Liderar bem faz muito bem!

 

Nos vemos no próximo post!

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