Gestão financeira – sinais de que é a hora de trocar de contador

Gestão financeira – sinais de que é a hora de trocar de contador

O momento atual requer uma busca constante em inovações e conhecimentos especializados para a gestão eficiente dos negócios, fazendo-os gerar lucros e sustentando a sua perpetuação.

Em períodos de mudanças políticas e instabilidade econômica, ter ao seu lado um contador pode fazer toda a diferença no crescimento da empresa neste mercado cada vez mais competitivo. O ideal é que ele participe desde o planejamento estratégico da empresa, antes mesmo de sua abertura (orientando sobre o enquadramento tributário ideal, por exemplo), e siga atuante na manutenção da gestão financeira para PME, quando o negócio estiver operando.

Essa orientação especializada é fundamental para o empreendedor, porque há muito trabalho a ser feito para tirar os planos do papel. No entanto, mesmo com toda garra e dedicação, o empresário nem sempre consegue tempo para estudar e entender com mais especificidade as questões financeiras de um negócio. E é aí que ele pode tropeçar e incorrer em graves erros que podem afetar com gravidade o seu negócio já no seu início . Por isso, o olhar atento de um contador é ponto fundamental para a longevidade da PME.

Seu papel é essencial em diversas áreas, como no controle do fluxo de caixa, na gestão da folha de pagamentos, na definição de novos investimentos, entre outros. Quando o contador possui uma “visão empresarial” da PME, ele pode ajudar o empresário a alcançar melhores resultados, ao utilizar informações contábeis para auxílio na tomada de decisão.

O contador é mesmo o braço direito do empreendedor! Devido à importância dele no bom funcionamento da empresa e do seu impacto nos resultados obtidos pelas PMEs, o empresário deve priorizar um bom relacionamento com esse profissional, estar sempre atento à produtividade e aos resultados gerados por essa parceria. Desta forma, o empreendedor é capaz de identificar se a relação entre eles é produtiva ou se precisa adotar mudanças na sua contabilidade.

Confira nesse post quais são os sinais de que a relação entre a empresa e o contador não vai bem e que é preciso buscar novas alternativas:

 

1 – Seu contador sugere melhorias tecnológicas?

transformação digital é uma realidade em todos os segmentos do mercado e você já deve ter percebido que para atender melhor seus clientes é preciso adotar a tecnologia como parte do negócio de alguma forma. Com o seu contador não é diferente, quando ele está comprometido com o bom funcionamento da sua empresa, é natural que busque e ofereça melhorias tecnológicas para o funcionamento tanto do escritório contábil quanto da PME.

O contador pode, por exemplo, apresentar um software de gestão para a sua empresa que possa ser integrado ao sistema contábil utilizado pelo escritório. Assim, as tecnologias se comunicam automaticamente e finda a impressão de documentos impressos todo mês. Gerando assim, maior dinamismo, agilidade e produtividade para ambos. Se seu contador não lhe oferece melhorias tecnológicas, isso é um mau sinal.


2) Você recebe análises estratégicas dos demonstrativos de resultados (DREs)?

A elaboração do Demonstrativo de Resultados é uma atividade comum no trabalho do contador e ao fazer o DRE ele tem acesso a um material extremamente rico, com informações vitais sobre a empresa e que pode ajudar muito a gestão financeira para PME.

O empresário por si só pode sentir dificuldades em fazer uma análise precisa do DRE e filtrar essas informações. Por isso, o contador ideal precisa “traduzir” os números e orientar o empreendedor sobre os cenários possíveis para economias e novos investimentos. Se seu contador não tem sugerido análises criteriosas sobre a situação da sua PME, pode ser o momento de buscar um novo parceiro mais adequado às necessidades da sua empresa.


3) Seu contato com o contador costuma acontecer apenas para entregar os documentos fiscais ou para pedir alguma ajuda específica?

Em um bom relacionamento entre contador e empresário, o contato deve ser contínuo e não depender simplesmente que o empresário “corra atrás” do contador quando precisar entregar documentos ou tirar dúvidas. O contador deve ser proativo, influenciando desta forma, na gestão financeira da empresa. Precisa acompanhar o desempenho e buscar soluções para os desafios e dificuldades encontradas pelo empresário.

Por exemplo: Com as alterações constantes na legislação brasileira, é necessário que o contador tenha um conhecimento amplo e abrangente das leis em vigor e de toda incidência tributária inerente à sua empresa. Um contador que negligencie tais atualizações certamente trará problemas que, na maioria das vezes, poderão ser irreversíveis à sobrevivência da empresa. Portanto, avalie com critério se o seu parceiro está correspondendo a essas demandas rotineiras e se sua empresa recebe as orientações necessárias.    

4) Seu contador oferece alternativas para orientá-lo na tomada de decisões?

O contador é o profissional que domina as questões fiscais e tributárias da sua empresa. Com esse conhecimento, ele também é capaz de identificar quais são as melhores decisões para o seu negócio, levando em consideração os tributos que vão incidir sobre a decisão tomada. Assim, é importante que ele seja participativo na gestão financeira para PME e ofereça soluções que muitas vezes, o empreendedor sozinho não teria condições de avaliar.

Imagine que sua empresa costuma comprar insumos de um fornecedor que fica em outro estado porque o preço é, aparentemente, menor do que os concorrentes do seu estado. No entanto, o fluxo de caixa não corresponde positivamente, mesmo com essa economia. Nesse caso, o contador pode identificar que, devido à substituição tributária e/ou pagamento de diferencial de alíquota relacionada ao ICMS (Imposto sobre Circulação sobre Mercadorias e Serviços), o valor pago no fim é maior e esse fornecedor deixa de ser o mais indicado. Se seu parceiro não se mantém ativo no seu negócio, ajudando a visualizar melhores alternativas fiscais para sua PME, isso é um mau sinal.

 

Sentiu que está na hora de mudar? Conheça a NTW!

O mercado está sofrendo transformações constantemente, principalmente na área digital. Se você almeja crescimento para a sua PME, seu contador precisa estar focado para crescerem juntos! Escolher o escritório contábil certo para atingir as metas da sua PME será essencial. Se você notou nos exemplos anteriores, que seu contador já não acompanha (ou não estimula) a evolução da sua empresa, é hora de buscar um novo aliado e nesse momento a NTW Contabilidade pode ajudar muito!

A NTW Contabilidade e Gestão Empresarial é uma empresa que preza pela cultura de seus clientes e busca sempre desenvolver e implantar serviços, de acordo com as necessidades de cada negócio, personalizando o atendimento. Tudo isso para promover o crescimento da empresa e cuidar da gestão financeira da sua PME. Apresenta relatórios e indicadores de desempenho contábeis e financeiros, que possibilitam análises sobre o seu desempenho, para facilitar suas tomadas de decisões, maximizar seus resultados, minimizar seus custos e conquistar novos mercados. 

Conheça melhor a NTW e lembre que um bom relacionamento entre contador e empresário é definitivo para o sucesso do negócio. Se seu contador fica “parado”, é melhor você se mexer!

rodape-artigos-marins

Sobre o Autor:

Avatar

Unidades

NTW Alto Acre

NTW Ananindeua Metrópole

NTW Bauru

NTW Belém Augusto Montenegro

NTW Belém Centro

NTW Belém Doca

NTW Belém Metropolitan Tower

NTW Belo Oriente

NTW BH – Barro Preto

NTW BH – Coração Eucarístico

NTW BH – Savassi

NTW Boa Vista

NTW Brasília

NTW Cabo Frio

NTW Cachoeira Escura

NTW Campina Grande

NTW Campinas

NTW Campos dos Goytacazes

NTW Canoas

NTW Caratinga

NTW Castanhal

NTW Concórdia

NTW Conselheiro Pena

NTW Coronel Xavier Chaves

NTW Curitiba

NTW Divinópolis

NTW Dom Cavati

NTW Duque de Caxias

NTW Feira de Santana

NTW Florianópolis

NTW Fortaleza Meireles

NTW Franca

NTW Goiânia

NTW GV Centro

NTW GV Solutions

NTW GV Vila Isa

NTW Ipatinga

NTW Indaiatuba Parque Ecológico

NTW Itaú de Minas Centro

NTW Joaçaba

NTW Joaíma

NTW João Pessoa Cristo Redentor

NTW Juiz de Fora – Centro

NTW Jundiaí

NTW Juruti

NTW Leopoldina

NTW Londrina Gleba Palhano

NTW Luís Eduardo Magalhães

NTW Macapá

NTW Magé

NTW Manaus-Centro

NTW Mariana

NTW Marília

NTW Muriaé

NTW Nova Bandeirantes

NTW Nova Iguaçu Centro

NTW Olinda Jardim Atlântico

NTW Oriximiná

NTW Osasco

NTW Passos

NTW Paragominas

NTW Paranatinga

NTW Paulo Afonso

NTW Pelotas Plex

NTW Pirassununga

NTW Ponta Porã

NTW Porto Alegre

NTW Porto Alegre Centro

NTW Porto Velho

NTW Porto Velho – Embratel

NTW Primavera do Leste

NTW Recife

NTW Ribeirão Preto

NTW Rio Branco

NTW Salvador

NTW Salvador Barra

NTW Salvador Castro Alves

NTW Salvador Itaigara

NTW Salvador Pituba

NTW Salvador Wall Street

NTW Santarém

NTW Santos

NTW São Carlos

NTW São Fidélis

NTW São João del Rei

NTW São José dos Campos Satélite

NTW São Jorge

NTW São Luís

NTW São Paulo Butantã

NTW São Paulo Lapa

NTW Serra Verde

NTW Setor Bueno – Goiânia

NTW Sorocaba Wanel

NTW Tatuapé

NTW Teixeira de Freitas

NTW Teresópolis

NTW Timóteo

NTW Ubaporanga

NTW Uberaba

NTW Uberlândia Solutions

NTW Vila Velha