Foi publicado na última quinta-feira (20/01) no Diário Oficial da União a Portaria 12/2022 com os novos valores dos benefícios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

 

Novo valor INSS

Os beneficiários que recebem valores maiores que um salário mínimo, terão reajuste de 10,16%. Porém, é necessário verificar a data de início do recebimento dos pagamentos, pois através dela será calculada a taxa do reajuste. Veja abaixo:

Já para quem o valor do benefício é igual ao salário mínimo, o reajuste foi alinhado conforme o piso nacional em 1º de janeiro de 2022.

 

Reajuste INSS 2022

Veja abaixo como ficam os valores reajustados conforme o novo salário mínimo e índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

Alíquotas do INSS

Os reajustes também ecoam na cobrança de contribuição dos trabalhadores para o INSS. Para empregados com carteira assinada, domésticos e trabalhadores avulsos, a tabela de recolhimento passa a ser:

Vale destacar que com a reforma da Previdência em 2019, as taxas são progressivas sendo cobradas apenas sobre a parcela do salário que se enquadrar em cada faixa, o que faz com que a alíquota efetiva seja menor.

Fontes: Contábeis