Os 11 Melhores Livros de Empreendedorismo

Os 11 Melhores Livros de Empreendedorismo

Com tantas transformações, sabemos o quanto é importante a manutenção do conhecimento para todas as áreas do mercado e, os livros de empreendedorismo são uma ótima opção. 

Um profissional da área que não acompanha as inovações, consequentemente, está ultrapassado e deixa a concorrência ganhar espaço.

O mercado editorial disponibiliza uma gama de livros de empreendedorismo que agregam e enriquecem a expertise dos profissionais que já estão, ou desejam, incrementar a carreira empreendedora.

Fizemos uma curadoria com os melhores livros de empreendedorismo que não podem faltar na sua estante, com direito à indicação de quem já está neste universo, para que você esteja sempre atualizado e preparado para as mudanças constantes.

Preparado para reservar uma horinha do dia e aprimorar o repertório? Vamos lá!

 

Sonho Grande – Cristiane Correa

 

Um dos livros mais comentados quando tratamos de gestão e empreendedorismo, é “Sonho Grande – Como Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira revolucionaram o capitalismo brasileiro e conquistaram o mundo”, leitura indispensável para quem quer repensar o modelo de negócio ou tornar-se um empreendedor de sucesso.

O livro, lançado em 2013 e escrito pela jornalista Cristiane Correa, apresenta como os três empresários transformaram o sistema capitalista no Brasil e expandiram seus negócios mundialmente.

Em um tempo em que pouco se ouvia falar sobre meritocracia, o método já era supervalorizado pelos três administradores, que implantaram a metodologia em seus empreendimentos, adotando o modelo “20-70-10”. 

Ficou curioso? A nossa primeira indicação já vale uma ida à livraria mais próxima.

 

Faça Acontecer – Sheryl Sandberg

 

Indicação da Diretora Executiva NTW Belém Metropolitan Tower, Alzieth Vilhena, a biografia lançada em 2013 “Faça Acontecer – Mulheres, Trabalho e a Vontade de Liderar”, de Sheryl Sandberg, chefe de operações do Facebook desde 2008 e cofundadora da comunidade Lean In, que incentiva mulheres a ocuparem posições de destaque no mundo dos negócios, relata suas experiências com o objetivo de valorizar a representatividade da mulher, ocupando cargos de liderança.

Sabemos como o mercado de trabalho é excludente, mas isso vem mudando e Sheryl é uma entusiasta ao incentivar homens e mulheres a superarem a desigualdade de gênero. 

O livro reforça, a todo momento, a importância de uma sociedade igualitária onde todos podem – e devem – contribuir. Leitura imprescindível para mulheres que desejam conquistar suas ambições e, também, para homens que tem a intenção de contribuir e reforçar com a igualdade no mercado de trabalho.

 

Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas – Dale Carnegie

 

Sugestão da Diretora Executiva NTW Boa Vista, Audry Torres, o clássico, “Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas – O Guia Clássico Para Relacionar-se Com as Pessoas”, lançado em 1937 e continua sendo um sucesso de vendas até os dias atuais.

De forma simples e prática, ele procura fazer com que o leitor compreenda como o relacionamento entre as pessoas funciona, um dos maiores problemas  de interesse humano apontado pela Universidade de Chicago. 

O autor aponta vulnerabilidades de nós, seres humanos, em relação à elogios sinceros e ensina de forma metódica como usufruir de forma benéfica deste fator. 

 

Transformando Suor em Ouro – Bernardinho

 

O título “Transformando Suor em Ouro” já diz muito sobre o que esperar do ex-jogador e renomado treinador de vôlei, Bernardinho. Ao contrário do que algumas pessoas pensam, o livro não é somente para aqueles que se interessam por voleibol ou algum tipo de esporte, ele trata de forma ampla sobre conceitos de liderança e equipe.

Lançado em 2010, o livro possui grande relevância para o líder que deseja engajar sua equipe a obter resultados de excelência.

“Mostra o trabalho duro de formar uma equipe vencedora, fazendo as pessoas terem o mesmo objetivo.” afirma Mozart, Diretor Executivo NTW Santos.

 

O Sucesso Está em Suas Mãos – Rodrigo Cardoso

 

“Há uma clareza sobre a importância de ter foco, planejamento, acreditar nos seus ideais, objetivos e seguir em frente. Buscando conhecimento, trabalhando seus bloqueios e crenças limitantes para atingir seus objetivos e praticando sempre a sua contribuição com as pessoas. Creio ser um livro indispensável para qualquer empreendedor.” conclui José Roberto Marins, Diretor Executivo NTW Osasco.

Com este depoimento, podemos dizer que o livro é, no mínimo, fundamental para aqueles que almejam o êxito nos negócios.

Lançado em 2012, Rodrigo Cardoso tem como principal objetivo “mobilizar o leitor a traçar suas metas, agradecer suas conquistas e viver sua vida com paixão, transformando-se em um profissional extraordinário.” Leitura imperdível! 

 

O Segredo de Luísa – Fernando Dolabela

 

O mineiro Fernando Dolabela, autor da renomada obra “O Segredo de Luísa”, quando a lançou no ano de 1999, tinha como proposta disseminar a ideia de empreendedorismo, uma vez que, a literatura que abordava o assunto era quase inédita no Brasil.

O livro conta a história de Luísa, moradora de Ponte Nova (MG), que desde jovem trabalhava com sua tia-madrinha, Fernanda. Inspirada pela admiração que tinha no empreendimento de Fernanda, Luísa passa a almejar seu próprio negócio. Começa então sua jornada e busca pelo sucesso, um verdadeiro passo-a-passo de como iniciar sua caminhada empreendedora, fazendo com que o leitor se identifique com a protagonista.

Os anos se passaram e mais livros com a temática foram surgindo dentro do campo da literatura, ainda assim, O Segredo de Luísa continua atemporal, portanto, uma leitura essencial para quem deseja ingressar na carreira empreendedora. 

 

O Poder do Hábito – Charles Duhig

 

Temos o costume de seguir os mesmos passos rotineiramente, sejam eles benéficos ou não, mas você já parou para pensar como dizimar um hábito que seja prejudicial? 

No livro “O Poder do Hábito – Por que fazemos o que fazemos na vida e nos negócios”, Charles Duhig, repórter do The New York Times, desmistifica o looping do hábito, através de pesquisas realizadas, há duas décadas, de como os hábitos funcionam.

O livro, de fácil leitura, tem como exemplo conceitos retirados de pesquisas, apresentando o entendimento de como os hábitos funcionam e, assim, modificar aquilo que está sendo desfavorável à produtividade de sua rotina. 

 

Pai Rico, Pai Pobre – Robert Kiyosaki

 

Mais um clássico, “Pai Rico, Pai Pobre”, fala sobre finanças, investimentos e a repensar em como administrar nossa renda. 

O autor Robert Kiyosaki, apresenta ao leitor como foi crescer sob a perspectiva e orientação de dois pais: seu pai biológico, que não sabia muito bem como administrar o dinheiro e o pai de seu amigo Mike, considerado rico por ser um homem bem sucedido em seus empreendimentos.

Ao longo da narrativa, Kiyosaki aborda como e porque escolheu um dos pais para seguir os conselhos que achou sendo de maior relevância. Instigante leitura para colocar na lista e engrandecer o conhecimento.

 

Foco – Daniel Goleman

 

Mais um título de Daniel Goleman, também autor do best-seller “Inteligência Emocional – A teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente”. Desta vez, em “Foco – A atenção e seu papel fundamental para o sucesso”, Goleman, ensina ao leitor como a atenção e o foco são benéficos para prosperar, considerando a quantidade de distrações que o mundo moderno oferece.

Temos a certeza que em algum momento do seu dia, suas tarefas foram pausadas por notificações no celular, checagem de e-mails e afins. O que Daniel propõe é, justamente, exercitar a atenção para fortalecê-la e alcançar o rendimento máximo.

Dica de leitura para quem tem necessidade de se organizar melhor nas tarefas diárias!

 

A Startup Enxuta – Eric Ries

 

Em “A Startup Enxuta”, o autor Eric Ries, empreendedor residente na Harvard Business School, explica como o novo empreendedor deve investir em inovação contínua para que sua empresa seja extremamente bem-sucedida.

Com sua metodologia revolucionária, Ries apresenta princípios para os interessados em construir produtos inéditos no mercado, que podem ser aplicados em pequenas e grandes empresas.

O livro é campeão de vendas e está em alta para quem é ligado em transformações no mundo dos negócios, já vale garantir o seu exemplar!

 

De Zero a Um – Peter Thiel e Blake Masters

 

Por fim, mas não menos importante, nossa última sugestão de leitura “De zero a um: O que aprender sobre empreendedorismo com o Vale do Silício”, procura trazer uma visão inovadora ao empreendedor.

Os processos para se ter um empreendimento de sucesso não podem ser baseados em uma única fórmula, modelos de negócios devem sofrer transformações necessárias, conforme as mudanças de mercado vão surgindo, é o que sugere os autores Peter Thiel e Blake Masters.

Uma obra imperdível para quem deseja estar em constante inovação, no que tange aos negócios!

Com tantas sugestões, agora é correr para a livraria e escolher o título que mais lhe chamou atenção e expandir, ainda mais, o conhecimento para obter uma gestão de sucesso em seus negócios.

 

Sobre o Autor:

Graduanda em Jornalismo e estagiária no Marketing da NTW Franquia Contábil.