O papel do Setor Fiscal dentro da empresa

Por que é importante a gestão fiscal para o sucesso da sua empresa? De antemão, é necessário o seguinte questionamento: você sabe como funciona o setor fiscal da sua empresa? E por que ele é tão urgente para o sucesso e o bom funcionamento do seu negócio?

Gestão fiscal

A gestão fiscal corresponde a todos os aspectos tributários de uma empresa, tendo a ver com o controle e supervisão das atividades associadas aos tributos, visando que todos os processos estejam compatíveis com o que determina a lei.

Vale frisar que, para que uma gestão fiscal seja eficiente, é importante um planejamento que acompanhe o segmento da empresa.

Redução de risco fiscal

Sabe-se que o volume de normas tributárias no país é alto e, talvez este seja um desafio para os empresários, ter total controle sobre todas as normativas relacionadas ao fisco.

É importante que o empresário entenda as obrigações inerentes ao seu empreendimento. Todavia, é inquestionável o valor do trabalho de um contador de confiança.

Para reduzir os riscos tributários do seu negócio, é aconselhável utilizar softwares fiscais que ajudam no controle de lançamentos, lembretes de obrigações, apuração de tributos e que estejam ligados ao SPED (Sistema Público de Escrituração Digital) contábil e fiscal.

As empresas que implementam tecnologias que facilitem no trabalho diário, tendem a ter maior e melhor desempenho, além de alcançar resultados significativos, aumentando a produtividade do setor e, não menos importante, eliminando custos.

Importância do controle de documentos

O sucesso da sua empresa está diretamente ligado à boa gestão fiscal, e com isso, guardar de forma responsável todos os documentos que estejam relacionado a atividade é extremamente relevante.

Os benefícios ao fazer uso de um bom controle dos documentos são incalculáveis. Tais como, controle de entradas e saídas, sigilo e resguardar a confidencialidade dos documentos, simplificar a identificação do que for necessário e o descarte adequado que facilita a tomada de decisões.

Papel do setor fiscal

Pode ser difícil enxergar o papel do setor fiscal dentro da sua empresa, mas é no dia a dia que sua importância fica evidente. Muitas pessoas acreditam que ao falar deste setor, resume-se em fazer apuração fiscal que são guias dos impostos pagos mensalmente, enviar declarações ao governo e preencher formulários exigidos pelos órgãos regulamentadores.

O setor fiscal é bem mais abrangente, inicia-se desde a constituição da empresa, sendo necessário um cadastro do CNPJ, cadastro nacional junto a receita federal e, além disso, um contrato social em que determina todas as particularidades da empresa, onde é arquivado na Junta Comercial do Estado onde a empresa se origina.

Apesar de suas atividades estarem muito relacionadas ao cumprimento de obrigações legais e com alto grau burocrático, é interessante pensar que o setor fiscal tem um papel de protagonismo no funcionamento da empresa.

Como já foi dito, é fundamental o acompanhamento de um profissional capacitado, como um contador, na gestão fiscal de uma empresa. A NTW Contabilidade e Gestão Empresarial – Unidade Belém Augusto Montenegro tem experiência em gestão empresarial e está pronta para oferecer um excelente serviço.

Gostou desse artigo? Compartilhe e continue nos acompanhando para mais conteúdo.

Sobre o Autor:

Lucas Macedo
Diretor Executivo NTW Belém Augusto Montenegro.

Unidades

NTW Alto Acre