A pecuária é encarada como um negócio?

A pecuária é encarada como um negócio?

O agronegócio figura como setor mais importante para a economia do país. Nos anos de 2017 – 2018 contribuiu com 21,6% do PIB brasileiro sendo que, desses números, só a pecuária representou 31%. (CEPEA, 2018 a; ABIEC, 2018).

Mesmo com o peso dos números e o vigor do segmento sabe-se que os empreendedores pecuaristas enfrentam muitos desafios na gestão de suas propriedades, dentre eles estão a busca constante pela melhoria da qualidade do rebanho e maior produtividade.

Outro grande desafio para os produtores, é não ter controle sobre o preço de venda tanto do leite como da carne. Esses preços são determinados pelo mercado e sofrem fortes variações, influenciados por fatores externos.

Neste conteúdo, apontaremos alguns caminhos que podem minimizar ou até mesmo eliminar tais desafios e problemas.

O primeiro passo é reconhecer este status de que a pecuária é uma atividade empresarial de extrema importância para a economia do país e que precisa ser tratada como um negócio.

Ao enxergar sua propriedade como um negócio, onde as ferramentas de contabilidade e de gestão podem ser usadas para tomada de decisões, os produtores poderão atingir ganhos relevantes de eficiência, o que, consequentemente, poderá melhorar a qualidade do rebanho e aumentar a produtividade da propriedade.

 

Tenha a gestão da propriedade em suas mãos

Os empreendedores não podem deixar de ter a gestão de sua propriedade nas mãos. Nesse sentido, dois fatores podem ser vitais:

  1. padronização de processos;
  2. implementação de controles gerenciais que possam gerar informações para tomada de decisão.

Assim, o uso de um sistema de contabilidade gerencial adequado pode entregar ao produtor os dois fatores acima listados tornando-os uma realidade em sua propriedade.

O uso de um sistema adequado permite:

  • gestão econômica e financeira da operação;
  • a redução de custos e o aumento do lucro.

Tecnologia na Gestão do Negócio poderá tornar a propriedade cada vez mais eficiente, gerando a rentabilidade e a sobrevivência do mesmo.

 

Conclusão

Os empreendedores desse setor precisam ter consciência de que sua propriedade é um negócio como outro qualquer e, como tal, necessita de um gerenciamento adequado para melhorar a produção, a qualidade do rebanho e se manter próspero no mercado.

É preciso avaliar o desempenho da atividade como um todo e não focar somente nos custos da operação ao final do processo produtivo, pois, nesse momento já pode ser tarde demais.

Também é necessário acompanhar o negócio em tempo real, utilizando um sistema, já disponível no mercado, que disponibiliza indicadores de Receita Operacional Líquida, Taxas de Retorno e Rentabilidade do negócio.

A NTW Leopoldina já oferece esse sistema que contribuirá efetivamente para a tomada de decisões dos produtores.

Se você quer melhorar os seus resultados, clique no botão abaixo e entre em contato conosco. A NTW Contabilidade e Gestão Empresarial estará sempre pronta para ajudá-lo a melhorar seus resultados e crescer.

 

quero conhecer a NTW

Sobre o Autor: