Pequenos detalhes podem fazer grande diferença no sucesso da sua empresa

Pequenos detalhes podem fazer grande diferença no sucesso da sua empresa

Palavras como organização, disciplina, metas e prazos podem fazer toda a diferença na vida de um empresário. É através delas que podemos imprimir uma rotina ao nosso cotidiano, fazendo com que a parte administrativa funcione bem, sobrando mais tempo para nos dedicarmos à área produtiva do negócio e também ao core business.

 

Não que outras áreas não precisem de organização, disciplina, metas e prazos, precisam também e muito! Porém, estas outras áreas estão mais suscetíveis às demandas externas, aos clientes, fornecedores, prestadores de serviços e etc, que são quase sempre urgentes!

 

Por onde devo começar?

 

Um ótimo começo é a partir da organização de documentos. Você sabia que a legislação determina que o XML da NF-e precisa ser armazenado eletronicamente por cinco anos, tanto pelo fornecedor quanto pelo comprador? Que, caso ocorra uma fiscalização, eles que serão utilizados?

 

Nesse momento virtual que vivemos, onde recebemos os documentos, mas não os organizamos logo em seguida, eles ficam na caixa de entrada do e-mail para “na hora que eu tiver um tempinho, eu organizo” e vão ficando, até a hora de enviar para a contabilidade e ter que sair procurando tudo para mandar. Assim, perde-se muito tempo nessa procura e envio dos documentos. 

 

O tempo é um bem precioso que perdemos por conta da falta de organização, o atraso na entrega da documentação é o pior dos cenários para o contador que precisa fechar a contabilidade de suas empresas clientes em ritmo acelerado, pois os impostos vencendo no mês seguinte com base nesses documentos que chegaram atrasados, com isso perde-se o fluxo de caixa e, quem sabe até, um dinheiro com multa e juros que poderia ser poupado.

 

Importância da entrega de documentos no prazo 

 

A entrega de documentos no prazo para a contabilidade, ajuda o empresário a ter uma disciplina melhor com o seu negócio, porque é a partir daí que a chave vira, você terá a contabilidade como aliada no momento de montar o seu orçamento, cumprir prazos nos pagamentos de impostos e sobrar mais tempo para o planejamento financeiro da sua empresa, por exemplo, concentrar os pagamentos em um único dia da semana, tomar seus créditos de imposto no mês devido e demais ações benéficas para o seu negócio.

 

Você ainda acha que palavras como organização, disciplina, metas e prazos não fazem toda a diferença na vida de um empresário? Que tal começar esse processo de organização e envio dos documentos para contabilidade no prazo e tê-los como aliados para o seu crescimento?

 

Conte com os especialistas da NTW Contabilidade e Gestão Empresarial.

 

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