PME: turbine sua gestão financeira integrando-a com a contabilidade

PME: turbine sua gestão financeira integrando-a com a contabilidade

Contabilidade e gestão financeira não costumam ser a especialidade dos empreendedores. No entanto, sabe-se que ao trabalhar bem com os números a PME tem muito mais chances de sucesso e pode descobrir excelentes oportunidades que podem ampliar o lucro do negócio e o desempenho da operação.

Por esse motivo, o gestor da empresa precisa contar com um especialista que o ajude a se manter atualizado nas questões fiscais/tributárias e que facilite seu caminho na jornada do empreendedorismo. Sem dúvida, esse profissional é o contador.

# Tecnologia e integração trazendo resultados

Os melhores escritórios de contabilidade estão fazendo uso intensivo da tecnologia para otimizar processos e ganhar produtividade interna. Isso, logicamente, reflete em mais qualidade no atendimento ao cliente. Ou seja, com a tecnologia realizando os processos operacionais, o cliente do escritório ganha um consultor de negócios altamente qualificado, capaz de projetar cenários, mapear riscos e assim, melhorar seus resultados.

Mas e a sua PME? Está fazendo uso intensivo da tecnologia para obter melhor desempenho operacional, oferecer um melhor atendimento aos seus clientes e alavancar os resultados? Ou você está no time que trabalha com planilhas imensas, nas quais não encontra as informações de forma ágil e ainda precisou aprender a fazer uma tabela dinâmica?

Se esse ainda é um assunto desconfortável, saiba que você não está sozinho. Hoje boa parte das pequenas e médias empresas não têm um sistema para gestão financeira e, quando têm, ele não é integrado com o escritório de contabilidade.

Essa falta de “diálogo” entre as tecnologias gera imprecisão de informações e maior custo de gestão para o empresário, além de ser um trabalho a mais para fazer: separar documentos, contratar serviço de motoboy e enviar os dados para o contador.

Quando os sistemas de contabilidade e gestão financeira são integrados eles geram diversos benefícios para a PME que fica mais produtiva e rentável. De um modo geral, a integração contábil oferece as seguintes vantagens:

1. Agilidade no fechamento mensal

O empresário não precisa mais parar suas atividades primordiais para coletar, organizar e enviar os documentos fiscais ao contador. Com a integração contábil, o sistema de gestão financeira do cliente se conecta com o sistema do escritório de contabilidade garantido informações corretas e disponíveis para o cumprimento das obrigações fiscais dentro do prazo.

2. Menos trocas de informações desnecessárias

A tecnologia permite que a interação do empreendedor com a empresa de contabilidade aconteça para tratar de temas estratégicos do negócio. Com todos os documentos disponíveis, o contador pode oferecer um serviço consultivo, analisando os dados da sua empresa e fazendo análise dos balanços e projeções.Dessa forma, o empresário tem ao seu lado um profissional experiente e capacitado para ajudá-lo a tomar as melhores decisões.

3. Redução de custos com motoboy

Pode parecer bobagem, mas o empreendedor sabe o quanto gasta com o leva-e-traz de documentos ao longo do mês. Custo que pode ser drasticamente reduzido com a adoção da integração contábil entre PME e escritório de contabilidade. Alguns documentos originais ainda precisam ser enviados esporadicamente, é verdade, mas grande parte da troca de documentos pode ser feita de forma eletrônica, evitando o custo de deslocamento e o tempo de espera pelos papéis.

4. Maior precisão na contabilidade

Com as informações bem organizadas no sistema do seu contador, ele tem melhores condições de avaliar seu desempenho financeiro e contábil e agregar valor, ampliando as chances de sucesso do seu negócio. Se o lucro tem tendência de alta e seu negócio está prestes a sair do regime tributário definido anteriormente, o contador pode se antecipar e já tomar as providências necessárias para a alteração, antes que a empresa sofra as penalidades do desenquadramento, por exemplo.

# Palavra de especialista

Gabriel Gaspar, fundador e CEO do NIBO, plataforma de gestão financeira para pequenas e médias empresas, acredita que, quando o sistema de gestão financeira se integra com os sistemas contábeis dos escritórios, a PME eleva seu patamar de maturidade e sua competitividade. “Na verdade é um ganha-ganha: de um lado a PME não precisa mais se preocupar em juntar documentos todo mês, o que atrapalha a vida corrida do empreendedor e pode entender sua saúde financeira com clareza. Do outro lado, o contador consegue exercer seu papel de consultor de negócios, otimizando os recursos disponíveis”, defende o empresário.

Gaspar explica ainda que o contador pode (e deve!) apoiar o empresário no uso do sistema de gestão financeira. “A configuração inicial do sistema define se a empresa vai conseguir obter valor dessa tecnologia. É fundamental definir adequadamente as categorias e o plano de contas, por exemplo, para o empresário olhar o relatório e conseguir agir com base nos dados”. De acordo com o executivo, o contador tem o papel de incentivar a adoção da tecnologia para as PMEs e conduzir a integração com o sistema adotado pelo escritório.

Como dito no início deste post, contabilidade e finanças podem não ser a especialidade do gestor da pequena e média empresa, o que torna o caminho da gestão mais árduo. Somam-se a isso, as iniciativas do governo com as obrigações digitais. Até pelas redes sociais a Receita Federal fiscaliza o contribuinte, acredite. Assim, uma PME pode até encerrar suas atividades se não estiver conectada com seu contador e isso só pode ser feito por meio da tecnologia.

Contar com um software que clareie essa área “nebulosa” faz toda a diferença. E integrá-lo ao sistema do contador, como você já pôde perceber, é a cereja do bolo para uma gestão financeira e contábil de baixo risco e com foco em resultados.

A NTW Contabilidade e Gestão Empresarial, em parceria com o NIBO, são especialistas em contabilidade e sistemas de gestão financeira. Por isso, uniram forças para serem os maiores aliados da PME, integrando seus sistemas e participando fortemente do sucesso do negócio.

Encontre a unidade NTW mais próxima da sua empresa e conheça nos serviços de contabilidade consultiva e de gestão financeira para o seu negócio.

Coordenado por:

Gabriel Gaspar – CEO do NIBO

Walter Teixeira – Conselheiro da NTW Franquia Contábil

Sobre o Autor:

Avatar

Unidades

NTW Alto Acre

NTW Bauru

NTW Belém Augusto Montenegro

NTW Belém Centro

NTW Belém Doca

NTW Belém Metropolitan Tower

NTW Belo Oriente

NTW BH – Barro Preto

NTW BH – Buritis

NTW BH – Coração Eucarístico

NTW BH – Savassi

NTW Boa Vista

NTW Brasília

NTW Cabo Frio

NTW Campina Grande

NTW Campinas

NTW Campos dos Goytacazes

NTW Canoas

NTW Caratinga

NTW Concórdia

NTW Conselheiro Pena

NTW Curitiba

NTW Dom Cavati

NTW Duque de Caxias

NTW Feira de Santana

NTW Florianópolis

NTW Fortaleza Meireles

NTW Franca

NTW Goiânia

NTW GV Centro

NTW GV Solutions

NTW GV Vila Isa

NTW Ipatinga

NTW Indaiatuba Parque Ecológico

NTW Itaú de Minas Centro

NTW Joaçaba

NTW Joaíma

NTW João Pessoa Cristo Redentor

NTW Juiz de Fora – Centro

NTW Jundiaí

NTW Juruti

NTW Leopoldina

NTW Luís Eduardo Magalhães

NTW Macapá

NTW Magé

NTW Manaus-Centro

NTW Mariana

NTW Marília

NTW Muriaé

NTW Nova Bandeirantes

NTW Nova Iguaçu Centro

NTW Olinda Jardim Atlântico

NTW Oriximiná

NTW Osasco

NTW Passos

NTW Paragominas

NTW Paranatinga

NTW Paulo Afonso

NTW Pirassununga

NTW Ponta Porã

NTW Porto Alegre

NTW Porto Velho

NTW Porto Velho – Embratel

NTW Primavera do Leste

NTW Recife

NTW Ribeirão Preto

NTW Rio Branco

NTW Rio Freguesia

NTW Salvador

NTW Salvador Barra

NTW Salvador Castro Alves

NTW Salvador Itaigara

NTW Salvador Pituba

NTW Salvador Wall Street

NTW Santarém

NTW Santos

NTW São Caetano do Sul – Santa Paula

NTW São Carlos

NTW São Fidélis

NTW São João del Rei

NTW São Jorge

NTW São Luís

NTW São Paulo Butantã

NTW São Paulo Lapa

NTW Serra Verde

NTW Setor Bueno – Goiânia

NTW Sorocaba Wanel

NTW Tatuapé

NTW Teixeira de Freitas

NTW Teresópolis

NTW Timóteo

NTW Ubaporanga

NTW Uberaba

NTW Uberlândia Solutions

NTW Vila Velha