Quer sair da informalidade? Saiba como e porque formalizar sua empresa.

 

O número de empreendedores informais no Brasil vem crescendo nos últimos anos e a causa principal é o desemprego. De acordo com os dados mais recentes do IBGE, hoje o país tem cerca de 28,4 milhões donos de empresas e, deste número, pelo menos 2/3 não possui CNPJ, ou seja, atuam no mercado informal.

 

Buscar uma renda própria tem sido a saída de muitos brasileiros que ficam desempregados atualmente. Venda de produtos caseiros, uma barraquinha de artesanato, uma loja na frente de casa… São alternativas de baixo custo que podem, aos poucos, render lucros para o sustento da família. A questão é quando a atividade cresce e a informalidade barra uma expansão ainda maior: este é o momento de formalizar sua empresa.

 

Por que sair da informalidade?

 

Quando o negócio já está consolidado, novas oportunidades vão surgindo e, muitas vezes, é essencial se estruturar para arriscar, investir mais e traçar outros objetivos de crescimento.

 

Na informalidade, além do crescimento ser limitado, você e sua empresa correm riscos de autuações e multas, apreensão do material e mercadoria, podendo até mesmo ser impedido de exercer sua atividade, já que não passou por nenhuma análise dos órgãos competentes.

 

Com a empresa formal, tendo um CNPJ, você está regularizado perante o governo e consegue ter uma gestão (e controle) melhor do negócio: pode emitir notas, contratar funcionários (respaldado pela lei), negocia com outras empresas, tem fácil acesso a crédito para investir mais, tem direitos e deveres garantidos, etc.

 

Como formalizar sua empresa?

 

Se você decidiu que é a hora certa de formalizar sua atividade e abrir um CNPJ, o primeiro passo é procurar uma empresa de contabilidade. Os contadores irão auxiliá-lo em um plano de negócios, na escolha do regime tributário e em todas as questões burocráticas para a abertura de sua empresa.

 

Depois que você definir seu plano de negócios, para formalizar sua empresa, você precisará:

 

  • Elaborar um Contrato Social ou Registro de Empresário (no caso do MEI ou empresas com apenas um sócio);
  • Fazer um registro na Junta Comercial;
  • Conseguir um alvará de localização e funcionamento;
  • Realizar a Inscrição Estadual;
  • Conseguir as licenças e inscrições nos órgãos de regulação estaduais e municipais.

A empresa de contabilidade vai te dar suporte e encaminhar todas estas etapas para abrir seu CNPJ.

 

Precisa de ajuda para abrir sua empresa? Entre em contato com nossa equipe! A NTW Juiz de Fora Centro oferece um serviço de excelência com profissionais qualificados para te dar o suporte necessário.