Como terminar o ano com saldo positivo na empresa

Como terminar o ano com saldo positivo na empresa

O fim do ano é uma época em que as pessoas normalmente desaceleram o ritmo, convivem mais com parentes e amigos e apresentam um perfil diferente no comportamento em termos de consumo.

Mesmo as empresas, quando isso permite, oferecem férias coletivas e alguns funcionários têm opção de desfrutar das férias no período que coincide com as férias escolares.

O que muito empreendedor deve ver neste cenário é a possibilidade de recuperar o tempo perdido e fazer a situação de vacas magras do ano ser mudada.

Quer reverter o rumo de crise e fechar o ano com saldo positivo? Descubra como, mesmo com as festividades de fim de ano!

Comércio aquecido e injeção de dinheiro no mercado

Os trabalhadores recebem o dinheiro adicional do décimo terceiro salário e aqueles que estão em férias, além de mais tempo para ir às ruas comprar, possuem mais dinheiro disponível. Isso é um prato cheio para o comércio.

Aproveite o final de ano para rever os seus estoques, sua equipe de vendedores e a sua estrutura de propaganda. Está divulgando seus produtos de maneira conveniente para essa época?

Se necessário, invista em estoque e em propaganda. Como consequência, você precisará de mais força de vendas para dar conta em períodos de sazonalidade.

Busque mão de obra de natureza temporária

Da mesma forma que essa demanda acelerada pelos seus produtos não será eterna, a sua necessidade de estocagem e propaganda também não o será. No entanto, os fatos de deixar de adquirir estoques e encerrar contratos de publicidade não geram gastos inesperados com multas e sanções, como os encerramentos de contratos de trabalho.

Dessa sim, busque mão de obra temporária, entre em contato com empresas especializadas neste tipo de necessidade, pois elas certamente estão esperando um contato da sua empresa.

Não se esqueça da qualidade e da entrega

Você deve conseguir vender mais por causa das festas de fim de ano? Certamente!

Mas não se esqueça de que o processo de melhoria de resultados não se encerra com a venda finalizada. Ele precisa ir muito bem até o momento da entrega do produto e, por isso, seus processos logísticos devem estar muito bem configurados e prontos para o aumento de demanda.

Com relação à qualidade do produto, antes da venda, essa preocupação já deve ser foco. Talvez seja preciso de mais mão de obra produtiva, também terceirizada se for o caso, para fazer com que a elevação de estoques aconteça sem perda da qualidade dos produtos.

Controle o processo produtivo

De nada adianta uma elevação de 20% ou 30% nas vendas se a quantidade de reclamações e devoluções de produtos chegar a quase metade do que foi vendido. Infelizmente, quando não se controla o processo produtivo, essa é uma situação muito comum de ocorrer. Procure manter todos estes aspectos sob controle.

Por fim, não meta os pés pelas mãos e analise seus históricos de aumento de demanda pela chegada do fim de ano. Se sempre sua necessidade adicional foi de 20%, 30% ou 40% na média, não produza para um aumento de 70% ou 80%. Conte com seus históricos e faça valer seus níveis elevados nos controles organizacionais.

Pensando em mais maneiras de fazer, no geral, o seu negócio ficar com saldo positivo ainda neste ano? Assine nossa newsletter que temos muita informação útil para a sua empresa!

 

Sobre o Autor:

Avatar

Unidades

NTW Alto Acre

NTW Bauru

NTW Belém Augusto Montenegro

NTW Belém Centro

NTW Belém Doca

NTW Belém Metropolitan Tower

NTW Belo Oriente

NTW BH – Buritis

NTW BH – Coração Eucarístico

NTW BH – Savassi

NTW Boa Vista

NTW Brasília

NTW Cabo Frio

NTW Campina Grande

NTW Campinas

NTW Campos dos Goytacazes

NTW Canoas

NTW Caratinga

NTW Castanhal

NTW Concórdia

NTW Conselheiro Pena

NTW Coronel Xavier Chaves

NTW Curitiba

NTW Divinópolis

NTW Dom Cavati

NTW Duque de Caxias

NTW Feira de Santana

NTW Florianópolis

NTW Fortaleza Meireles

NTW Franca

NTW Goiânia

NTW GV Centro

NTW GV Solutions

NTW GV Vila Isa

NTW Ipatinga

NTW Indaiatuba Parque Ecológico

NTW Itaú de Minas Centro

NTW Joaçaba

NTW Joaíma

NTW João Pessoa Cristo Redentor

NTW Juiz de Fora – Centro

NTW Jundiaí

NTW Juruti

NTW Leopoldina

NTW Luís Eduardo Magalhães

NTW Macapá

NTW Magé

NTW Manaus-Centro

NTW Mariana

NTW Marília

NTW Muriaé

NTW Nova Bandeirantes

NTW Nova Iguaçu Centro

NTW Olinda Jardim Atlântico

NTW Oriximiná

NTW Osasco

NTW Passos

NTW Paragominas

NTW Paranatinga

NTW Paulo Afonso

NTW Pelotas Plex

NTW Pirassununga

NTW Ponta Porã

NTW Porto Alegre

NTW Porto Velho

NTW Porto Velho – Embratel

NTW Primavera do Leste

NTW Recife

NTW Ribeirão Preto

NTW Rio Branco

NTW Salvador

NTW Salvador Barra

NTW Salvador Castro Alves

NTW Salvador Itaigara

NTW Salvador Pituba

NTW Salvador Wall Street

NTW Santarém

NTW Santos

NTW São Carlos

NTW São Fidélis

NTW São João del Rei

NTW São Jorge

NTW São Luís

NTW São Paulo Butantã

NTW São Paulo Lapa

NTW Serra Verde

NTW Setor Bueno – Goiânia

NTW Sorocaba Wanel

NTW Tatuapé

NTW Teixeira de Freitas

NTW Teresópolis

NTW Timóteo

NTW Ubaporanga

NTW Uberaba

NTW Uberlândia Solutions

NTW Vila Velha