Como terminar o ano com saldo positivo na empresa

Como terminar o ano com saldo positivo na empresa

O fim do ano é uma época em que as pessoas normalmente desaceleram o ritmo, convivem mais com parentes e amigos e apresentam um perfil diferente no comportamento em termos de consumo.

Mesmo as empresas, quando isso permite, oferecem férias coletivas e alguns funcionários têm opção de desfrutar das férias no período que coincide com as férias escolares.

O que muito empreendedor deve ver neste cenário é a possibilidade de recuperar o tempo perdido e fazer a situação de vacas magras do ano ser mudada.

Quer reverter o rumo de crise e fechar o ano com saldo positivo? Descubra como, mesmo com as festividades de fim de ano!

Comércio aquecido e injeção de dinheiro no mercado

Os trabalhadores recebem o dinheiro adicional do décimo terceiro salário e aqueles que estão em férias, além de mais tempo para ir às ruas comprar, possuem mais dinheiro disponível. Isso é um prato cheio para o comércio.

Aproveite o final de ano para rever os seus estoques, sua equipe de vendedores e a sua estrutura de propaganda. Está divulgando seus produtos de maneira conveniente para essa época?

Se necessário, invista em estoque e em propaganda. Como consequência, você precisará de mais força de vendas para dar conta em períodos de sazonalidade.

Busque mão de obra de natureza temporária

Da mesma forma que essa demanda acelerada pelos seus produtos não será eterna, a sua necessidade de estocagem e propaganda também não o será. No entanto, os fatos de deixar de adquirir estoques e encerrar contratos de publicidade não geram gastos inesperados com multas e sanções, como os encerramentos de contratos de trabalho.

Dessa sim, busque mão de obra temporária, entre em contato com empresas especializadas neste tipo de necessidade, pois elas certamente estão esperando um contato da sua empresa.

Não se esqueça da qualidade e da entrega

Você deve conseguir vender mais por causa das festas de fim de ano? Certamente!

Mas não se esqueça de que o processo de melhoria de resultados não se encerra com a venda finalizada. Ele precisa ir muito bem até o momento da entrega do produto e, por isso, seus processos logísticos devem estar muito bem configurados e prontos para o aumento de demanda.

Com relação à qualidade do produto, antes da venda, essa preocupação já deve ser foco. Talvez seja preciso de mais mão de obra produtiva, também terceirizada se for o caso, para fazer com que a elevação de estoques aconteça sem perda da qualidade dos produtos.

Controle o processo produtivo

De nada adianta uma elevação de 20% ou 30% nas vendas se a quantidade de reclamações e devoluções de produtos chegar a quase metade do que foi vendido. Infelizmente, quando não se controla o processo produtivo, essa é uma situação muito comum de ocorrer. Procure manter todos estes aspectos sob controle.

Por fim, não meta os pés pelas mãos e analise seus históricos de aumento de demanda pela chegada do fim de ano. Se sempre sua necessidade adicional foi de 20%, 30% ou 40% na média, não produza para um aumento de 70% ou 80%. Conte com seus históricos e faça valer seus níveis elevados nos controles organizacionais.

Pensando em mais maneiras de fazer, no geral, o seu negócio ficar com saldo positivo ainda neste ano? Assine nossa newsletter que temos muita informação útil para a sua empresa!

 

Sobre o Autor: