Startup: na hora de captar investimento ter a contabilidade em dia é essencial!

Startup: na hora de captar investimento ter a contabilidade em dia é essencial!

Você, como empreendedor de uma startup, teve aquela ideia genial, cuidou para que o seu MVP (Minimum Viable Product ou, em português, produto mínimo viável) fosse bem estruturado e está tendo uma aceitação bastante promissora por parte do mercado. Agora é hora de buscar aporte de capital para escalar o negócio, certo? Mas você tem certeza que não deixou passar nada que possa afastar os investidores ou, mesmo, inviabilizar o seu negócio que acabou de nascer? Já parou para pensar se sua contabilidade está em dia?

Se a resposta foi não ou não tem certeza, é melhor estruturar a contabilidade da empresa já no seu início, desde o pagamento de tributos até a correta elaboração da escrituração contábil e dos registros financeiros. Irregularidades contábeis, fiscais, tributárias e trabalhistas podem inviabilizar as auditorias e, por consequência, afastar os investidores.

Confira o que você precisa saber para ter a sua contabilidade em dia e estar qualificado para obtenção de capital:

Saiba qual o melhor regime tributário

A nova Lei do Investimento-Anjo (155/16),  veio para dar mais segurança jurídica para os investidores e facilitar a vida dos empreendedores: as startups agora se enquadram no Simples Nacional, o que diminui custos e burocracias para constituição e formalização da empresa. Isso é possível, porque, com a nova legislação, o aporte de capital não integra o capital social. Mas como as startups tendem a ter um crescimento acelerado e é exatamente o que buscam empreendedores e investidores, as mudanças no regime tributário são inevitáveis e devem ser revistas e acompanhadas ao longo do tempo, assim como as alterações na legislação. Mas você não precisa ser um expert em tributação para acompanhar estas mudanças. Com o apoio de uma consultoria consultiva é possível ao empreendedor da startup optar pelo regime tributário mais adequado ao estágio atual do negócio, evitando custos desnecessários. Ou seja, como as alíquotas dos impostos variam de acordo com o tipo, personalidade jurídica e localização da empresa esta adequação tributária diminui gastos com tributos e contribuições.

Usufrua dos benefícios fiscais

Com o apoio da sua contabilidade é possível obter benefícios fiscais de acordo com a área de atuação da sua startup e estar atento a variáveis capazes de trazer redução do valores de impostos. A contabilidade pode identificar oportunidades para a sua startup usufruir de bases de cálculos reduzidas para ICMS e alguns impostos federais, além de redução da alíquota de ISS para determinadas atividades. Há, ainda, leis de incentivo fiscal como a “Lei do Bem para empresas que investem em inovação tecnológica para fomentar a competitividade dos produtos nacionais.

Estruture sua gestão financeira

Tanto para se habilitar a receber investimentos quanto para que a sua startup possa  crescer de forma estruturada e transparente, é importante uma correta gestão financeira. Isso porque os investidores querem ver uma empresa minimamente estruturada e uma projeção financeira num cenário futuro de pelo menos cinco anos, mesmo que os números possam sofrer uma variação. No caso de uma reunião com um investidor é muito importante ter em mãos as demonstrações financeiras, como o balanço patrimonial, demonstrativo de fluxo de caixa, demonstrativo do resultado do exercício. Dessa forma, o investidor pode analisar e tomar a decisão com base na situação econômica-financeira da empresa. Sem esses demonstrativos que possam mensurar a volatilidade das receitas, custos fixos e custos variáveis, é inviável conhecer quais as melhores opções de retorno do investimento e onde estão correndo os gastos mais significativos.

Separe negócios e vida pessoal

Se muitas vezes as startups iniciam na cozinha ou na garagem de casa, sendo inevitável, num primeiro momento, uma sinergia com a vida pessoal, pense desde o início em separar gastos da Pessoa Física e da Pessoa Jurídica. Para início de conversa, é fundamental estabelecer o pró-labore, pois possuir um rendimento salarial é necessário para manter em ordem o controle financeiro tanto pessoal quanto empresarial. Para que esta mistura de contas não gere um caos e acabe comprometendo as suas finanças pessoais e o fluxo de caixa, o faturamento e a rentabilidade da sua empresa, a sua contabilidade saberá orientar sobre o que é legalmente válido no momento de destinar os recursos da empresa e também para fins de declaração do Imposto de Renda.

Use a tecnologia ao seu favor

Sabe aquele ditado: “casa de ferreiro, espeto de pau”? Pois bem, isso se aplica em boa parte das startups que vem introduzindo no mercado avanços tecnológicos e disruptivos. No entanto, muitas vezes, a própria empresa iniciante esquece de adotar tecnologias de gestão dentro de casa. E elas estão disponíveis também na gestão contábil e financeira.

Um exemplo são os ganhos de agilidade e redução de custos no processo contábil  promovidos pelo SPED (Sistema Público de Escrituração Digital). Outro, é a prática de conciliação bancária online e integrada ao seu contador, que traz transparência e eficiência à contabilidade. Com isso, o empreendedor de startup pode contratar uma empresa de contabilidade que investe massivamente em inovação e tecnologia e que apresenta qualidade a um custo acessível.

Como foi visto, ter a contabilidade em dia e contar com um serviço contábil de confiança e que entenda sobre startups pode ser o peso na balança para você obter os investimentos necessários para o desenvolvimento do seu negócio. Uma contabilidade especializada em startups pode orientá-lo sobre oportunidades de negócio e de investimentos que podem gerar lucros, indicar estratégias de melhor desempenho e subsidiar o processo de tomada de decisão dos investidores com base em relatórios estruturados e confiáveis. Por outro lado, uma má gestão contábil e financeira pode fazer a sua empresa ser avaliada de forma inadequada ou, mesmo, levar o investidor a desistir de vez do negócio.

Conte com a expertise da rede NTW Contabilidade e Gestão Empresarial – com escritórios de contabilidade em todas as regiões do país , apoiada por uma solução integrada de NFe, contábil e financeira, para auxiliar sua startup na hora de captar investimentos que levem ao desenvolvimento do seu negócio inovador. Encontre a unidade NTW mais próxima da sua empresa.

 

Coordenado por:

Fernando Campanaro – Diretor Executivo da Unidade NTW Porto Alegre

Sobre o Autor: