Startup: na hora de captar investimento ter a contabilidade em dia é essencial!

Startup: na hora de captar investimento ter a contabilidade em dia é essencial!

Você, como empreendedor de uma startup, teve aquela ideia genial, cuidou para que o seu MVP (Minimum Viable Product ou, em português, produto mínimo viável) fosse bem estruturado e está tendo uma aceitação bastante promissora por parte do mercado. Agora é hora de buscar aporte de capital para escalar o negócio, certo? Mas você tem certeza que não deixou passar nada que possa afastar os investidores ou, mesmo, inviabilizar o seu negócio que acabou de nascer? Já parou para pensar se sua contabilidade está em dia?

Se a resposta foi não ou não tem certeza, é melhor estruturar a contabilidade da empresa já no seu início, desde o pagamento de tributos até a correta elaboração da escrituração contábil e dos registros financeiros. Irregularidades contábeis, fiscais, tributárias e trabalhistas podem inviabilizar as auditorias e, por consequência, afastar os investidores.

Confira o que você precisa saber para ter a sua contabilidade em dia e estar qualificado para obtenção de capital:

Saiba qual o melhor regime tributário

A nova Lei do Investimento-Anjo (155/16),  veio para dar mais segurança jurídica para os investidores e facilitar a vida dos empreendedores: as startups agora se enquadram no Simples Nacional, o que diminui custos e burocracias para constituição e formalização da empresa. Isso é possível, porque, com a nova legislação, o aporte de capital não integra o capital social. Mas como as startups tendem a ter um crescimento acelerado e é exatamente o que buscam empreendedores e investidores, as mudanças no regime tributário são inevitáveis e devem ser revistas e acompanhadas ao longo do tempo, assim como as alterações na legislação. Mas você não precisa ser um expert em tributação para acompanhar estas mudanças. Com o apoio de uma consultoria consultiva é possível ao empreendedor da startup optar pelo regime tributário mais adequado ao estágio atual do negócio, evitando custos desnecessários. Ou seja, como as alíquotas dos impostos variam de acordo com o tipo, personalidade jurídica e localização da empresa esta adequação tributária diminui gastos com tributos e contribuições.

Usufrua dos benefícios fiscais

Com o apoio da sua contabilidade é possível obter benefícios fiscais de acordo com a área de atuação da sua startup e estar atento a variáveis capazes de trazer redução do valores de impostos. A contabilidade pode identificar oportunidades para a sua startup usufruir de bases de cálculos reduzidas para ICMS e alguns impostos federais, além de redução da alíquota de ISS para determinadas atividades. Há, ainda, leis de incentivo fiscal como a “Lei do Bem para empresas que investem em inovação tecnológica para fomentar a competitividade dos produtos nacionais.

Estruture sua gestão financeira

Tanto para se habilitar a receber investimentos quanto para que a sua startup possa  crescer de forma estruturada e transparente, é importante uma correta gestão financeira. Isso porque os investidores querem ver uma empresa minimamente estruturada e uma projeção financeira num cenário futuro de pelo menos cinco anos, mesmo que os números possam sofrer uma variação. No caso de uma reunião com um investidor é muito importante ter em mãos as demonstrações financeiras, como o balanço patrimonial, demonstrativo de fluxo de caixa, demonstrativo do resultado do exercício. Dessa forma, o investidor pode analisar e tomar a decisão com base na situação econômica-financeira da empresa. Sem esses demonstrativos que possam mensurar a volatilidade das receitas, custos fixos e custos variáveis, é inviável conhecer quais as melhores opções de retorno do investimento e onde estão correndo os gastos mais significativos.

Separe negócios e vida pessoal

Se muitas vezes as startups iniciam na cozinha ou na garagem de casa, sendo inevitável, num primeiro momento, uma sinergia com a vida pessoal, pense desde o início em separar gastos da Pessoa Física e da Pessoa Jurídica. Para início de conversa, é fundamental estabelecer o pró-labore, pois possuir um rendimento salarial é necessário para manter em ordem o controle financeiro tanto pessoal quanto empresarial. Para que esta mistura de contas não gere um caos e acabe comprometendo as suas finanças pessoais e o fluxo de caixa, o faturamento e a rentabilidade da sua empresa, a sua contabilidade saberá orientar sobre o que é legalmente válido no momento de destinar os recursos da empresa e também para fins de declaração do Imposto de Renda.

Use a tecnologia ao seu favor

Sabe aquele ditado: “casa de ferreiro, espeto de pau”? Pois bem, isso se aplica em boa parte das startups que vem introduzindo no mercado avanços tecnológicos e disruptivos. No entanto, muitas vezes, a própria empresa iniciante esquece de adotar tecnologias de gestão dentro de casa. E elas estão disponíveis também na gestão contábil e financeira.

Um exemplo são os ganhos de agilidade e redução de custos no processo contábil  promovidos pelo SPED (Sistema Público de Escrituração Digital). Outro, é a prática de conciliação bancária online e integrada ao seu contador, que traz transparência e eficiência à contabilidade. Com isso, o empreendedor de startup pode contratar uma empresa de contabilidade que investe massivamente em inovação e tecnologia e que apresenta qualidade a um custo acessível.

Como foi visto, ter a contabilidade em dia e contar com um serviço contábil de confiança e que entenda sobre startups pode ser o peso na balança para você obter os investimentos necessários para o desenvolvimento do seu negócio. Uma contabilidade especializada em startups pode orientá-lo sobre oportunidades de negócio e de investimentos que podem gerar lucros, indicar estratégias de melhor desempenho e subsidiar o processo de tomada de decisão dos investidores com base em relatórios estruturados e confiáveis. Por outro lado, uma má gestão contábil e financeira pode fazer a sua empresa ser avaliada de forma inadequada ou, mesmo, levar o investidor a desistir de vez do negócio.

Conte com a expertise da rede NTW Contabilidade e Gestão Empresarial  – com escritórios de contabilidade em todas as regiões do país , apoiada por uma solução integrada de NFe, contábil e financeira, para auxiliar sua startup na hora de captar investimentos que levem ao desenvolvimento do seu negócio inovador. Encontre a unidade NTW mais próxima da sua empresa.

 

Coordenado por:

Fernando Campanaro – Diretor Executivo da Unidade NTW Porto Alegre

Sobre o Autor:

Avatar

Unidades

NTW Alto Acre

NTW Ananindeua Metrópole

NTW Bauru

NTW Belém Augusto Montenegro

NTW Belém Centro

NTW Belém Doca

NTW Belém Metropolitan Tower

NTW Belo Oriente

NTW BH – Barro Preto

NTW BH – Coração Eucarístico

NTW BH – Savassi

NTW Boa Vista

NTW Brasília

NTW Cabo Frio

NTW Cachoeira Escura

NTW Campina Grande

NTW Campinas

NTW Campos dos Goytacazes

NTW Canoas

NTW Caratinga

NTW Castanhal

NTW Concórdia

NTW Conselheiro Pena

NTW Coronel Xavier Chaves

NTW Curitiba

NTW Divinópolis

NTW Dom Cavati

NTW Duque de Caxias

NTW Feira de Santana

NTW Florianópolis

NTW Fortaleza Meireles

NTW Franca

NTW Goiânia

NTW GV Centro

NTW GV Solutions

NTW GV Vila Isa

NTW Ipatinga

NTW Indaiatuba Parque Ecológico

NTW Itaú de Minas Centro

NTW Joaçaba

NTW Joaíma

NTW João Pessoa Cristo Redentor

NTW Juiz de Fora – Centro

NTW Jundiaí

NTW Juruti

NTW Leopoldina

NTW Londrina Gleba Palhano

NTW Luís Eduardo Magalhães

NTW Macapá

NTW Magé

NTW Manaus-Centro

NTW Mariana

NTW Marília

NTW Muriaé

NTW Nova Bandeirantes

NTW Nova Iguaçu Centro

NTW Olinda Jardim Atlântico

NTW Oriximiná

NTW Osasco

NTW Passos

NTW Paragominas

NTW Paranatinga

NTW Paulo Afonso

NTW Pelotas Plex

NTW Pirassununga

NTW Ponta Porã

NTW Porto Alegre

NTW Porto Alegre Centro

NTW Porto Velho

NTW Porto Velho – Embratel

NTW Primavera do Leste

NTW Recife

NTW Ribeirão Preto

NTW Rio Branco

NTW Salvador

NTW Salvador Barra

NTW Salvador Castro Alves

NTW Salvador Itaigara

NTW Salvador Pituba

NTW Salvador Wall Street

NTW Santarém

NTW Santos

NTW São Carlos

NTW São Fidélis

NTW São João del Rei

NTW São José dos Campos Satélite

NTW São Jorge

NTW São Luís

NTW São Paulo Butantã

NTW São Paulo Lapa

NTW Serra Verde

NTW Setor Bueno – Goiânia

NTW Sorocaba Wanel

NTW Tatuapé

NTW Teixeira de Freitas

NTW Teresópolis

NTW Timóteo

NTW Ubaporanga

NTW Uberaba

NTW Uberlândia Solutions

NTW Vila Velha